TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Trabalho Escolar: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  4.364 Palavras (18 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 18

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho discutiremos a respeito da Contabilidade Introdutória e seus aspectos gerenciais, jurídicos e matemáticos.

Nos aspectos gerencias tratamos da importância da gestão empresarial no âmbito da Contabilidade gerencial e seus processos, no qual tratamos a respeito dos ambientes das organizações.

Dentro dos aspectos jurídicos, descrevemos um pouco sobre as Normas, Leis e Pronunciamentos que regem a Contabilidade.

Por fim trataremos das operações matemáticas e seus cálculos contábeis presentes no dia a dia dos profissionais contábeis.

Contexto Empresarial

1.2. CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Segundo Stoner (1999, p.4):“A administração e o processo de planejar organizar, liderar e controlar os esforços realizadas pelos membros da organização, e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos.”

Desta forma pode se medir a eficiência da administração, avaliando como os processos estão sendo executados. E importante manter se atento para evitar ré - trabalho e gerando assim perda de tempo no processo administrativo.

1.3. Planejar

Planejar é o primeiro processo administrativo, é pensar antes de agir preparar de maneira mais adequada para ação, planejar e também determinar antecipadamente.

1.4. Organizar

Organizar é o segundo passo do processo que consiste em buscar a melhor forma de executar o que foi planejado, consiste também em determinar as atividades, agrupa-las em uma estrutura logica e designar funções. Ou seja organizar significa buscar a melhor forma para agir.

1.5. Dirigir

Dirigir é a função mais difícil de definir, devido sua complexidade e variedade de conceitos. Entre elas liderar e usar das habilidades técnicas, conceituais e principalmente humanas, e também influenciar motivar os empregados.

1.6. Controlar

Controlar e saber se o que foi planejado e organizado esta sendo executado de forma eficaz e medir o sucesso ou insucesso de todo o processo administrativo.

Sobre a finalidade do controle Stoner(1999, p.7) diz: “através da função de controlar, o administrador mantém a organização no caminho escolhido.” De maneira semelhante, Chiavenato (2000) fala que a finalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível dos objetos previamente estabelecidos.”

Portanto e o controle que garante os bons resultados e a melhora continua do processo administrativo.

2. TEÓRICO QUE DESENVOLVEU

Piaget

Vygotsky

Wallon Esse processo de desenvolvimento está ancorado no desenvolvimento neurológico, como sua condição e limite. A maturação orgânica é considerada condição para o desenvolvimento e permite descrevê-lo em estágios sucessivos e integrados. “A maturação orgânica é indispensável à evolução funcional”.

Os primeiros meses de vida caracterizam-se por uma fusão total com o meio e pelo desenvolvimento rápido e completo dos automatismos emocionais responsáveis pela mobilização do meio humano para a satisfação das necessidades dos bebê. Estes automatismos dependem de centros nervosos especiais e aparecem na criança como fato de maturação.

3. CONCEITO E VALORIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO AO LONGO DOS TEMPOS

3.1. E NA GRÉCIA ANTIGA...

Ao se trabalhar a questão da informação numa perspectiva da sociedade grega antiga, observa-se que ela era essencialmente oral, não havendo muitas maneiras de se arquivar a informação como há hoje. Havia, sim, livros primitivos, pergaminhos, papel, entre outros, porém a essência do processo comunicativo da informação era oral. Os gregos não tinham a preocupação de arquivá-la. A informação era produzida em menor quantidade ou mesmo seus meios e métodos eram precários, se comparados a hoje. Não havia o excesso de informação e sua difusão de maneira rápida, talvez isso resulte numa melhor qualidade, utilidade, veracidade e eficiência das informações. O teatro, tido como “tragédia grega”, não no sentido pejorativo, também pode ser considerado uma forma de transmissão de informações. Muitos faziam uso dele para divulgar suas idéias e pensamentos. Nesse período havia filósofos que procuravam manter escolas com o propósito de se discutir idéias, ensinarem a ciência da filosofia na mais diversa área do conhecimento. Platão, que iniciou sua escola nos jardins de Academio e, por causa disso recebeu o nome de Academia, encontra no método da dialética a melhor maneira de se “assimilar idéias pessoais com as universais”. Platão via na dialética o único modo de se chegar ao verdadeiro conhecimento, pois a partir desse método, de perguntas e respostas, havia a possibilidade de se dar início ao processo de busca da verdade. Ele defende a existência de dois mundos distintos, o sensível, que é composto do que percebemos e vemos, enfim, e o mundo das idéias, o qual é a perfeição e o nosso mundo nada mais é do que reflexos ou sombras desse mundo perfeito e, para chegarmos a esse mundo, para chegarmos à verdade, a dialética, a investigação de conceitos, é o único caminho. Platão é o primeiro filósofo que temos acesso à sua obra completa, apesar de que muitos dos escritos os quais se atribuem sua autoria podem não terem sido escritos por ele mesmo. Ele se dedicou nos últimos anos de sua vida, após viagens pelo mundo, à escrita de sua obra. Platão preocupou-se em registrar as informações e o conhecimento por ele, e por seus discípulos, produzido.

3.2. E NA IDADE MODERNA...

Após o período grego, passando pelo que se pode nomear de Idade Média, em que a Igreja detém grande parte do controle sobre toda e qualquer manifestação de produção científica, chegamos à Modernidade. Nela tem início a descentralização do poder das mãos da Igreja, permitindo a retomada em avanços científicos, dos quais resultaram as grandes navegações com conquista e colonização de novos territórios (América, por exemplo) e, também, o retorno à disseminação da informação de maneira mais ampla, com a criação de meios diferenciados, Gutenberg e seus “tipos móveis” dão início à reprodução em larga escala (quantidade) de informação.

3.3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com