TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CANSAÇO PROFISSIONAL

Artigos Científicos: CANSAÇO PROFISSIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

SÍNDROME DE BURNOUT

Não importa a profissão, o estresse faz parte do dia a dia num mundo cada vez mais competitivo como os dias atuais. A Síndrome de Burnout é uma das consequências deste ritmo atual: um estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condições de trabalho desgastantes.

Esse distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano, também é conhecida como: Síndrome do cansaço ou do desgaste profissional. O termo Burnout tem origem na língua inglesa, a partir da união de dois termos: burn=queimar e out=fora, a união dos termos é melhor traduzida por algo como “ser consumido pelo fogo”. Essa síndrome é considerada o ponto máximo do estresse profissional.

Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.

Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno.

Entre as principais características da exaustão característica da síndrome de Burnout, está a falta de energia, a sensação de sobrecarga emocional constante e de esgotamento físico e mental.

Principais Causas

As causas da Síndrome de Burnout compreendem um quadro amplo de fatores individuais e ambientais, que estão ligadas a uma percepção de desvalorização profissional. O ambiente de trabalho e as condições de realização deste podem também determinar o adoecimento ou não do sujeito.

A necessidade de autoafirmação profissional é considerada também um fator relevante no surgimento da síndrome paralelo ao trabalho excessivo que ocasiona num desgaste extremo do sujeito.

Nesse quadro, já se pode falar em uma espécie de despersonalização, uma vez que a pessoa age de formas tão distintas que se torna “outra”, marcada por sinais de depressão, desesperança e exaustão, ou seja, uma espécie de colapso físico e mental que pode ser considerado quadro de emergência médica ou psicológica.

Sintomas

Há diversos sintomas, que, em fase inicial, até se confundem com a depressão, por isso é necessário um diagnóstico detalhado. O esgotamento físico e emocional é refletido através de comportamentos diferentes, como agressividade, isolamento, mudanças de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, falha da memória, ansiedade, tristeza, pessimismo, baixa autoestima e ausência no trabalho. Além disso, há relatos de sentimentos negativos, desconfiança e até paranoia que se não tratados podem levar até ao suicídio.

É possível que o paciente sofra fisicamente com a doença, com dores de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese (suor excessivo), palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma e distúrbios gastrointestinais, respiratórios e cardiovasculares. Em mulheres, é comum alterações no ciclo menstrual.

Tratamentos

Além do tratamento, que inclui terapia e medicamentos, como antidepressivos, se faz necessária uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com