TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Contabeis

Artigo: Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  812 Visualizações

Página 1 de 2

O aprendizado inicia quando há o raciocínio lógico da teoria e da prática. Aprender significa estar apto a fazer. Para isso é necessário que se conheça os fundamentos e que se desenvolva as habilidades necessárias à transformação desses fundamentos em ações do dia-a-dia, através da prática, desenvolvendo aptidões. As atividades desenvolvidas durante o estagio, são relacionadas ao estudo do curso de bacharel de ciências contábeis, trazendo a importância da contabilidade como ciência.

Num modo geral a Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira.

A Contabilidade Comercial é o ramo da contabilidade que mede o patrimonio comercial, ou seja, conjunto de bens, direitos e obrigações do comerciante.O reconhecimento das receitas e gastos é um dos aspectos básicos da contabilidade que devem ser conhecidos para poder avaliar adequadamente as informações financeiras. Sob o método de competência, os efeitos financeiros das transações e eventos são reconhecidos nos períodos nos quais ocorrem, independentemente de terem sido recebidos ou pagos. Nas atividades desenvolvidas foi utilizado o regime de competência, o qual e explanado na teoria as contabilidade. Os lançamentos contábeis foram feitos a partir dos documentos fornecidos pelo cliente, estes lançamentos serão transformados nos livros Diário e Razão. O sistema utilizado pelo escritório funciona como um mecanismo de débito e crédito, as partidas dobradas aprendidas na teoria.

O livro Diário é um livro obrigatório (exigido por lei), nele se registra os fatos contábeis em partidas dobradas na ordem rigorosamente cronológica do dia, mês e ano; ou seja, nele registra oficialmente todas as transações de uma empresa. Já o livro Razão é um livro exigido pela legislação por sua eficiência, é um instrumento valioso onde são agrupados os valores em contas de mesma natureza de forma racional, o que facilita na apuração do saldo.

Lançamentos Contábeis são registros dos fatos contábeis (aqueles que provocam mudanças na composição do patrimônio da entidade), efetuados de acordo com o método das partidas dobradas. É feito em ordem cronológica e obedecendo a determinada técnica. O lançamento é feito nas contas Patrimoniais, pertencentes ao grupo do ativo, passivo exigível e patrimônio líquido, e nas contas de Resultado, representadas pelas receitas, e despesas. As contas de ativo, por terem saldo devedor, são aumentadas de valor por débito e diminuídas por crédito. As contas de passivo exigível e de patrimônio líquido, por apresentarem saldo credor, são aumentadas de valor por crédito e diminuídas por débito. As contas relativas às receitas e despesas, por afetarem diretamente o patrimônio liquido, são, respectivamente, creditadas (porque aumentam o patrimônio liquido) e debitadas (porque diminuem o patrimônio liquido).

Para se fazer um lançamento é importante saber seu significado, e como este pode influencias nos resultado operacional da empresa, e isso pode ser explicado através da teoria, encontrada na contabilidade geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com