TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carl Friedrich Gauss

Por:   •  17/5/2016  •  Resenha  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 5

Carl Friedrich Gauss

Vida e Obra

Carl Friedrich Gauss nasceu em 30 de Abril de 1777 na cidade de Brunswick, na Alemanha. Desde cedo, foi visto como uma criança prodígio, onde mesmo com apenas três anos de idade, corrigiu um erro de soma do pai enquanto este calculava o salário dos funcionários[1]. Um dos relatos mais conhecidos de Gauss ocorreu quando estudava na escola primária, aos 10 anos de idade. O professor pediu aos alunos que tentassem resolver a soma de todos os números compreendidos entre 1 e 100. O professor pensou que assim iria manter os alunos ocupados durante um bom tempo mas, para seu espanto, em poucos minutos Gauss resolveu o problema.

Ele conseguiu chegar ao resultado porque reparou que somando todos os pares 1+100; 2+99; 3+98; …50+51, o resultado era sempre 101. Logo, a soma de todos os pares seria a metade da quantidade de números a serem somados (50) vezes 101, cujo resultado dá 5050. Desta forma encontrou, sem saber, a propriedade da simetria das progressões aritméticas [1].

Seu talento foi reconhecido pelo Duque de Brunswick, que custeou seus estudos na Universidade de Göttingen de 1795 à 1798 [2]. Apesar de sair sem concluir os estudos [3], Gauss obteve descobertas interessantes, como o método de desenhar com régua e compasso o heptadecágono, polígono com 17 lados, que desde o tempo dos gregos os matemáticos tentavam desenhar. Em 1799 voltou a sua cidade natal, Brunswick, onde concluiu a graduacão, e em 1801 publicou um livro chamado Disquisitiones Arithmeticae, considerado um dos livros mais importantes da matemática que continha estudos realizados por ele desde os 17 anos de idade. O livro é composto por sete secões, sendo a última considerada a mais importante, relacionada a teoria dos números.

No comeco do século 19, ele comeca a se dedicar a Astronomia, criando um método para acompanhar a órbita dos satélites, usado até hoje. Em 1807 consegue o título de doutor pela Universidade de Helmstädt. Lecionou por vários anos em cursos de astronomia, apesar de detestar dar aulas e foi diretor do Observatório de Göttingen, durante 40 anos [1]. Casou em 1804, com Johanna Osthoff, que faleceu ao dar à luz o seu terceiro filho. Casou novamente em 1810 com Friederica Waldeck, tendo tido mais três filhos. Apesar de viver com sua segunda esposa até ela falecer em 1831, este segundo casamento parecia ser apenas uma conveniência para Gauss [3]. Em 1833 com a ajuda de Wilhelm Weber, um físico que Gauss conhecera em 1828, construiu o primeiro telégrafo o qual só foi usado entre a sua casa e o observatório de Göttingen.

No campo da Estatística, Gauss é famoso pela descoberta da distribuição normal, também conhecida pela distribuição Gaussiana, que trata da distribuição de certos valores ao longo de uma curva em forma de sino (contribuição extremamente valiosa no campo da estatística). Além disso, desenvolveu o método dos mínimos quadrados que, aplicado na resolução das distribuições de probabilidade nos campos da mecânica, estatística e economia, e na abordagem da forma das superfícies curvas mediante expressões matemáticas, permitiu-lhe determinar pela primeira vez o tamanho e forma aproximados da Terra [1]. Gauss também era poliglota: aprendeu várias línguas durante toda a sua vida, o que o levou a ler várias obras em diferentes idiomas e a conversar com outros matemáticos e físicos de sua época. Gostava também de política, e constantemente lia sobre o assunto.

Gauss viveu uma vida simples até a sua morte em 1855. Em sua casa, uma pequena mesa com cobertura verde, uma mesa alta pintada de branco, um sofá estreito e uma cadeira de braços com uma capa de veludo era tudo de que ele precisava. Humilde, ao ser perguntado porque os matemáticos anteriores a ele não fizeram as descobertas que fez, disse "se outros tivessem pensado nas verdades matemáticas tão profunda e continuamente quanto eu, eles poderiam, ter feito minhas descobertas". Até sua morte, tranquila e lúcida enquanto dormia, recebeu muitas homenagens e prêmios. Hoje, é considerado o maior matemático do século 19 e chamado de Príncipe dos Matemáticos, devido seu vasto trabalho.

Relação com os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com