TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cadeia De Suprimento

Trabalho Universitário: Cadeia De Suprimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 2

Significado do termo cadeia de suprimentos e seu objetivo

Entende-se por cadeia de suprimentos a sinergia entre empresas e seus setores, que interliga a cadeia produtiva, desde o fornecedor do inicio da cadeia até o fornecedor do produto acabado.

A Cadeia de suprimento se torna cada vez mais essencial em todo o processo logístico, pois, busca minimizar todo o custo envolvido desde a manufatura até a entrega ao cliente final.

Uma cadeia de suprimento engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente.

(Chopra e Meindl, 2011).

Embora a Cadeia de suprimento se torna cada vez mais essencial em todo o processo logístico,pois, busca minimizar todo o custo envolvido desde a manufatura até a entrega ao cliente final. Para isso é necessário que haja o planejamento que envolva todas as etapas do processo, ou seja, a cadeia de suprimento inclui todas as funções envolvidas na recepção e na realização de uma solicitação ao cliente. Com isso os fornecedores têm grande responsabilidade de cumprir com os prazos e contratos estabelecidos para que não haja gargalos na cadeia e não ocorram maiores problemas no processo, portanto é necessário um critério de fornecedores para que haja muita confiabilidade na parceria.

De acordo com os conceitos de Chopra e Meindl (2011), O objetivo de toda cadeia de suprimento é maximizar o valor global gerado. O valor gerado por uma cadeia de suprimento é a diferença entre o valor do produto final para o cliente e o esforço realizado pela cadeia de suprimento para atender ao seu pedido. Para a maioria das cadeias de suprimento comerciais, o valor estará fortemente ligado à lucratividade da cadeia de suprimento, que é a diferença entre a receita gerada pelo cliente e o custo total no decorrer da cadeia de suprimento.

Sendo assim, quanto maior a lucratividade da cadeia de suprimento, mais bem sucedida ela é. O sucesso dessa cadeia deve ser medido em termo de lucratividade, e não em termos de lucro em um estágio individual.

A cadeia de suprimento pode aperfeiçoar todo o processo logístico, com informações de prontidão para todas as áreas, ou seja, todos falando a mesma língua.

Hoje os consumidores estão demandando cada vez mais preços competitivos, menores prazos de entregas, e acompanhamento em tempo real dentro dos sistemas das empresas, isso significa que elas têm que tornar visível as informações e status, precisos, dos pedidos.

Devido à terceirização de manufaturas e logísticas, as cadeias de suprimentos estão se tornando cada vez mais complexas, portanto coordenar esse novo processo da cadeia de suprimento se tornou um grande desafio, e colaboração entre os parceiros se tornou um ponto indispensável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com