TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casal Gilberth

Casos: Casal Gilberth. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 2

Frank Bunker Gilbreth nasceu em 1868. Ele começou a estudar sobre movimentos com 27 anos de idade.Lillian Molle nasceu em 1878 e casou-se com Frank em 1904. Dedicou-se psicologia, ajudando seu marido nos estudos sobre a fadiga.

Gilberth realizou um estudo dos movimentos baseado na anatomia e fisiologia humanas sobre os efeitos da fadiga na produtividade do operário. Baseado neste estudo ele verificou que a fadiga no trabalho reduzia o ritmo do empregado e a perda de tempo e isso aumenta o numero de funcionários que se afastavam por doenças relacionadas ao cansaço e a repetitividade das atividades.

O casal Gilbreth estudou os movimentos visando reduzir o número de ações para realizar uma tarefa, para obter o aumento da produtividade. Ele buscou compreender os hábitos de trabalho de empregados de indústrias e foram desenvolvidas técnicas para evitar o desperdício de tempo e movimento.

O estudo de movimentos é muitas vezes mal entendido e aplicado num sentido erroneamente limitado. Estudo não requer somente a análise dos movimentos do operador, mas também com a mesma importância, a análise de todo o ambiente de trabalho.

A Medida da potencia desenvolvida pelos músculos não encontra aplicação atualmente , embora tenha se preocupado com os efeitos da fadiga sobre o trabalho. Isso porque se procura hoje utilizar ao máximo, a capacidade humana mais elevada, independente de sua inteligência. Desta forma, após ser admitida a sua ocorrência e os seus efeitos, procuraram os técnicos de estudos de tempos estabelecerem coeficiência de tolerância para a fadiga do trabalho na determinação do tempo padrão, através de estudos realizados em laboratórios, tem-se procurado demonstrar o comportamento do rendimento do indivíduo.

O descanso é globalmente reconhecido como o único meio capaz de eliminar a fadiga. descanso, não se deve entender apenas o semanal e o diário, mas também todas as interrupções do trabalho, independente de sua natureza. Está provado que se deve introduzir de acordo com a natureza do trabalho, pequenos intervalos para descanso. Estes intervalos tendem a estabilizar o ritmo diário da produção, afastando o ponto mais crítico de cansaço ou esgotamento, como resultado haverá um aumento sensível da produção do trabalho, haverá menos acidentes e os operários terão mais disposição e pro atividade.

Há indústrias e empresas de grande porte que se admite o descanso coletivo, onde há muito esforço físico, independente do método utilizado para estabelecer o intervalo de repouso intercalado, devemos entender a necessidade do descanso.

Reconhecida e admitida a sua importância é importante introduzi-la na determinação do tempo padrão através de coeficientes. Por isso, convenciona-se, tabelas, diagramas, etc, que permite uma medição de esforço físico e de repouso físico, embora já tenha dito que medição de fadiga é praticamente impossível, variando e dependendo do bom senso de cada líder, porém não se pode deixar de considerar parâmetros que se conduza a determinação de tais coeficientes, onde adotá-las ou não é uma questão individual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com