TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência E Pesquisa

Trabalho Escolar: Ciência E Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1. Em nosso livro didático você estudou os diferentes tipos de conhecimento, que são formas diferentes de apreender ou ver o mundo. Assim, analise os textos abaixo e responda ao seguinte:

a) Identifique o tipo preponderante de conhecimento em cada texto abaixo.

Resposta:

I – Conhecimento Científico;

II – Conhecimento Popular;

III – Conhecimento Religioso.

b) Indique duas características de cada tipo de conhecimento identificado na questão anterior, justificando sua resposta com citações diretas, indiretas ou citação de citação dos respectivos conteúdos estudados no livro didático, sendo que estas devem ser apresentadas, conforme as normas da ABNT e ser extraídas de seu livro didático. (Vale 2,5 pontos)

Resposta:

Conhecimento Científico: Esse conhecimento é factual, “[...] diz respeito aos fatos que acontecem na realidade, que está à disposição da nossa observação numa dada realidade. O conhecimento científico estuda fenômenos naturais e humanos que ocorrem ou acontecem na natureza ou vida humana.” Outra característica marcante é o fato de ser um texto racional, “[...] relaciona-se com a construção de conceitos e juízos, a partir do uso sistemático do raciocínio, ou melhor, o que se quer na verdade é atingir uma sistematização coerente do conhecimento presente em todas as leis e suas teorias.”

Conhecimento Popular: apresenta “[...] linguagem vaga e baixo poder de crítica, impossibilita a realização de experimentos controlados, as verdades apresentam certa durabilidade e estabilidade (crença); dogmático (crenças arbitrárias) não apresenta limites de validade.”

Conhecimento Religioso: A matéria de estudo em questão é Deus “[...] como ser que existe independente e o qual detém não as possibilidades, mas a ação do perfeito. Portanto, neste tipo de conhecimento há a necessidade da reflexão sobre a essência e a existência naquilo que elas têm como causa primeira e última toda a vida. As verdades são em geral tidas como definitivas e não permitem revisão mediante a reflexão ou a experiência.”

I. O coração é um músculo oco, em forma de cone achatado com a base virada para cima e a ponta voltada para baixo, do tamanho aproximado de um punho fechado. O músculo cardíaco é chamado de miocárdio. Sua superfície interna é recoberta por uma membrana delgada, o endocárdio. Sua superfície externa tem um invólucro fibro-seroso, o pericárdio. Grande Enciclopédia Larousse Cultural, 1998. (Disponível em: <http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/filosofia/filosofia/conhecer_o_mundo/conhecimento_mundo>).

II. “Cada cabeça, uma sentença”.

“Quem desdenha quer comprar”.

“Quem ri por último ri melhor”.

“A pressa é a inimiga da perfeição”.

“Se conselho fosse bom, não era dado de graça”.

III. “No princípio criou Deus os céus e a terra.E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro”. (Disponível em: < http://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/1>).

Questão 2. Não há unanimidade sobre a definição de ciência e muito menos sobre as características que esse tipo de conhecimento assume. Nesse sentido, leia abaixo o texto de Kuramoto e responda: qual característica da ciência é preponderante no texto? Justifique sua resposta utilizando-se de citação que seja extraída de seu livro didático, apresentado-a de acordo com as normas da ABNT. (Vale 2,5 pontos)

“O acesso livre ao conhecimento científico tem sido uma reivindicação da comunidade científica. Sabe-se que 15% da produção científica mundial já se encontra em repositórios institucionais de acesso livre pela rede mundial de computadores. As dificuldades de manutenção das coleções de periódicos científicos pelas bibliotecas é muito grande. Afirma Kuramoto, citando Stevan Harnad, que os trabalhos depositados em repositórios de acesso livre têm um incremento de cerca de 300%, em média, no fator de impacto. Ou seja, a média de citações desses trabalhos, depositados em repositórios institucionais de acesso livre, cresce em cerca de 300% em relação aos trabalhos publicados em revistas impressas, cujo acesso é restritivo.

Fonte: KURAMOTO, Hélio. Entendendo o acesso livre à informação científica. Blog do Kuramoto. Disponível em: <kuramoto.wordpress.com> Acesso em: 21 abr. 2008.

Resposta:

A característica preponderante no texto é a Factual: “[...] diz respeito aos fatos que acontecem na realidade, que está à disposição da nossa observação numa dada realidade. O conhecimento científico estuda fenômenos naturais e humanos que ocorrem na natureza ou vida humana.”

Questão 3. Você estudou as três grandes concepções históricas da ciência: visão grega, moderna e contemporânea. Leia o pensamento de Galileu extraído da obra de Almeida (2011) e identifique a concepção histórica de ciência que está presente no texto e justifique sua resposta. (Vale 2,0 pontos)

“Ao cientista só se deve exigir que prove o que afirma. (...) Nas disputas dos problemas das ciências naturais, não se deve começar pela autoridade dos textos bíblicos, mas sim pelas experiências sensatas e pelas demonstrações indispensáveis”.

Fonte: ALMEIDA, Aires. Filosofia e ciências da natureza: alguns elementos históricos. Disponível em: <http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/aires.htm> Acesso em: 12 ago. 2011.

Resposta:

A concepção histórica da ciência que está presente no texto de Galileu é a visão moderna. Pois apresenta características típicas dos pensadores modernos, como a concepção racionalista, concepção empirista e negação do saber aristotélico incorporado à teologia católica do período medieval europeu.

Questão 4. A classificação das ciências leva em consideração o objeto de estudo, agrupando-as por suas semelhanças ou diferenças. Diante disso, leia o texto abaixo e responda: a que tipo de ciência refere-se o texto? Justifique sua resposta utilizando-se de citação que seja extraída de seu livro didático e apresente três exemplos deste tipo de ciência. (Vale 2,0 pontos)

“Essas ciências não são ciências naturais, ciências dos fatos da natureza. São ciências humanas, porque analisam, estudam, pesquisam fenômenos relativos ao homem. Ainda elas são humanas porque o homem é estudado a partir do ponto de vista de sua condição humana”.

Fonte: LUNGARZO, Carlos. O que é ciência. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995. p. 15-40. (Coleção Primeiros Passos).

Resposta:

O texto refere-se a ciência cultural, social ou humana. Essas ciências “[...] lidam com os fenômenos produzidos pela ação do homem nas relações sócio-culturais.” Exemplos: Sociologia, Psicologia e Antropologia.

...

Baixar como  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »