TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências sociais na sociedade

Projeto de pesquisa: Ciências sociais na sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.903 Palavras (24 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 24

Sumário

INTRODUÇÃO 4

RELATÓRIO: A ciência social na sociedade 4

REFLEXÕES DA OBRA A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE 5

CULTURA: 6

CULTURA SEGUNDO RAYMOND 6

INDIVÍDUO 6

SOCIEDADE 7

DESEMPREGO, O TERRORISTA DO SÉCULO XXI 7

RELATÓRIO PARCIAL 8

“A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO” 8

OPINIÃO DA EQUIPE EM RELAÇÃO AO FILME A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO. 10

QUAIS INTERAÇÕES SOCIAIS SÃO EXISTENTES NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL? 10

REFLEXÃO SOBRE O DOCUMENTÁRIO “QUATRO IMAGENS QUE MOSTREM DIVERGÊNCIAS SOCIAIS”. 12

RELATÓRIO PARCIAL PROBLEMATIZAÇÃO E REFLEXÃO DAS IMAGENS SELECIONADAS 13

DOCUMENTÁRIO PAJERAMA 14

REFLEXÃO 15

RELATÓRIO PARCIAL: Problematização e reflexão da exploração do meio ambiente 16

RELATÓRIO FINAL 19

REFERÊNCIAS 21

INTRODUÇÃO

Todos sabem que em sociologia, estudamos cultura, indivíduo e sociedade. E para entendermos uma cultura precisamos entender a arte, as crenças a lei, a moral, os costumes e os hábitos que o homem possui, e ao estudar o seu desenvolvimento seus problemas e os processos de transformação. A ciência social tem se tornado de suma importância para compreendermos as relações e estruturas sociais.

Nesta ATPS compreendemos a importância dos aspectos político, sociais, históricos da Ciência Social. O estudo das ciências sociais nos permite interpretar, problematizar e refletir sobre os processos de transformação das estruturas sociais.

Neste trabalho, refletiremos as situações cotidianas da exploração do meio ambiente e os fundamentos sociológicos. A noção de natureza vem sendo modificada e, de alguma maneira, precisa ao longo do tempo das ciências naturais e sociais.

RELATÓRIO: A ciência social na sociedade

As Ciências Sociais caracterizam-se pelo estudo do comportamento social do ser humano. A Ciência Social têm como objetivo ampliar o conhecimento sobre o ser humano em suas interações sociais e estudar a ação social em suas diversas dimensões. As disciplinas em que as Ciências Sociais se dividem são: sociologia, economia, antropologia, ciência, política. Essas disciplinas são complementares entre si e atuam frequentemente juntas para explicar os fenômenos da vida em sociedade. Não há uma hierarquia entre as ciências sociais, mas é preciso entender que a sociologia e a antropologia buscam compreender a sociedade como um todo.

A ciência social apresenta soluções, e contribuição para o avanço do conhecimento, e concentra-se em identificar os problemas emergentes da sociedade.

Refletir sobre a vida em sociedade teve início na Grécia Antiga, onde a maioria dos fenômenos, inclusive os sociais, era explicada através de mitos. As ciências sociais buscam compreender a forma pela qual a sociedade se organiza e assim viabiliza e condiciona a vida dos seus membros.

O objetivo do estudo das ciências sociais é o de fornecer elementos que orientem a ação individual dos membros de cada sociedade. Políticas públicas precisam de ciências sociais para construir uma sociedade verde sustentável individual dos membros de cada sociedade.

“Políticas públicas precisam de ciências sociais para construir uma sociedade verde sustentável.”

Esta foi a mensagem principal do evento paralelo da Rio+ 20

“Apoio das Ciências Sociais na Promoção da Dimensão Social do Desenvolvimento Sustentável” organizado pela Comissão Nacional da UNESCO na Noruega e o Programa de Gestão das Transformações Sociais da UNESCO (UNESCO Management of Social Transformations –MOST) no Rio de Janeiro em 20 de junho de 2012. O evento, cujo principal objetivo foi conscientizar sobre a necessidade das ciências sociais para ajudar a criar o futuro que queremos na sociedade. As ciências sociais são vitais aqui para desenvolver melhores políticas para atender as necessidades e os desafios. Este é uma questão central para a sustentabilidade para o século seguinte. (“…) As políticas públicas devem basear-se nas ciências sociais para construir sociedades verdes e conhecimento para o próximo século”, disse a diretora-geral.

REFLEXÕES DA OBRA A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE

A obra A Construção Social da Realidade, passo descrito por este trabalho acadêmico, enfatiza o conhecimento que impulsiona a conduta da vida no dia a dia, onde a realidade social da vida no seu cotidiano foi dividida entre um indivíduo e outro e, quando face a face, observa-se a reprodução dos sintomas que ocorrem no momento da interação entre os indivíduos, ou seja, quando a situação é real, não há possibilidades de esconder as interpretações, tais como, os gestos, sinais, caretas, principalmente no momento do diálogo. A linguagem entra como um sistema de sinais, e a sua total compreensão é essencial para o entendimento da realidade proposta. O hábito fornece a direção e a especialização da atividade humana, o processo de formação do hábito é anterior ao da institucionalização, quando este ocorre existe uma tipica ações habituais entre tipos de atores (uma tipificação é uma instituição). A instituição, sendo um fato social, é coerente, coletiva e exterior ao indivíduo tem, quando é desviada a ordem da instituição o afastamento da realidade.

CULTURA:

Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. A cultura é tudo aquilo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e habilidades adquiridas pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro da qual pertence.

CULTURA SEGUNDO RAYMOND

Segundo Raymond, a cultura pode ser classificada por grupo etário a um grupo social, como juvenil, operária ou de massa; sendo que a cultura é interrogada quanto a sua difusão e os efeitos que provoca.

A cultura cívica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com