TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCLUSÃO

Tese: CONCLUSÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  Tese  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  4.266 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Através desta pesquisa sobre diversidade cultural e linguística posso afirmar que no Brasil há inúmeras miscigenações enriqueceram o país com uma diversificada cultura, cada uma com seu valor construíram o país baseado na cultura de seus colonizadores.

2 DESENVOLVIMENTO

Diversidade

Os processos históricos são em grande parte responsáveis pelas diferenças culturais. A cultura diz respeito a um conjunto de hábitos, comportamentos, valores morais, crenças e símbolos, como forma de organização social, política e econômica que caracterizam uma sociedade. Isso nos permite afirmar que não existem culturas superiores ou inferiores, mas sim diferentes. E com processos históricos também diversos, que caracterizam a cultura brasileira marcada pelas miscigenações raciais entre índios, europeus e africanos.

A cultura brasileira em sua essência é composta por uma diversidade cultural, fruto da aproximação desses povos que se desenvolveu desde os tempos de colonização. O fato é que essa aproximação foi marcada pela exploração e pela violência impostas primeiramente aos índios e depois aos negros pelos portugueses colonizadores, os quais a seu modo tentavam impor seus valores, sua religião e seus interesses. Apesar desse contato hostil num primeiro momento entre as etnias, o processo de mestiçagem contribuiu para a diversidade da cultura brasileira no que diz respeito aos costumes, práticas, valores. A culinária africana misturou-se à indígena e à européia, os valores do catolicismo europeu fundiram-se às religiões e aos símbolos africanos, as linguagens e vocabulários afros e indígenas somaram-se ao idioma oficial da coroa portuguesa, ampliando as formas possíveis para denominarmos as coisas do dia a dia. Eles foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, quem contribuiu nesse processo foram os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros.

http://www.infojovem.org.br/wp-content/uploads/2009/06/Diversidade-Brasileira1.bmp

Como o Brasil tem uma extensa área territorial, esses imigrantes se espalharam pelas diversas regiões do nosso país, tornando essas regiões com características diferentes umas das outras, cada uma com suas peculiaridades culturais.

No Nordeste, a cultura é representada através de danças e festas como o carnaval, bumba meu boi, maracatu, frevo e capoeira. A culinária típica é representada pela buchada de bode, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, peixes e frutos do mar, entre tantos outros. A cultura nordestina também está presente no artesanato de rendas.

O Centro-Oeste brasileiro tem sua cultura representada pelas cavalhadas no estado de Goiás, e o cururu em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária é de origem indígena e recebe forte influência da culinária mineira e paulista. Os pratos principais são: galinhada com pequi e guariroba, empadão goiano, angu, cural, e também pratos feitos com os peixes do Pantanal.

As representações culturais no Norte do Brasil estão nas festas populares como o festival de Paratins, a maior festa do boi-bumbá do país. A culinária apresenta uma grande herança indígena, baseada na mandioca e em peixes. As frutas típicas são: cupuaçu, bacuri, açaí, graviola, buriti.

No Sudeste, várias festas populares de cunho religioso são celebradas no interior da região. A culinária é muito diversificada, os principais pratos são: queijo minas, pão de queijo, feijão tropeiro, tutu de feijão, moqueca capixaba, feijoada, farofa, pirão, entre outros.

O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. Algumas cidades ainda celebram as tradições dos antepassados em festas típicas. Na culinária estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro) e vinho.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/novembro/dia-nacional-da-cultura-brasileira-2.php

Essa mistura de etnias trouxe também uma grande variação lingüística para essas regiões, é muito comum uma palavra ter vários significados em nosso país, além de seus dialetos regionais, sua escrita e vários sotaques do mesmo português herdado por Portugal, mas que se diferencia por obter um vocabulário próprio, tornando o Brasil com várias variações da língua falada.

http://2.bp.blogspot.com/-aAk5Z2Pll88/TdAbU5w8RuI/AAAAAAAAAoU/5GAAaSV0_e0/s320/todas-as-criancas-do-brasil06.jpg

Ainda hoje há quem possa acreditar que nossa mistura étnica tenha promovido uma democracia racial ao longo dos séculos, dessa forma, o discurso da diversidade, acaba por encobrir a realidade de desigualdade, tanto do ponto de vista racial como de classe social. Ainda hoje, mesmo com leis claras contra atos racistas, é possível afirmarmos a existência do preconceito na sociedade brasileira. Isso não significa que vivamos numa sociedade racista e preconceituosa em sua essência, mas sim que esta carrega ainda muito de um juízo de valor dos tempos do Brasil colonial.

O Brasil é muito grande e rico em diversidade e é ao mesmo tempo, o país da desigualdade. Por isso tudo é importante que, possamos ter um senso crítico mais aguçado, tentando compreender o processo histórico da formação social do Brasil e seus desdobramentos no presente.

2 CONCLUSÃO

Conclui-se que o Brasil tem uma cultura diversificada por conta da sua colonização por diferentes povos essa mistura de conhecimentos e hábitos que tende a diferenciar-se de região para região.

Cada região colonizado por uma etnia diferente contêm um dialeto costumes alimentares, e musicais próprios.

REFERÊNCIAS

http://www.brasilescola.com/brasil/a-diversidade-cultural-no-brasil.htm

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/novembro/dia-nacional-da-cultura-brasileira-2.php

http://www.infojovem.org.br/wp-content/uploads/2009/06/Diversidade-Brasileira1.bmp

http://www.brasilescola.com/sociologia/cultura-brasileira-diversidade-desigualdade.htm

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/2743953

http://2.bp.blogspot.com/-aAk5Z2Pll88/TdAbU5w8RuI/AAAAAAAAAoU/5GAAaSV0_e0/s320/todas-as-criancas-do-brasil06.jpg

...

Baixar como  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »