TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE IMPACTO IFRS

Monografias: CONTABILIDADE IMPACTO IFRS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  4.001 Palavras (17 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 17

CONTABILIDADE PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS EM RELAÇÃO AO ESTOQUE E OS IMPACTOS DO IFRS

RESUMO

O objetivo desse artigo é identificar os impactos decorrentes do processo de adequação das normas contábeis à IRFS nas micro, pequenas e empresas. Pretendeu-se analisar os métodos de análise e avaliação de custos de estoques que passaram a ser implementados nas empresas; indicar os determinantes de cunho econômico diante da necessidade da escolha assertiva ou errônea de um método; determinar as mudanças comparativas entre as normas IBRACON e IFRS em relação aos estoques e a necessidade de revisão e adaptação das normas internacionais. A metodologia do estudo se orientou pela pesquisa bibliográfica e exploratória. Os resultados elencados demonstraram que existe uma relação direta entre a escolha assertiva de um método para garantir as novas exigências por parte dos IRFS, já que os métodos multivariados, a exemplo do método equivalente (modelo ricardiano) utilizam cada vez mais dados quantitativos não monetários e monetários além de variáveis importantes para permitir uma cenarização no processo de formação dos preços. Concluiu-se que os estudos comparativos oferecem meios de analisar as mudanças comparativas entre as normas IBRACON e IFRS em relação aos estoques que deverão representar devidamente o máximo possível de informações devidamente associados à estrutura organizacional da empresa, sendo necessários ao desenvolvimento de ações de adaptação às normas internacionais.

Palavras-chave: Gestão Estratégica, Sucessos e fracassos, obrigações Acessórias, International Financial Reporting Standards, Micro e Pequenas Empresas.

ABSTRACT

The aim of this paper is to identify the impacts of the appropriateness of accounting to IFRS standards on micro, small enterprises and process. It was intended to examine the methods of analysis and evaluation of inventory costs which are now deployed in enterprises, indicate the determinants of economic developments on the need for assertive or erroneous choice of a method and determine the comparative changes between IFRS and Ibracon in relation to stocks and the need to review and adaptation of international standards. The study methodology was guided by the literature and exploratory research. The listed results showed that there is a direct relationship between the choice of a method statement to ensure the new requirements by the IFRS, since the multivariate methods, such as the equivalent method (Ricardian model) are increasingly using non-monetary quantitative data and monetary and important variables to allow cenarização in the price formation process. It was concluded that comparative studies provide a means of analyzing the comparative changes between Ibracon and IFRS with respect to stocks which should properly represent the maximum possible information properly associated with the company's organizational structure, being necessary to the development of adaptation actions international standards.

Keywords: Strategic Management, Successes and failures, obligations Subsidiary, International Financial Reporting Standards, Micro and Small Enterprises.

1 INTRODUÇÃO

Os avanços nas pesquisas sobre métodos de avaliação de estoques nas micro e pequenas empresas evidenciam a importância da escolha de uma abordagem adequada e eficiente no processo de avaliação isolada do produto estocado.

Atualmente os gestores podem escolher diferentes métodos que contemplam técnicas de controle de estoques favorecendo uma escolha assertiva do método mais eficiente.

As diretrizes técnicas desenvolvidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC em razão da necessidade de adequar às normas técnicas brasileiras à International Financial Reporting Standards regulamentada pelo International Accounting Standart Board – IASB.

Por meio dessas mudanças foi necessário as micro e pequenas empresas brasileiras um processo de adaptação no que se refere à divulgação de dados contábeis e no caso de avaliação de estoques foi preciso desenvolver estudos sobre métodos contábeis de análise de custos diversificados para atender as práticas contábeis de controle e avaliação de estoques, resultantes de pesquisas e investigações de contadores, órgãos competentes e auditores (FIPECAFI, 2012).

Os estudos realizados nessa área têm evoluído por meio de pesquisas comparativas e estudos dos fundamentos que fazem parte das práticas contábeis buscando conhecer por meio de simulações os resultados que contribuam para favorecer a viabilidade da utilização de técnicas e práticas eficientes de avaliação de estoques.

O objetivo desse artigo é identificar os impactos que ocorreram com as micro e pequenas empresas decorrentes do processo de adequação das normas contábeis à IRFS nas micro, pequenas e empresas. Pretendeu-se analisar os métodos de análise e avaliação de custos de estoques que passaram a ser implementados nas empresas; indicar os determinantes de cunho econômico diante da necessidade da escolha assertiva ou errônea de um método; determinar as mudanças comparativas entre as normas IBRACON e IFRS em relação aos estoques e a necessidade de revisão e adaptação das normas internacionais.

Justifica-se a realização do estudo com base no reconhecimento de que as últimas décadas foram marcadas pela internacionalização da economia, as organizações, a necessidade de adequação às normas internacionais favoreceu as mudanças ocorridas na forma de divulgação de dados contábeis, exigindo a formação especializada, exigindo por parte dos profissionais de Contabilidade competências e habilidades para as mais diferentes atividades no mercado diante da necessidade de mudanças nas diretrizes contábeis.

É relevante e motivador conhecer as diretrizes do Conselho Federal de Contabilidade – CFC deverão estar em consonância com as normas internacionais prevalente nas práticas contábeis. Com a instituição da Lei 11.638/2007 foram desenvolvidas as mudanças no cenário contábil brasileiro, trazendo certos dilemas e desafios para o processo de adaptação das micro e pequenas empresas, a partir de novas formas de demonstração financeira e de outras transações relevantes como a análise e avaliação de estoques.

Sob essa perspectiva a busca de padronização contábil tem sido complexa, mas em parte se estabeleceram novas diretrizes para a harmonização das normas brasileiras para abranger as técnicas próprias de controle do patrimônio de forma a estar dentro das normas internacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com