TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO PREVENIR ACIDENTES NO LOCAL DE TRABALHO

Trabalho Escolar: COMO PREVENIR ACIDENTES NO LOCAL DE TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2014  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 5

CEL – CENTRO LITERATUS DE ENSINO

CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

COMO REDUZIR ACIDENTES NA ÁREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL.

MANAUS

2014

DIEGO HENRIQUE DOS REIS

EVANDRO

GABRIEL

JUCIMARA REIS

KAIK

KENDREW

MATEUS MATOS

TIAGO RAMALHO

COMO REDUZIR ACIDENTES NA ÁREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL.

MANAUS

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...... ..4

1. RISCO DE ACIDENTES NA CONSTRUÇÃO CIVIL 5

2. CAUSAS DOS ACIDENTES 6

2.2 Desorganização 6

2.3 Quedas de materiais 7

2.4 Quedas de nível por: 7

2.4.4 Andaimes 7

2.4.5 Queda de periferias das lajes 7

2.4.6 Queda de nível (no solo) 7

2.4.7 Fundações 7

2.5 CHOQUES ELÉTRICOS 7

2.6 DESMORONAMENTO 8

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como intuito abordar um caso que é comum em Obras da Construção Civil, mesmo com toda uma equipe preparada para auxiliar os funcionários que trabalham na execução da obra a respeitos dos riscos inerentes ao não uso dos EPI’S, muitos ainda não respeitam essa norma e acabam pondo suas próprias vidas em risco.

Iremos abortar os meios de proteção que uma pessoa poderá estar usando na construção, assim como formas didáticas como palestras a fim de trabalhar o lado psicológico dos funcionários.

Cremos que só com essa massificação de cuidados poderemos ter uma redução mais significativa de mortes em canteiros de obras.

1. RISCOS DE ACIDENTES NA ÁREA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Cada vez mais temos casos de acidentes de trabalho na construção civil de Acordo com a Agência do Senado em 11/03/2013 “O crescimento acelerado da construção civil, verificado em todos os países nestes últimos anos, tem sido acompanhado pelo aumento do número de acidentes de trabalhos e mortes de operários, principalmente por soterramento, queda e choque elétrico. Esse foi o foco de auditores de trabalho, setores públicos e especialista do Ministério do Trabalho, reunidos em 11/2013, em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH)”

[...] Conforme o desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, que representou o Tribunal Superior do Trabalho (TST) no debate, a cada dia de 2011, em média, 50 trabalhadores saíram do mercado por morte ou invalidez permanente, vítimas de acidentes de trabalho em todos os setores produtivos. Naquele ano, foram cerca de 18 mil acidentes registrados, que resultaram em morte ou invalidez permanente. E outros 300 mil acidentes de trabalho, também em 2011, causaram invalidez temporária de trabalhadores, número que pode ser muito superior, tendo em vista que não há registro para o mercado informal.

Um dos motivos das causas de tantos acidentes é a falta de cuidados tanto da parte dos trabalhadores, quanto dos donos das empresas, que não massificam e não fiscalizam diretamente se seus funcionários estão tendo esses cuidados.

Daí um dos grandes agravantes para se ter tantos acidentes. Muitas empresas hoje já tratam isso com mais prioridade, impondo cursos para seus funcionários ensinando-os a manusear seus próprios equipamentos de segurança, palestras também são feitas, tanto dos Engenheiros, como de Palestrantes.

Pode ser que a partir dessa persistência haja uma decaída de acidentes e mortes e cada vez mais diminua esse índice que cada vez mais só aumenta no Brasil.

Segundo o estudo da OIT realizado em 2012:

No Brasil, são 1,3 milhão de casos, que têm como principais causas o descumprimento de normas básicas de proteção aos trabalhadores e más condições nos ambientes e processos de trabalho, causa esse que faz com qe ocupemos o 4º lugar no mundo em relação ao número de mortes, com 2.503 óbitos. O país perde apenas para China (14.924), Estados Unidos (5.764) e Rússia (3.090).

De acordo com a FUNDACENTRO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com