TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Burocracia é Controle

Trabalho Universitário: Burocracia é Controle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

BUROCRACIA É CONTROLE

Para se compreender o processo de controle na sociedade burocrática, é preciso se analisar primeiramente o contexto histórico de como a empresa reagiu e criou métodos de controle à medida que iam surgindo os obstáculos. No período pré-capitalista quem controlava tanto o produto como processo de trabalho, era o produtor, que comercializava diretamente com o mercado. O capitalismo teve seu início no sistema domiciliar, que consistia em distribuir matéria-prima para os artesãos, que vendia ao capitalista, o produto final. Com essa divisão parcelar do trabalho, o capitalista tinha o controle sobre o processo de produção, garantindo a ele, a comercialização do produto final. Mas no sistema domiciliar, o trabalhador ainda podia exercer controle sobre o ritmo da produção, além de poder desviar matéria-prima. Surge então a fábrica, onde o capitalista podia impor disciplina através da vigilância e garantir a submissão dos operários. Para exercer esse controle precisava-se de outros funcionários para vigiar, montando assim a hierarquia burocrática.

Percebe-se a característica expansionista do capitalismo, que vai criando soluções para os obstáculos que impedem o controle social a fim e garantir o acúmulo de capital. As empresas foram passando por um processo de complexidade na organização à medida que foram crescendo. Até o final do século XX, quase todas as empresas eram de propriedade de um grupo familiar. Mas aí se passou a fazer fusões que aumentaram essas empresas e exigiram um mecanismo racional de tomar decisões. Criam-se divisões baseada nas diversas funções exercidas na empresa. Paralelamente a esse comportamento, as empresas começam a se preocupar mais com o mercado, dividindo suas unidades de acordo com cada produto. Foi se tornando necessário então a criação de escritórios centrais de planejamento, aumentando ainda mais a hierarquia burocrática das empresas. As empresas passaram também a se preocupar com o mercado de capital, desenvolvendo mecanismos para atrair investimentos. Uma das formas de conseguir capital está na emissão de ações, mas essa forma é limitada pelo risco de se perder o poder na organização por parte da minoria. Mas sempre foram se desenvolvendo métodos de reprodução do capital, que é o verdadeiro objetivo da empresa.

Para que o capital conseguisse superar todos esses obstáculos, era necessária uma divisão bem nítida de quem planeja e quem executa. Essa minoria que detém o controle precisava criar mecanismos de acobertamento da realidade para conseguir que os operários se identificassem com a organização e trazer sempre o retorno desejado. É esse um dos papéis da organização burocrática, o de exercer um controle social, que só é possível pela relação desigual de poder em relação à maioria dominada. É importante ressaltar que a aceitação dos dominados a essa dominação acontece num processo de total alienação, pois é visto como natural e necessária. A organização burocrática pode conseguir esse controle, pois detém o poder, e pode punir ou recompensar. Porém nunca se consegue eliminar totalmente os comportamentos nocivos à organização e estabelecer o consenso, surgindo o conflito de classes que a empresa vai sempre tentar abafar utilizando de vários mecanismos econômicos, políticos, ideológicos e psicológicos para neutralização do conflito,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com