TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca

Tese: Brinquedoteca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Tese  •  2.583 Palavras (11 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 11

BRINQUEDOTECA:

Introdução:

O fenômeno da brincadeira infantil é complexo e está presente em todas as culturas, entendendo que cada qual possui suas especificidades.

Através deste trabalho vamos expor a importância da Brinquedoteca e os benefícios da mesma no cotidiano das crianças, vamos neste espaço ampliar os conhecimentos, mostrar como este espaço é um grande aliado à escola pois contribui para que as crianças formem amplo conceito do mundo, onde a afetividade é acolhida, a criatividade estimulada e os direitos das crianças respeitados, também reconhecida por ser um grande suporte pedagógico. É com esse olhar sobre a importância do brincar no processo ensino aprendizagem que abordaremos o tema “Brinquedoteca”com o intuito de divulgar, expandir, conscientizar os dirigentes públicos, bem como professores sobre sua importância para o desenvolvimento da criança.

Nesse sentido Santos(1997,p.21) enfatiza que:

Brinquedoteca é um espaço para a criança brincar. Não é preciso acrescentar

mais objetos, é preciso valorizar a ação da criança que brinca, é preciso

transcrever o visível e permitir a seriedade do fenômeno. Se as relações entre

os brinquedistas e as crianças forem corretas, se tiverem a dimensão que

podem e devem ter, resultados surpreendentes irão acontecer.

Também abordaremos alguns aspectos importantes sobre brinquedoteca como: aspectos históricos, aspectos legais, objetivo principal, formas de organização, regras de utilização pela criança, regras de funcionamento, modalidades, diferentes tipos, curiosidades dentre outros.

A brincadeira estimula a participação de todos, nesse sentido concordamos com Moyles(2002), que afirma que em todas as idades “o brincar é realizado por puro prazer e diversão e cria uma atitude alegre em relação à vida e a aprendizagem”.(MOYLES,2002,p.21).

A criança enquanto brinca, expressa sentimentos, crenças, maneira de pensar, agir e falar. É brincando que a criança da asas a imaginação e por meio das brincadeiras aprendem a viver com harmonia em sociedade.

DESENVOLVIMENTO:

Começamos falando sobre o que é uma brinquedoteca. A princípio este questionamento tem a intenção de orientar qual o lugar da brinquedoteca na educação. Como resposta a esta pergunta ressaltamos a colocação segundo Santos(1997,p.13)

A brinquedoteca é uma instituição que nasceu neste século para

garantir à criança um espaço destinado a facilitar o ato de brincar.É um

espaço que caracteriza por possuir um conjunto de brinquedos, jogos e

brincadeiras, sendo um ambiente agradável, alegre e colorido, onde mais

importante que os brinquedos é a ludicidade que estes proporcionam.

A Brinquedoteca, ainda segundo Santos,(1997) surgiu em meados de 1934, em Los Angeles, a partir de uma tentativa de diminuir o roubo de brinquedos de uma loja localizada perto de uma escola. A loja começou a emprestar os brinquedos para as crianças para que elas deixassem de roubar os mesmos, com isso iniciou se então um serviço de empréstimos de brinquedos para as crianças método a que denominaram de toyloam, que existia até hoje nos EUA.

Mais tarde no ano de 1963 surgiu, em Estocolmo/Suécia, a primeira Ludoteca, que além de emprestar brinquedos para crianças especiais, prestava um serviço de orientação para os pais das mesmas. Depois na Inglaterra, em 1967 surgiram as Toy Libraries (bibliotecas de brinquedos) e a partir de 1976, em Londres, a partir de um congresso sobre o assunto , a brinquedoteca ganha outras funções, se expandindo para vários países. Após esse movimento, surgiu no Brasil a Ludoteca da APAE, que fazia rodízio de brinquedos entre as crianças especiais.

A primeira brinquedoteca brasileira surgiu em Indianápolis, em 1981, e tinha uma proposta diferente das ToyLibraries Americanas, pois ao contrário delas, não tem como finalidade principal o empréstimo de brinquedos e seu objetivo é o de criar um espaço onde a criança possa se sentir estimulada e brincar livremente. Em 1984, criou-se a Associação Brasileira de Brinquedotecas com o objetivo de divulgar, incentivar e orientar as pessoas e instituições com isso começaram a surgir brinquedotecas em todos os estados brasileiros.

-As brinquedotecas também são usadas como fonte de renda e existem empresários que se dedicam a este ramo no comércio, vamos aqui fazer uma prévia de como é o mercado da brinquedoteca e quem são os clientes. A clientela básica de uma brinquedoteca são as crianças, mas não somente elas e sim também seus pais, escolas, governos, professores, clubes, associações, serviços sociais, shoppings, hospitais, escolas, enfim todos que de certa forma estão ligados a educação e a saúde infantil, estes serviços, são usados principalmente pelos pais que não têm muito tempo para cuidar de seus filhos e acabam fazendo destes estabelecimentos um auxílio na educação, enquanto cuidam de seus afazeres diários, o que não deve ser substituído de maneira alguma pelo tempo do brincar, cuidar, do convívio diário com os pais que é de suma importância no cotidiano da criança.

Existem também lojas que funcionam para aluguel de brinquedos, nestes casos o dono do negócio também deve considerar os aspectos legais, quanto a autorização para o estabelecimento funcionar e todos os impostos estarem em dia.

Vamos falar agora sobre alguns objetivos da brinquedoteca sendo focado como o principal objetivo estimular a criança a brincar livremente, com acesso a grande variedade de brinquedos em um ambiente especialmente lúdico, no qual a criança tem a oportunidade de se relacionar com o grupo de forma agradável e prazerosa.

Inseridos neste objetivo, podemos afirmar que a brinquedoteca tem como finalidade:

-Proporcionar espaço onde a criança possa brincar sossegada e interagir espontaneamente com outras crianças, desprovida de tabus e preconceitos; Estimular o desenvolvimento interior da criança e da sua capacidade de concentração; Estimular a operatividade da criança; Favorecer seu equilíbrio emocional;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com