TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CST EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS III

Por:   •  5/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.846 Palavras (16 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CST EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS III

POLO DE MIRANDA - MS

ELLEN MEDEIROS – RA 428625

JULIO ATAIDE FIRMO – RA 422174

MARILY DA SILVA FLORES – RA 9978021913

ROSA MARIA BORGES DE LIMA – RA 434013

VERISSIMA GARCIA DA CONCEIÇÃO RA – 435110

ATPS - TÉCNICAS DE GESTÃO DE DESEMPENHO

TUTOR PRESENCIAL: ÂNGELO LUIZ FABRE JÚNIOR.

MIRANDA-MS

 SETEMBRO/2014.




1-Sumário_________________________________________________________1 
2-Introdução_______________________________________________________2
3-Dados da Empresa_________________________________________________3
4-Descrições da Empresa_____________________________________________3
5-Sistemática de Gerenciamento da Gestão de Desempenho_________________4
6-Área de Gerenciamento da Gestão de Desempenho______________________4
7- O Gerenciamento e suas cinco Fazes_________________________________4
8- Metodologia da Avaliação do Desempenho____________________________5
9- Avaliação de Desempenho_________________________________________7
10-Avaliações 360°_________________________________________________8
11- Competências_________________________________________________8
12-Conceito de Gestão de Desempenho _________________________________10
13-Considerações Finais_____________________________________________12
14-Referências Bibliográficas_________________________________________13


[pic 2]

INTRODUÇÃO.

No contexto presente. a Atividade Prática Supervisionada(ATPS) relata uma vivência em avaliação dos gestores da empresa SINDICATO RURAL DE MIRANDA E BODOQUENA., onde se observa a importância do Gerenciamento de Desempenho por relevância, possivelmente realizável no ambiente organizacional, visto que é disposta como canal para  identificação dos pontos fontes e fracos que contribuem ou dificultam para o sucesso da organização. Mesmo que existam críticas quanto a equívocos e inadequações na implantação do processo, podendo torná-lo obsoleto. A pesquisa de campo serviu para identificar quais as dificuldades enfrentadas pelos gestores, os benefícios e vantagens percebidas por eles com a implantação da Gestão de Desempenho na entidade. Analisamos o processo de implantação da gestão de desempenho na entidade SINDICATO RURAL DE MIRANDA E BODOQUENA., observando e identificando os desafios e vantagens da implantação de um processo de Gestão de Desempenho na entidade. Identificamos e formulamos as seguintes hipóteses: A Gestão de Desempenho fornece informações importantes para vários processos de Gestão de Pessoas; Ela desencadeia meios que proporcionam o desenvolvimento profissional dos funcionários na entidade e por conseqüência agrega valores no desempenho de atividades futuras contribuindo para o engrandecimento deste dentro da instituição; A situação da entrevista de avaliação, vista como desagradável pelos gestores, cria um empecilho no fornecimento de feedback necessário aos funcionários; Características do processo, tais como a subjetividade presente no julgamento dos avaliadores, políticas inadequadas de recursos humanos e inflexibilidade do método, gera desmotivação e a falta de confiança na gestão de desempenho. Com isso podemos obter enriquecimento da nossa percepção acerca das reais possibilidades e desafios do processo.    






1-DADOS DA EMPRESA E SUAS PRÁTICAS: 
1.1Descrições da empresa 
Nome da empresa: SINDICATO RURAL DE MIRANDA E BODOQUENA 
Segmento: Organização Sindical 
CNPJ: 03.059.490/0001-90
Porte: Pequeno Porte
Quantidade de funcionários: 05 funcionários 
Endereço: Rua Mal Deodoro n.º 22 – Centro, 
Cidade: Miranda – MS. 
CEP- 79.380-000 
TEL: (67) 3242-1266 
Endereço eletrônico: sindrural@star5.com.br 
Logotipo: Sindicato Rural de Miranda e Bodoquena.
1.2 Dados dos Diretores: Adauto Rodrigues de Oliveira – Endereço: Rua Travessa dos Alves nº 85 -         Centro – Miranda – MS – CEP: 79380-000
2-DESCRIÇÃO DA EMPRESA 
A empresa escolhida foi o SINDICATO RURAL DE MIRANDA E BODOQUENA., que tem como foco principal o suporte técnico e informações aos  produtores rurais de Miranda e Bodoquena,  situada na parte central da cidade de Miranda, onde fica concentrado maior parte do comercio e o maior fluxo de pessoas transitando diariamente. A empresa possui cerca de 7 funcionários, dispondo de um gerente administrativo, um analista de sistemas, um técnico em informática, um auxiliar administrativo, um assessor de serviços de máquinas, dois operadores de máquinas. A empresa tem visão o crescimento e desenvolvimento da sua estrutura física,  sempre focando a qualidade do atendimento e desenvolvimento de seus serviços, sua missão é oferecer os meios necessários e conceituais para aperfeiçoar a cada dia  uma melhor relação com os produtores rurais e sociedade local. Seu lema é sempre estabelecer uma relação satisfatória com os produtores rurais para que assim possam melhor atendimento das necessidades existentes trazendo de volta o produtor à entidade. 





3-Sistemática de Gerenciamento da Gestão do Desempenho 
Para tanto é preciso estruturar um sistema de gestão de desempenho baseado ao de  empresas de pequeno. Este trabalho propõe a estruturação de um Sistema de Gestão de Desempenho o chamado (SGD) orientando a empresas de pequeno porte. Utilizaremos os seguintes requisitos para a proposição dos indicadores de desempenho da entidade. O Sistema possui em torno de possui três fases: estabelecer quais as estratégias, análise de que tudo que foi feito, processos e a configuração do sistema de indicadores. Entre os principais resultados da aplicação deste sistema as etapas têm como avaliação da estrutura dos processos de negócio da empresa e a definição de um grupo coerente de medidas de desempenho alinhadas com a estratégia da organização. A principal contribuição deste trabalho é a proposição de um sistema de gestão de desempenho estratégico suficientemente simples para a aplicação rápida em pequenas empresas. 
4-Área de Gerenciamento da Gestão do Desempenho
Os Sistemas de Gerenciamento de Desempenho tem como objetivo proporcionar habilidades que apoiem a tomada de decisão, e consequentemente aumente a vantagem competitiva da entidade. É uma ferramenta de gestão que mostra a efetividade doodutos de planejamento, coordenação e controle das atividades dos setores. Ela da suporte às chefias no gerenciamento dos operários e dos resultados dos trabalhos realizados. Voltados todos para alcançarem os objetivos institucionais. 
5-O Gerenciamento é estruturado em Cinco fases:
Planejamento do Trabalho (planejar o que vai fazer);
Acompanhamento do Desempenho (conferir o andamento do desempenho);
Avaliação de Desempenho;
Plano de Desenvolvimento;
Possuímos aqui Avaliação Gerencial pela chefia imediata, ampliando o alcance desta aferição. Outras modalidades de avaliação foram desenvolvidas para atender às necessidades dos colaboradores, cargos de confiança, coordenadores, gerentes e diretores. Este que é o maior exemplo de que todos estão juntos na busca do Sucesso Organizacional, tanto quanto Pessoal. Tais processos possuem como principal característica a coleta de dados,   para que posteriormente sejam processados para que se obtenha um conjunto de informações que serão agregadas e distribuídas em forma de conhecimento dentro da organização. 
Papel das demais áreas da empresa neste gerenciamento No SINDICATO RURAL os Sistemas de Gestão são ofertados para todos os setores e áreas dentro da organização. Após a coleta dos dados, preparamos e separamos por setores, este processo de gerenciamento. Ate mesmo a Diretoria, pois, eles estão aptos e com conhecimento exato do que cobrar dos seus operários.
6-METODOLOGIA DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO 
Mediante ao atual momento, o aumento da competitividade faz com que as empresas busquem constantemente informações sobre novas Metodologias, inovação em seus processos, utilizando de ferramentas de melhoria de comercialização e de qualidade de serviços prestados aos seus clientes(no caso os produtores rurais), objetivando alcançar a excelência em sua organização. Considerando os motivos acima, as organizações têm que realizar a medição de seu desempenho, para poder identificar as atividades que agregam valor ao produto e/ou serviços desenvolvidos pela entidade, avaliando o desempenho com seus concorrentes, rever estratégias organizacionais para curto, médio e longo prazo na obtenção de melhores resultados. No SINDICATO RURAL, usamos planilhas, tabelas para avaliação de desempenho, descrevendo as competências e indicadores, a Avaliação de Desempenho é instrumento que formaliza a distribuição dos funcionários em grupos, através das atividades efetivamente realizadas, referente ao cargo, escolaridade e área de atuação, comportando, assim, campos específicos onde estarão relacionados os fatores a serem pontuados. Estas ferramentas possibilitam uma redução de tempo gasto no processo de avaliação, efetuando as análises sistêmicas dos pontos relevantes de determinados aspectos, prevendo as necessidades e carências. 
Em relação entre os principais aspectos abordados sobre as práticas de gestão de desempenho com a empresa estudada. A Avaliação de Desempenho apresenta vantagens para o SINDICATO RURAL, pois, vem possibilitando uma avaliação quantitativa e qualitativa de cada departamento, contribuindo para eliminar as instabilidades tanto do nível estrutural como funcional que possam surgir no decorrer das atividades. A empresa utiliza vários métodos de avaliação de desempenho como exemplo:  
Com o intuito de identificar as potencialidades e deficiências de cada colaborador, assegurando a diferenciação e valorização dos diversos níveis de desempenho; 
Oferece ao trabalhador a oportunidade de conhecer os aspectos de sua própria atuação, identificando ainda aqueles que demandam aprimoramento específico; 
Incentiva o desenvolvimento das potencialidades e aspirações de crescimento profissional, monitorando periodicamente as condições físicas e estruturais dos locais dos serviços; Possibilita ainda a reflexão na hierarquia entre chefias, promovendo a comunicação e o bom relacionamento entre os colaboradores e aprimorando os métodos de gestão;
Evidencia as inter-relações estabelecidas entre o trabalho o trabalhador e o contexto que está inserido, na produção da mão de Obra; 
Reforçando a identificação das necessidades de treinamento, desenvolvimento, reciclagem e readaptação do trabalhador e do grupo como um todo, além de criar oportunidade para o colaborador conversar sobre o seu desempenho; 
Oferecer-lhe a possibilidade de conhecer os pontos fortes e aprimorar seu desempenho, proporciona uma maneira sistemática de planejar o seu treinamento e desenvolvimento e um critério para o crescimento funcional e Identifica a contribuição de cada colaborador para o sucesso da organização e equipe, detectando os problemas e definindo planos de ação; 
Indicar inadaptações, promovendo remanejamento e adequação de trabalhadores, aponta necessidades de capacitação e processos de educação permanente, proporcionar políticas de desenvolvimento profissional;
Revisar as condições de trabalho e adequação de estruturas; 
Promove transformações no âmbito funcional das organizações; 
A metodologia da Gestão do Desempenho leva em consideração as estratégias da Organização? A metodologia aplicada na empresa SINDICATO RURAL é consonante com as necessidades da organização, levando em conta a sua cultura, valores, missão e visão. Procura avaliar as repercussões dos métodos aplicados, desde os tradicionais até os modernos, avaliando seus pontos positivos e negativos e a adequação à cultura e objetivos da entidade. 
Quais as dificuldades que a organização encontra para a realização da Avaliação do Desempenho? 
A entidade encontra dificuldades, somente para reunir os funcionários para realização da Avaliação, pois a sua extensão de base está localizada na Cidade de Bodoquena. Alguns colaboradores trabalham dando suporte técnico na zona rural do município dificultando a reunião de todos os colaboradores num mesmo local para executar este processo avaliativo, mas a entidade  busca realizar nos pequenos intervalos de folga dos operários, onde aos poucos concluirá esta tarefa de avaliar o desempenho do nosso pessoal. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (145 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com