TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE COMERCIAL

Trabalho Universitário: CONTABILIDADE COMERCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  4.643 Palavras (19 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONTABILIDADE COMERCIAL 4

3 REGIME DE APURAÇÃO ........................................................................................7

4 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES.........................................................8

5 OPERAÇÕES COM MERCADORIAS E IMPOSTOS...............................................9

6 OPERAÇÕES FINANCEIRAS................................................................................12

7 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS......................................................................14

8 LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL.............................................................................17

9 CONCLUSÃO 19

REFERENCIAS 18

1 INTRODUÇÃO

A presente pesquisa abordará alguns conceitos necessários a todo profissional da área contábil para que possam analisar a contabilidade de uma empresa e auxiliar os empresários em seu desenvolvimento no mercado financeiro, uma vez que possibilita que estes gestores possam receber informações da realidade financeira da empresa e assim tomar decisões importantes, tanto a curto como em longo prazo.

Inicialmente o texto discorrerá sobre os princípios fundamentais da contabilidade, que apesar de serem seis na sua totalidade, será abordado apenas os principais, quais sejam os princípios da Entidade, Competência e Continuidade.

Estes princípios norteiam a contabilidade, pois são revestidos de universalidade e veracidade, possibilitando que os contabilistas repassem informações confiáveis.

Outro ponto abordado no presente trabalho será sobre o regime de apuração, que podem ser pelo Regime de Caixa – todas as despesas devidamente pagas e receitas recebidas devem ser levadas em consideração, independentemente da data em que ocorreu o fato gerador – ou de o Regime de Competência – o que realmente importa é a data da ocorrência do fato gerador.

Nas operações com mercadorias e impostos, a presente pesquisa irá abordar sobre como é possível reconhecer as receitas e despesas na apuração do resultado, exemplos de como quais transações podem gerar receitas e deduzi-las, além de verificar sobre os impostos e contribuições pagos na compra e venda, quais sejam: ICMS, IPI e COFINS.

No que diz respeito às Operações financeiras, será destacados as formas de aplicações financeiras, fazendo uma análise sobre os juros compostos. Outro aspecto levantado no presente trabalho será a importância do Balanço Patrimonial e as Demonstrações de Resultados de Exercício, onde através destas formas de demonstrações contábeis, é possível evidenciar a realidade financeira e contábil de uma empresa.

E por fim será abordado quais as funções dos Conselhos Regionais de Contabilidade, qual a legislação que regulariza esta classe e a sua importância na contabilidade.

2. CONTABILIDADE COMERCIAL

A globalização e a competitividade, resultados de um mercado promissor, estão exigindo das empresas uma nova postura em relação à sua produtividade e qualidade dos seus produtos e serviços oferecidos, tendo em vista as exigências dos clientes.

A partir desta nova visão, as empresas tem que ter conhecimentos de contabilidade ou ser auxiliada por profissionais experientes e capazes de fornecer um maior grau de informações necessárias para que possa crescer no mercado de trabalho, independentemente da área de atuação da empresa.

Entre as áreas que contribuem de maneira significativa com o crescimento de uma empresa é a contabilidade, que tem por objetivo o controle do patrimônio da entidade, fornecendo informações sobre como é composto o patrimônio do estabelecimento e as suas variações patrimoniais, informando se a as atividades desenvolvidas pela empresa estão gerando lucro ou prejuízos e de que forma estes resultados estão sendo gerados.

Costa (2009) afirma que a contabilidade tem como objeto o patrimônio da empresa e como objetivo o controle desse patrimônio, bem como o fornecimento de informações úteis aos usuários, auxiliando os mesmos na tomada de decisões que visam o desenvolvimento da empresa no mercado nacional.

Para que um profissional contabilista possa desenvolver sua atividade com a eficiência que a profissão exige é necessário que conheça os princípios da contabilidade e que seja orientado por eles.

2.1. PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE

A palavra princípio é definida pelo dicionário Aurélio como sendo “a proposição que serve de base, ainda que de modo provisório, e cuja verdade não é questionada” ou ainda como uma norma que deve ser seguida.

Os princípios fundamentais da contabilidade foram estabelecidos pela Resolução nº 750/93 do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), sendo que em seu art. 1º , parágrafo 1º ressalta que “A observância dos Princípios de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC)”.

Os Princípios Contábeis podem ser entendidos como regras em que se estabelecem todas as estruturas teóricas para a escrituração e análise contábil. O artigo 3º da Resolução nº 750/93 do CFC dispõe sobre 6 princípios, quais sejam:

• Entidade;

• Continuidade;

• Oportunidade;

• Registro pelo valor original;

• Competência;

• Prudência.

No entanto iremos abordar no presente trabalho sobre três destes princípios, sendo:

2.2.1. PRINCÍPIO DA ENTIDADE

O princípio da entidade vem disposto no artigo 4º da Norma do CFC nº750/93:

Art.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com