TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo

Seminário: Behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Seminário  •  1.859 Palavras (8 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 8

Behaviorismo

Teve início com o americano Jhon B. Watson que publicou o artigo em 1913, com o título “Psicologia: como os behavioristas a veem”, e tem como objeto de estudo o comportamento humano.

O behaviorismo é um estudo que foi desenvolvido para que possamos entender o comportamento humano e auxiliar profissionais de várias áreas na aprendizagem dos indivíduos, na escola ajuda o professor a entender certos comportamentos em alunos que tem dificuldades na aprendizagem.

Watson e Skinner são behavioristas que estudaram a fundo o comportamento humano e trouxeram teorias para nos ajudar nesse entendimento, como por exemplo, que nós aprendemos sempre por meio de estímulos e que também podemos manipular estímulos para que o organismo consiga responder a estímulos que antes não respondia.

O termo “comportamento” que foi colocado como objeto de estudo da psicologia, o behaviorismo foi mudando seu sentido e hoje o conceito de comportamento não é mais visto como uma ação individual, mas sim como uma interação entre ação e o ambiente em que o indivíduo está inserido.

Com base nos estudos do behaviorismo o ser humano aprende por meios de estímulos, sendo que por um estímulo tenho uma resposta. Por meio dessa teoria podemos entender que a aprendizagem não acontece só pelo pensamento, mas também sentindo e sempre pareada por estímulos.

Na escola o comportamento do professor é muito importante para a aprendizagem do aluno, pois tal comportamento opera sobre ele, que por sua vez capta como exemplo. Também o professor precisa se preocupar com o ambiente que é reforçador dessa aprendizagem, se for um ambiente agradável e confortante pode ajudar no interesse do aluno em continuar a buscar e desenvolver sua aprendizagem.

Temos também outro behaviorista que foi muito importante e contribui com os estudos do behaviorismo que foi B. F. Skinner (1904-1990), que determinou o termo

“behaviorismo radical” em 1945, ele defendeu uma filosofia da ciência do comportamento, por meio da análise experimental do comportamento.

A base de Skinner está na formulação do comportamento reflexo ou respondente e comportamento operante.

O comportamento respondente é aquele que as respostas são manifestadas por estímulos do ambiente, como por exemplo, o suor em um dia muito quente. Esse comportamento se dá sob interação do ambiente – sujeito que é resposta do organismo que não necessita de aprendizagem.

Mas é possível estimular tais estímulos com certa frequência para se obter respostas, que pareada com uma história de estímulos leva o organismo a compreender estímulos que antes não compreendia.

O comportamento operante é aquele que abrange as nossas várias atividades do dia-a-dia, como por exemplo, assistir a um filme ou escrever algo.

Esse conceito de comportamento operante é representado da seguinte forma: R-S em que R é a resposta e S é o estimulo.

Assim podemos entender que o comportamento operante é o nosso agir sobre o mundo em função das consequências de nossas ações.

O behaviorismo pode nos levar a um entendimento sobre o comportamento do ser humano e como professores nos auxiliar a conhecer e compreender nossos alunos, que de alguma forma possa expressar comportamentos que dificultam sua aprendizagem.

Pode nos ajudar também a nos comportar de forma em que os alunos possam compreender nossa forma de ensinar e a refletir se estamos ensinando de forma correta.

Esse estudo nos leva a compreender as formas de comportamento do aluno e assim nos auxiliar no entendimento para que possamos ajudar nesse comportamento para que eles atinjam suas metas de aprendizagem.

Podemos concluir que o behaviorismo pode nos levar a um entendimento sobre o comportamento do ser humano e como professores nos auxiliar a conhecer e compreender nossos alunos, que de alguma forma possa expressar comportamentos que dificultam sua aprendizagem.

Pode nos ajudar também a nos comportar de forma em que os alunos possam compreender nossa forma de ensinar e a refletir se estamos ensinando de forma correta.

Esse estudo nos leva a compreender as formas de comportamento do aluno e assim nos auxiliar no entendimento para que possamos ajudar nesse comportamento para que eles atinjam suas metas de aprendizagem.

Gestalt

Estuda com mais coerência a parte teórica, onde se preocupam não só com a teoria consistente, mas também a metodológica se tendo uma base forte. A percepção é um ponto de partida muito importante, em que há relação de efeito e o estimulo obtemos a resposta.

Neste fenômeno da percepção encontra a compreensão do comportamento humano assim tornando mais fácil perceber um determinado estímulo em seu comportamento. Muitas vezes nosso comportamento esconde algumas reações podendo ser completamente diferente do que se espera como estamos acompanhando nas aulas, em que o ambiente de alguma maneira diferencia da realidade, às vezes cometemos erros como de confundir as imagens quando estamos distante e quando nos aproximamos nos deparamos com um desconhecido isso chamamos de percepção, mas de maneira errada, só faz com que entendamos que a percepção vem do estimulo, com tudo a tendência e que busquemos uma boa forma de percepção.

Compreender a construção da imagem é imprescindível para a Elaboração e desenvolvimento de objetos visuais, viabilizando a ampliação de soluções gráficas.

A psicologia da Gestalt é um movimento que atua na área da teoria da forma. O designo utiliza as leis de Gestalt o tempo todo, muitas vezes até de forma inconsciente. Ele ajuda as pessoas a assimilarem informações e entenderem as mensagens que são passada.

A fórmula fundamental da Gestalt pode ser expressa da seguinte forma escreveu MAX WERTHIMER:

Existem conjuntos, o comportamento dos quais não é determinado por seus elementos individuais, mas onde o processo da parte é determinado pela natureza intrínseca do todo. É o objetivo da Gestalt de determinar a natureza de tais conjuntos (1924).

A Gestalt-terapia sofrendo influencias dos conceitos da psicologia da Gestalt incentiva a formação flexível de Gestalt sucessivas, adaptados à relação sempre flutuante do organismo como o meio, num ajustamento criado permanente.

Aplicando na Educação, nem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com