TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cacau Show

Casos: Cacau Show. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

Resumo 2

Segmentação de Mercado 3

Planejamento de Marketing 4

Mix de produtos X brasilidade 4

Qualidade 5

Ambiente econômico do setor 5

O sucesso das franquias no Brasil 6

Considerações Finais 7

Bibliografia 8

Resumo

Como o lendário disse: “Não se preocupe com quem é o pai da idéia, escolha as melhores e vá em frente”.

Steve Jobs

Inspirado nesta famosa frase de Steve Jobs, resolvemos fazer uma pesquisa com base científica, ao novo empreendedor, relacionamento a demanda atual e futura sob o ponto de vista econômico do país. Contudo, verificamos que o setor de chocolate merece uma atenção especial do investidor, principalmente aqueles que pretendem iniciar ou expandir-se em franquias.

Segmentação de Mercado

O mercado de chocolate no Brasil está sendo observado por empresas tradicionais deste ramo e também por companhias que enxergam oportunidades de sucesso ao investir no acesso de classes mais baixas a produtos de qualidade. Hoje o país ocupa a quarta posição no ranking mundial de consumo per capita de chocolate, atrás de Inglaterra, Alemanha e EUA, segundo a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, cacau, Amendoim, Balas e Derivados).

A confirmação de que este mercado é saboroso para as empresas é a iniciativa do Grupo CRM - detentor da marca Kopenhagen - ao lançar em janeiro deste ano a Brasil Cacau, voltada principalmente para a classe C. Apesar de nova, já são nove pontos-de-venda em São Paulo e o objetivo é chegar a 50 ainda este ano e se tornar referência para os consumidores das classes B e C, que apresentam novos hábitos de consumo. Prova desta mudança é que a taxa de crescimento do mercado de chocolates no Brasil é de 12% contra 6% em todo o mundo, segundo a Abicab.

Por outro lado, a Cacau Show acena com o título de maior rede de franquias de alimentação do Brasil, dado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) este ano, por conta das 669 unidades franqueadas no país. Com o slogan “Um show de Chocolate”, a rede é pioneira em mercados populares e isto sugere o início de uma saborosa “guerra” de chocolates no país. Nesta briga, sentir um gosto amargo pode ser mais prazeroso do que nunca.

Figura 01 – Crescimento da Franquia

Planejamento de Marketing

Por se tratar de uma empresa franqueada seguimos um padrão, as divulgações dos produtos são feitos através da mídia (radio, TV, busdoor, redes sociais, jornal). Os franqueados devemos apenas seguir as instruções de divulgação. A empresa trabalha com preços padronizados e as promoções são realizadas pela cede da cacau show, as datas comemorativas são as que temos maiores vendas principalmente na páscoa.

Mix de produtos X brasilidade

Com um posicionamento baseado em uma gama de produtos de chocolates finos, a Cacau Show mantém seus preços alinhados com todos os públicos, segundo o Gerente de Marketing da rede, Stefenson Soalheiro (foto). A abrangência da Cacau Show é traduzida pelo número de lojas em operação no Brasil. “O principal diferencial da marca é o mix de produtos. Possuímos linha diet, cacau 70%, caixas de presente que exploram situações de consumo, Kit Sensual, entre outros”, conta Soalheiro em entrevista ao Mundo do Marketing.

Figura 02 – O chocolate como forma lucratividade

Qualidade

Em janeiro, VEJA SÃO PAULO convidou três especialistas para provar, sem saber a procedência, a Nhá Benta e outros oito produtos com características semelhantes (marshmallow coberto por chocolate) disponíveis no mercado. Depois de degustar, eles teriam de atribuir notas de 1 a 5 a cada um deles. O ranking foi liderado pelos produtos da Kopenhagen, Cacau Show e Brasil Cacau, nessa ordem, e a diferença entre o primeiro e o terceiro colocado foi de apenas 0,33 ponto. “É significativa a evolução da qualidade do chocolate da Cacau Show, que é uma empresa muito jovem”, diz Arnaldo Lorençato, editor de gastronomia de VEJA SÃO PAULO, que participou do teste. “Ainda assim, fica difícil competir com um produto cujo fabricante tem tradição de mais de oito décadas em selecionar bons ingredientes.” Especialistas em marketing acompanham a disputa com atenção. “O crescimento veloz da Cacau Show é impressionante e, ao mesmo tempo, o CRM se utilizou de uma estratégia muito inteligente ao criar uma nova

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com