TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil queima

Projeto de pesquisa: Brasil queima. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.845 Palavras (8 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

No Brasil, as queimaduras representam um agravo significativo à saúde pública. Algumas pesquisas apontam que, entre os casos de queimaduras notificados o País, a maior parte ocorre nas residências das vítimas e quase a metade das ocorrências envolve a participação de crianças. Entre as queimaduras mais freqüentes, tendo as crianças como vitimas, estão às decorrentes de escaldamentos (manipulação de líquido quente, como água fervente, pela curiosidade característica da idade) e as ocorrem em casos de violência doméstica.

As queimaduras são lesões decorrentes de agentes (tais como a energia térmica, química ou elétrica) capazes de produzir calor excessivo que danifica os tecidos corporais e acarreta a morte celular. Tais agravos podem ser classificados como queimaduras de primeiro grau, segundo grau e terceiro grau. Esta classificação é feita tendo-se em vista a profundidade do local atingido.

Por sua vez, o cálculo da extensão do agravo é classificado de acordo com a idade. Nestes casos, normalmente utiliza-se a conhecida regra dos nove, criada por Wallace e Pulaski, que leva em conta a extensão atingida, a chamada superfície corporal queimada (SCQ). Para superfícies corporais de pouca extensão ou que atinjam apenas partes dos segmentos corporais, utiliza-se para o cálculo da área queimada o tamanho da palma da mão (incluindo dedos) do paciente, o que é tido como o equivalente a 1% da SCQ.

A avaliação da extensão da queimadura, em conjunto com a profundidade, a eventual lesão inalatória, o politrauma e outros fatores determinam a gravidade do paciente. O processo de reparação tecidual do queimado dependerá de vários fatores, entre eles a extensão local e a profundidade da lesão. A queimadura também afeta o sistema imunológico da vítima, o que acarreta repercussões sistêmicas importantes, com conseqüência sobre o quadro clínico geral do paciente.

A Pele

Entre os órgãos atingidos pelas queimaduras, a pele é a mais freqüentemente afetada. Considerada o maior órgão humano, a pele é a parte do organismo que recobre e resguarda a superfície corporal, tendo algumas funções, tais como controlar a perda de água e proteger o corpo contra atritos. A pele desempenha também um papel importante na manutenção da temperatura geral do corpo, devido à ação das glândulas sudoríparas e dos capilares sanguíneos nela encontrados.

A pele forma uma barreira protetora contra a atuação de agentes físicos, químicos ou bacterianos sobre os tecidos mais profundos do organismo. Além disso, a pele é composta por camadas que detectam as deferentes sensações corporais, como o sentido do tato, a temperatura e a dor.

As camadas que compõem a pele são a epiderme e a derme. De igual forma, existem ainda na pele vários anexos, como as glândulas sebáceas e os folículos pilosos. Na fase aguda do tratamento da queimadura, vários órgãos são afetados em intensidade variável, dependendo do caso.

DEFINIÇÃO

Queimaduras são lesões dos tecidos orgânicos em decorrência de trauma de origem térmica resultante da exposição ou contato com chamas, líquidos quentes, superfícies quentes, eletricidade, frio, substâncias químicas, radiação, atrito ou fricção.

Diagnóstico etiológico:

• Queimaduras térmicas;

• Queimaduras químicas;

• Queimaduras elétricas;

• Queimaduras por radiação;

• Queimaduras por atrito;

• Outras.

Diagnóstico quanto à profundidade

TRATAMENTO DE EMRGÊNCIA DAS QUEIMADURAS

1- Tratamento imediato de emergência:

• Interrompa o processo de queimaduras;

• Remova roupas, jóias, anéis, piercings e próteses;

• Cubra as lesões com um tecido limpo.

2- Tratamento na sala de emergência:

• Vias aéreas (avaliação):

- Avalie a presença de corpos estranhos, verifique e retire qualquer tipo de obstrução.

• Respiração:

- Aspire as vias aéreas superiores, se necessário;

- Administre oxigênio a 100% (máscara umidificada) e, na suspeita de intoxicação por monóxido de carbono, mantenha a oxigenação por três horas;

- Suspeita de lesão inalatória: queimadura em ambiente fechado com acometimento da face, presença de rouquidão, estridor, escarro carbonáceo, dispnéia, queimadura das vibrissas, insuficiência respiratória;

- Mantenha a cabeceira elevada (30º);

- Entubação em casos mais graves a critério do médico.

• Avalie se há queimaduras circulares no tórax, nos membros superiores e inferiores e verifique a perfusão distal e o aspecto circulatório (oximetria de pulso).

• Avalie traumas associados, doenças prévias ou outras incapacidades e adote providências;

• Exponha a área queimada;

• Instale sonda vesical de demora para o controle da diurese nas queimaduras em área corporal superior a 20% em adultos e 10% em crianças.

• Acesso venoso:

- obtenha preferencialmente acesso venoso periférico e calibroso, mesmo em área queimada, e somente na impossibilidade desta utilize acesso venoso central.

3- Profundidade da queimadura:

• Primeiro Grau (espessura superficial) – eritema solar:

- Afeta somente a epiderme, sem formar bolhas;

- Apresenta vermelhidão (hiperemia), dor, edema e descama em 4 a 6 dias;

• Segundo Grau (espessura parcial-superficial e profunda):

- Afeta a epiderme e parte da derme, forma bolhas ou flictenas;

- Superficial: a base da bolha é rósea, úmida e dolorosa;

- Profunda: a base da bolha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com