TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência e tecnologia: transformação das relações humanas com o mundo

Tese: Ciência e tecnologia: transformação das relações humanas com o mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Tese  •  1.812 Palavras (8 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 8

Trabalho de Informática

Texto1: Ciência e Tecnologia: Transformando a relação do ser humano com o mundo.

Inicialmente o desenvolvimento tecnológico foi valorizado positivamente por ser considerada do progresso e bem-estar-social. A ciência ao longo dos anos vem ganhando importância. Embora ela exista desde os primórdios da civilização, a ciência não era essencial para qualquer finalidade técnica até o século XVI, quando se tornou indispensável à navegação o avanço científico e tecnológico possibilitou a Revolução Industrial.

Carvalho (1997, p.73) ainda acrescenta: “Esta é uma das razões do ‘sucesso’ do capitalismo que vem transformando definitivamente a vida humanas sobre a face da Terra, criando novas relações sociais e culturais e associados a elas, novos atores sociais que passarão a viver contradições específicas de uma sociedade de classes”. Entretanto, a autora lembra que não foi toda a humanidade que se incorporou ao sistema capitalista. Existem povos de diferentes partes do planeta que seguiram outro caminho histórico, de forma que a sociedade mercantil capitalista, com base no desenvolvimento tecnológico, não é a única possibilidade de organização social criada pela superação, como já aconteceu no passado com outras formações sociais. Entretanto, não se pode negar que o desenvolvimento tecnológico é um processo irreversível para as pessoas que o vivenciam.

Tradicionalmente, a ciência é vista como um empreendimento autônomo, objetivo e neutro baseado na aplicação de um código de racionalidade alheio a qualquer tipo de interferência externa. O desenvolvimento científico é concebido como um processo regulado por um rígido código de racionalidade autônomo em relação a condicionantes externos, tais como: sociais, políticos, psicológicos, entre outros, em que, nas situações de incertezas, apela-se para algum critério metafísico objetivo, valorizando a simplicidade, o poder preditivo, da fertilidade teórica e do poder explicativo sendo o desenvolvimento temporal do conhecimento científico visto como avanço linear e cumulativo, como paradigma de progresso humano. O novo saber científico é feito para ser depositado nos bancos de dados e para ser usado com os meios e segundo as decisões das potências, ou seja, os cientistas não podem mais controlar e verificar todo saber produzido atualmente o progresso técnico não é uma invenção dos tempos modernos, pois já existia o moinho d’água que foi bastante utilizado no século XIII, mas podemos dizer que a ciência moderna tem papel preponderante para o desenvolvimento tecnológico, especialmente nos países denominados “desenvolvidos”.

Texto2: Novas Tecnologias e Produção Científica: uma relação de causa e efeito ou uma relação de muitos efeitos?

Novas tecnologias de informação e de comunicação. Inovações tecnológicas. Avanços tecnológicos. Tecnologias de ponta. Revolução tecnológica. Redes eletrônicas de informação. Internet. Espaço cibernético. Estas e muitas outras são expressões que usamos no cotidiano. Estas e muitas outras expressões fazem parte da sociedade na contemporaneidade. Falamos de avanços tecnológicos para enaltecer a possibilidade de estar em qualquer lugar a qualquer momento. Falamos de avanços tecnológicos para compreender a desatualização, em tempo mínimo, de nossos equipamentos eletrodomésticos e de qualquer ordem - o computador pessoal, o modelo do celular, os recursos do carro etc. Falamos de avanços tecnológicos para exaltar a possibilidade de cura de doenças e/ou entender os novos males que afligem o homem moderno. Tudo isto dito tão-somente para reiterar nossa oposição em relação à retórica ideológica, segundo a qual a Internet democratiza a informação e o conhecimento. Isso pressupõe o acesso universal, enquanto princípio magnânimo que determina a disponibilidade de informações para todos, como condição sine que ao exercício pleno da democracia uma outra crítica frequente à Internet diz respeito a sua capacidade de invadir a privacidade de indivíduos e empresas, graças ao direito de acesso a informações públicas e privadas, de forma indiscriminada. Na atualidade, uma quantidade crescente de dados pessoais é armazenada em bancos de dados públicos ou privados, os quais podem ser usados de forma indevida ou propagar informações distorcidas. Enquanto as empresas tornam-se mais dependentes da eletrônica, disponibilizando inter, intra e extra-muros suas informações, ao mesmo tempo, passam a estar mais e mais vulneráveis aos ataques dos hackers, à invasão de sua privacidade ou ao alvo dos concorrentes em suma, afirmamos que a Internet faz jorrar publicações eletrônicas, mas estas, não são necessariamente, contribuições científicas

TEXTO3: A diversidade cultural em espaço virtuais de aprendizagem : uma proposta de avaliação das possibilidades de interatividade .

Os estudos culturais vêm apontados necessidade de incluir na pauta discussões educativas as questões das diferenças culturais. Assim as estratégias interativas nos espaços virtuais de aprendizagem consolidam ,através da participação de um processo em que a convivência das diferenças formam um movimento baseado na socialização do conhecimento o chat e um dos recursos de comunicação que desenvolve nos usuários novas competências recitantes de uma aprendizagem em comum para a historia da educação presencial

TEXTO4: Qual é a importância da Plataforma Lattes?

Plataforma Lattes é referência em armazenamento de dados, cruzamento de informações, e já se tornou parte do cotidiano de trabalho daqueles que se envolvem nos projetos das principais agências de fomento e daqueles que estão engajados na área de pesquisa e docência em instituições de ciência e tecnologia ter fácil acesso, visão e avaliação dos docentes e discentes cadastrados contemplando pontos de grande importância, por exemplo, através do Lattes torna-se possível delinear uma imagem institucional através do conhecimento acerca do volume de produções, pesquisas, projeto e orientações em andamento na mesma grupos de trabalho e pesquisa, uma vez que se torna mais simples ter informações sobre pesquisadores que trabalham em áreas afins e assim estabelecer contato traçar um perfil dos pesquisadores através de seus currículos, diagnosticando-o dentro de sua área de atuação avaliar o trabalho do sujeito cadastrado enquanto pesquisador, uma vez que todas as informações relevantes acerca de sua carreia e suas produções devem constar nesse sistema.

Além disso, alarga-se a possibilidade de concessão de participações em eventos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com