TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classificação Dos Seres Vivos

Ensaios: Classificação Dos Seres Vivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  5.940 Palavras (24 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 24

Todos os seres vivos são formados por células, necessitam de alimento, precisam respirar, são capazes de se reproduzir e possuem uma composição química formada por substâncias orgânicas e inorgânicas.

As substâncias orgânicas são produzidas somente por seres vivos. São elas: proteínas, lipídeos, carboidratos, ácidos nucléicos e vitaminas.

As inorgânicas estão presentes na natureza e podem ser encontradas em elementos como o solo, rocha, etc. A água e os sais minerais (CA, I, Fé, Na, etc.) são excelentes exemplos deste tipo de substância.

A água tem destaque na constituição química de todos os seres vivos, ela representa de 75 a 85% de sua constituição. Ela é indispensável à vida e sua carência leva a dificuldade e, até mesmo, a impossibilidade do organismo realizar os transportes necessários ao seu equilíbrio e manutenção.

De acordo com seu tipo de célula, os seres vivos podem ser procariontes (com membrana celular, citoplasma e nucleóide) ou eucariontes (com membrana celular, citoplasma e núcleo). São seres procariontes: as bactérias, as algas azuis ou cianofíceas. São eucariontes: os fungos, as plantas e os animais.

Palavras-chave: substâncias, seres vivos, proteínas, carboidratos, água, sais minerais.

ABSTRACT

All living things are composed of cells, need food, need to breathe, are able to reproduce and have a chemical composition consisting of organic and inorganic substances.

Organic substances are produced only by living beings. Proteins, lipids, carbohydrates, nucleic acids and vitamins: they are.

Inorganic are present in nature and can be found in elements such as soil, rock, etc.. Water and mineral salts (CA, I, Fe, Na, etc..).

Water has featured on the chemical constitution of all living beings, it represents 75-85 % of its constitution. It is essential to life and its deficiency leads to difficulty and even the impossibility of the body achieve the balance necessary for their transport and maintenance.

According to their cell type , living beings can be prokaryotes (with cellular cytoplasm and nucleoid membrane) or eukaryotes (with cellular cytoplasm and nucleus membrane) . Prokaryotes are beings, bacteria, algae or blue cianoficeas. Are eukaryotes: fungi, plants and animals.

Keywords: substances, living organisms, proteins, carbohydrates, water, minerals

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

1.1 Classificação dos seres vivos: Como e por que classificá-los? 4

1.2 Tudo bem, mas... 5

1.3 Lineu e a taxonomia 8

1.4 Reino Monera 8

1.5 Reino Protista 10

1.6 Reino Fungi (fungo) 14

1.7 Reino Plantae (vegetal) 19

1.8 Reino Animalia (animal) 22

2 SISTEMÁTICA 25

3 CONCLUSÃO 27

REFERÊNCIAS 28

1 INTRODUÇÃO

O nosso planeta é repleto de seres vivos, seja na água, no solo ou no ar. As características de cada lugar os diferenciam. Se você mora numa grande cidade cercada de ruas, avenidas, prédios, casas, entre outras coisas, poderá notar uma diferença enorme quando for visitar uma área rural. O que você conseguirá encontrar numa fazenda que dificilmente veria na sua cidade? Talvez um extenso solo coberto por grama verde, variedades de árvores, flores e outras plantas; animais como a vaca, a galinha, o porco, o cavalo, e aves sobrevoando os céus.

Estes dois lugares são exemplos de meio ambiente. Podemos entender a palavra ambiente como o conjunto formado por todos os seres vivos que ali residem bem como elementos sem vida. Uma praia é um meio ambiente composto basicamente dos seguintes seres vivos: peixes, aves, siris, tartarugas, estrelas-marinhas e mais. Os elementos não vivos são: a areia, a água e a pedra, além do clima quente durante o dia com uma boa luminosidade do sol e com a brisa do mar. Os seres vivos de um determinado ambiente compõem o meio biótico, os componentes físicos e químicos compõem o meio abiótico.

Para entender os elementos que compõem o meio ambiente, existe a ciência conhecida como ecologia, que estuda a relação entre os seres vivos e a interação deles com outros elementos indispensáveis para a sua sobrevivência.

1.1 Classificação dos seres vivos: Como e por que classificá-los?

Sabia que você nunca está sozinho no mundo? À sua volta, existe sempre uma imensa quantidade de seres vivos. Uma gota d'água pode conter milhares de minúsculas plantas e animais. Existem seres vivos habitando o solo, o ar, a água congelada, as águas profundas. A vida é encontrada em quase toda parte da Terra. As formas de vida são muito variadas: águas vivas, mofo do pão, pólen das plantas superiores, pássaros, vermes, plantas, cogumelos etc.

Mas, o que caracteriza um ser vivo?

Até o século 18, os seres existentes no universo costumavam ser divididos em três grupos: animais, vegetais e minerais. Com o avanço do conhecimento descobriu-se que animais e plantas tinham muito em comum, sendo bem diferente dos minerais. Assim, os cientistas dividiram os componentes da natureza em dois grandes grupos: seres vivos e matéria bruta.

Para distinguir os seres vivos dos seres não vivos (matéria bruta, como uma pedra) costumamos usar a seguinte definição: os seres vivos são aqueles que são constituídos por células, nascem, movimentam-se, têm reações aos estímulos físicos e químicos, crescem, desenvolvem-se, reproduzem-se e morrem.

1.2 Tudo bem, mas...

Então, é bastante simples caracterizar um ser vivo. Porém, se questionarmos alguns aspectos dessa definição dos seres vivos veremos que não é bem assim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com