TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS E FUNDAMENTOS DA RADIOATIVIDADE

Por:   •  22/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.191 Palavras (21 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 21

CONCEITOS E FUNDAMENTOS DA RADIOATIVIDADE

1)  ESTRUTURA DA MATÉRIA E O ÁTOMO

Todos os materiais existentes no universo são constituídos por ÁTOMOS  ou de suas  combinações. Estes  são os blocos básicos de  construção  dos elementos como o hidrogênio, oxigênio, carbono, chumbo, ferro, etc.

(a)                                                          (b)[pic 4]

Figura 1-  Representação de  modelos atômicos; a)  Geométrica, onde os orbitais são trajetórias geométricas percorridas por elétrons; b) Quântica, onde os orbitais são representados por nuvens envolvendo o núcleo, onde para cada posição geométrica existe uma probabilidade associada de encontrar o elétron.

O  núcleo é  composto por partículas  de  carga positiva chamada PRÓTONS e  de partículas de, aproximadamente, mesma massa, porém, sem carga denominadas NÊUTRONS. Prótons e nêutrons são chamados indistintamente de  NUCLEONS.

Fora do  núcleo, na eletrosfera,  estão  os  ELÉTRONS, que são partículas  bem mais leves do que os prótons e nêutrons, e que possuem carga negativa.

[pic 5]


Os átomos, em  seu estado natural, são eletricamente neutros, ou seja, o número de  prótons é igual ao número de  elétrons.

Podemos considerar,  de  forma simplificada, que os elétrons se movimentam ao redor do  núcleo em  camadas fixas, sendo que, cada camada corresponde a um nível de  energia permitido.

Aqueles  elétrons que se encontram mais próximos do  núcleo estão mais ligados (ou mais presos) do que aqueles que estão mais distantes. Portanto, quanto mais próximo do núcleo, menor é a energia do elétron.

Um  átomo está normalmente em  seu estado fundamental, no qual todos os seus elétrons estão nos níveis de  energia mais baixos que lhes são disponíveis.

Para que um elétron salte de  uma camada mais interna para uma mais externa, ele   precisa GANHAR  ENERGIA para   vencer  a  força  de   atração  exercida pelo núcleo.  Essa  energia  pode  ser  fornecida,  por  exemplo, se  ele   absorver  um “pacotinho” de  energia eletromagnética, denominado fóton.

Quando o átomo absorve esse fóton, dizemos que ficou em  ESTADO EXCITADO. Fazendo isto, alguns dos níveis de  energia mais internos ficam  livres, e, assim, em  milionésimos de  segundos, ocorre a transição de  um elétron para a camada interna e,  a energia absorvida na transição eletrônica é liberada na forma de  um fóton  com   energia correspondente à diferença  de   energia entre  os níveis dos quais se deu a transição.

[pic 6]


E  se a energia do  fóton  for maior  do  que a energia que prende o  elétron ao átomo?

Nesse caso, acontecerá o fenômeno  da  IONIZAÇÃO. Em  outras palavras, se um elétron receber uma  energia maior do  que a energia que o  mantém  ligado ao átomo, ou seja, maior do  que a sua energia  de ligação, este elétron deixará o átomo com  certa energia cinética, podendo sofrer colisões com  outros elétrons e arrancá-los também dos seus átomos de  origem. Durante este trajeto pelo  meio, o  elétron  vai perdendo  energia até  que  ele   acaba  sendo  absorvido por outro átomo que esteja necessitado de  elétrons (fenômeno da recombinação).

[pic 7]

E   o   átomo   que   ficou  sem   o   elétron?  Este  se  tornará   um  íon  positivo, quimicamente muito reativo que poderá tomar dois caminhos: causar alterações químicas no meio ou capturar  um  elétron que esteja  livre e  retornar  ao seu estado fundamental.

O  número  de   prótons  do   átomo, portanto  o  número  de   elétrons  também  é chamado  de   NÚMERO  ATÔMICO   e   representado  pela  letra  “Z”.  É   ele   que identifica um elemento químico, comandando o seu comportamento em  relação a outros elementos.

O  NÚMERO  DE   MASSA  de   um  átomo, ou  também  chamado  de   número  de nucleons, é  a soma do  seu número de  prótons e  do  seu número de  nêutrons, sendo representado pela letra “A”. Portanto:

A = Z + N[pic 8]

Um   elemento  X  com    massa  A,  número  atômico  Z   é   chamado  nuclídeo  e representado da seguinte forma:


Número de massa                  Elemento químico[pic 9][pic 10]

Número atômico

O  número  de   nêutrons  N, quase  sempre  não  vem   representado,  mas  se for necessário, ele deve  vir expresso como a seguir:

Número de massa


Elemento químico[pic 11][pic 12]

Número atômico


Número de nêutrons

Quem determina as propriedades químicas de  um elemento é o número atômico. Por exemplo, um átomo de  carbono caracteriza-se por possuir seis prótons no núcleo. Se  acrescentarmos mais um próton ao núcleo desse átomo, ele  não será mais carbono, ele  se tornará o  átomo de  nitrogênio, que possui  propriedades químicas totalmente distintas daquelas do  carbono. No  entanto,  se ao invés de um próton, acrescentarmos um nêutron, esse átomo continuará sendo carbono, uma vez que seu número atômico (Z) continuará sendo o mesmo, porém ele  será um átomo de  carbono mais pesado, ou com  número de  massa (A) maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com