TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caibrã

Artigos Científicos: Caibrã. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Podem aparecer em diversas condições clínicas, por exemplo: hipocalcemia (baixos níveis de cálcio no sangue), hipopotassemia (baixos níveis de potássio no sangue) e baixa oxigenação.

Uma das principais causas da cãibra é a acumulação de ácido lático no tecido, devido a degradação da glicose na ausência de oxigênio (glicólise). Havendo oxigênio suficiente, o ácido lático é convertido de volta para ácido pirúvico e transformado em acetil-CoA e dióxido de carbono, numa reação catalisada por enzimas.

A cãibra ainda é objeto de estudo, mas é certo que o espasmo é de origem nervosa ou neuromuscular. Experimentos de laboratórios têm mostrado que um músculo isolado, levado a "hiperencurtamento", permanece no estado de contração por algum tempo, a menos que seja forçado a se estender novamente. Esta situação está intimamente relacionada à cãibra.

O excesso de eletricidade estática do corpo provoca o desencadeamento das cãibras. O médico e pesquisador italiano Luigi Galvani (1737-1798) em coxas de rã descobriu que músculos e células nervosas eram capazes de produzir eletricidade, que ficou conhecida como então como a electricidade galvânica. Ele demonstrou que a eletricidade estática pode causar contrações musculares involuntárias. No entanto, por definição, uma cãibra é uma contração muscular involuntária.

Desenvolvimento

Cãibras são contrações musculares súbitas, involuntárias, dolorosas e momentâneas. Sabe-se que essas contrações são de origem nervosa ou neuromuscular. Esse bloqueio muscular aparece geralmente nos músculos biarticulares: ísquios, bicípites, tricípites (longa porção) e barriga da perna.

A cãibra pode ser causada por inúmeros fatores. O principal fator associado à cãibra é o excesso de atividade muscular, ocasionando o acúmulo excessivo de ácido láctico no músculo. Além desse, outros fatores contribuem para a incidência das contrações, como a perda excessiva de água e sais minerais, principalmente o potássio; e a deficiência de fluxo sanguíneo, ocasionada por mudanças bruscas de temperatura ou problemas vasculares.

Para amenizar os efeitos da dor é recomendável aplicar toalhas quentes, massagens suaves e relaxantes musculares. Para evitar as cãibras é aconselhável comer alimentos ricos em potássio, como banana ou água-de-coco. Além disso, o alongamento dos músculos é essencial antes e depois de qualquer atividade física.

Em geral, a cãibra não representa preocupação para a saúde. A maioria delas ocorre esporadicamente durante exercícios muito intensos. No entanto, em casos frequentes, é necessária uma análise médica.

Prevenção

Câimbras não têm cura, mas alguns cuidados simples podem prevenir a repetição das crises:

1) Boa hidratação

Tome bastante líquido durante o dia, especialmente antes de praticar exercícios vigorosos. Bem hidratados, os músculos se contraem e relaxam com mais facilidade.

2) Exercícios de alongamento

O alongamento deve ser feito antes e depois de qualquer exercício

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com