TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias PERGUNTAS

Ensaio: Ciencias PERGUNTAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2015  •  Ensaio  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTÕES

1-Comente a visão que a sociedade ainda tem a respeito do cientista a partir da definição do termo estereótipo: são construções mentais, imagens e ideias, cujo conteúdo não tem lógica, e estabelecem critérios socialmente falsificados. (Lakatos, 1982)

A sociedade atual ainda apresenta uma visão enganada a respeito de ciência e de cientista.

Infelizmente, é bastante comum observarmos representações equivocadas de “cientistas” como figuras masculinas que usam óculos, que tem os cabelos desalinhados e uma lâmpada sobre a cabeça saindo uma faísca e de “ciência” como laboratórios com equipamentos fumegantes e com tubos de ensaio em explosão. Esse conceito padrão equivocado construído pela sociedade tem origem nas representações difundidas pelos livros didáticos e pelos meios de comunicação (jornais, revistas, televisão, filmes, etc).

2- A maior cidade do Brasil, São Paulo(SP) enfrenta o dilema de ter que economizar Água em 2014, devido à escassez de chuvas. Discuta as principais medidas para economizar água nas residências e industrias.

Para que haja vida em nosso planeta é primordial que exista água. A sua escassez vem atingindo várias regiões da Terra. Até o Brasil que já foi considerado uma das maiores reservas de água já vivencia a sua falta.

Estima-se que nas próximas décadas a posse da água será o motivo dos conflitos entre as nações. Sendo assim, a situação requer medidas urgentes. Não podemos esperar que os outros economizem água. Todos nós precisamos participar de ações que promovam o seu estoque.

Nas residências, pequenas economias podem gerar grandes resultados.

Já está comprovado que o banheiro é o lugar da casa onde mais se consome água. Portanto, podemos: - fechar a torneira ao escovar os dentes, ao fazer a barba ou ao ensaboar as mãos; - evitar banhos demorados; - manter a válvula da descarga regulada e não acioná-la sem necessidade; - evitar jogar lixo, fio dental e cabelos no vaso sanitário para prevenir entupimentos.

Na cozinha, devemos: - limpar os pratos e panelas e deixá-los de molho antes de lavá-los; evitar a poluição de rios utilizando detergentes biodegradáveis e fechar a torneira enquanto ensaboamos a louça; - observar o manual de consumo de água e de energia ao adquirir a máquina de lavar louça e utilizá-la apenas quando estiver cheia.

Na lavanderia, podemos adotar as ações: - ao lavar a roupa na mão fechar a torneira do tanque e colocar as roupas de molho em água e sabão biodegradável e usar água corrente apenas para enxaguar; - não usar sabão em excesso para evitar maior número de enxágue; - observar o manual de consumo de água e energia ao adquirir a máquina de lavar roupas e utilizá-la apenas quando estiver cheia; - reaproveitar a água do enxague das roupas para lavar o quintal.

No quintal, no jardim e na calçada o uso da mangueira deve ser abolido e: - lavar menos o carro e ao fazê-lo usar balde com pano; - regar, utilizando um regador, a base das plantas (e não as folhas) nos horários em que a temperatura é mais amena para evitar a rápida evaporação; - usar uma vassoura para limpar a sujeira da calçada e, quando necessário, fazer uso de um balde d’água para finalizar; - não cimentar todo o quintal para possibilitar que a água da chuva infiltre na terra; - captar a saída da água da chuva das calhas para regar as plantas, limpar o quintal, o carro e a casa.

Podemos ainda: - reduzir o consumo de material de limpeza e do cloro para amenizar a poluição dos rios; - instalar aerador em todas as torneiras da casa para reduzir a vazão de água; - não jogar óleo de frituras ou restos de comida em pias ou na privada porque isso provoca entupimentos e dificulta o tratamento do esgoto; - manter as caixas d´água limpas lavando-as a cada 6 meses; - realizar manutenção preventiva nas torneiras, descargas sanitárias e chuveiros para evitar que fiquem pingando; - observar se as paredes do imóvel apresentam infiltração que indiquem vazamento interno; - consertar os vazamentos tão logo sejam percebidos.

As indústrias podem: - fazer uso de sistemas que permitam a reutilização da água e o tratamento de efluentes; - instalar suas fábricas, produzir produtos e embalagens ocasionando o menor impacto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com