Cartaz Analise
Por: lavos18 • 1/6/2016 • Trabalho acadêmico • 321 Palavras (2 Páginas) • 480 Visualizações
UNIT
UNIVERSIDADE TIRADENTES
DESIGN GRÁFICO
Análise e releitura do cartaz do filme
Kill Bill
Disciplina: Análise da Imagem
Alunos: Eduardo, João Vinicius, Kayque Vinnicius, Tarcísio, Thomas, Vinicius Junqueira
Professora Orientadora: Talita Deda
Aracaju-SE
2016
Descrição: este relatório tem como objetivo explicar a releitura do cartaz do filme Kill Bill por outro olhar, utilizando-se da semiótica como base para reconstrução do cartaz.
A relação entre Signo, Intérprete e interpretante:
Índice: A katana espirrando sangue;
Ícone: A katana, o sangue, a tipografia amarela e as faixas pretas e o broche com um “sorriso” que fazem referência à roupa da personagem principal;
Símbolo: A Katana e o sangue que fazem referência à violência no filme;
Intérprete: Cartaz, que estabelece conexão com o filme;
Interpretante: Quem entra em contato com o cartaz, a interpretação vem da cada cultura, da experiência, da forma de ver e de pensar de cada um.
A primeiridade, secundidade e terceiridade:
Primeridade: A tipografia em amarelo com a faixa preta e o sangue;
Secundidade: A katana e o sangue que fazem referência à violência e a samurais;
Terceridade: Carnificina, exagero e sarcasmo.
Qual o efeito produzido no cartaz? Qual a produção de sentido estabelecida?
Toda composição estabelece um sentindo de violência e a personagem principal do filme que busca vingança por achar que Bill matou a sua filha que ainda estava por nascer, mas que no final do filme é revelado que esta está viva.
Ressaltar contexto, a linguagem e as interpretações dos signos visuais na peça reconstruída.
Tipografia do título: A fonte “Impact” provoca no olhar do interpretante uma idéia de algo forte e pesado.
Que ideia o cartaz quer passar? Ideia de violência brutalidade, de algo chocante, de vingança, de ira.
Cores: Vermelho: sangue; Amarelo e preto: a roupa da protagonista
O que foi priorizado para a criação de um novo olhar
Quisemos passar um ar de drama, com as cores principalmente à vermelha fazendo referência à violência.
Bibliografia
NIEMEYER, Lucy. Elementos de semiótica aplicados ao design. 2ed, Rio de Janeiro: 2AB, 2007. (Clássico)
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