TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Diminuir O índice De Absentismo (falta E Afastamento) Na Minha Empresa?

Artigo: Como Diminuir O índice De Absentismo (falta E Afastamento) Na Minha Empresa?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 3

Como diminuir o índice de absentismo (falta e afastamento) na minha empresa?

O absenteísmo é a frequência ou duração de tempo de trabalho perdido quando os empregados não vão ao trabalho. O absenteísmo constitui a soma dos períodos em que os funcionários se encontram ausentes do trabalho, seja ela por falta ou algum motivo de atraso..

Quando o trabalhador se ausenta por alguns dias do local de trabalho por motivo de doença, o impacto financeiro disso sobre a empresa nem sempre recai apenas sobre as atividades desempenhadas pelo trabalhador ausente. Ele repercute muitas vezes por toda a organização, sobretudo se o empregado pertencer a um grupo cuja produção tem implicações praticamente imediatas sobre o cronograma. Até recentemente, porém, as empresas tinham muita dificuldade em mensurar o impacto do absenteísmo por meio de dados concretos.

.Algumas ações efetivas que podem contribuir para reduzir os índices de absenteísmo e mantê-los sob controle:

• A adoção do Equipamento de Proteção Individual (EPI), que vem sendo usado por funcionários que atuam nos departamentos onde o risco não pode ser totalmente eliminado ou controlado de forma coletiva. A forma de utilização e a importância do EPI devem ser divulgadas durante os treinamentos, no momento da integração de novos colaboradores e reforçados durante os encontros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e em campanhas de segurança, como a SIPAT, por exemplo.

• .Adoção de um programa de melhoria da Qualidade de Vida. Um programa com o objetivo de estimular a melhoria da qualidade de vida em casa e no trabalho contribui significativamente para reduzir outros fatores causadores de absenteísmo, tais como, a insatisfação no trabalho, alcoolismo, problemas domésticos, e doenças. Para auxiliar no combate a problemas como estes, sugerem - se a implementação do Programa 5S , que em conjunto com outras ações que geram benefícios corporativos, deverá ser dirigido a todos os colaboradores, possibilitando a sua extensão para os seus familiares, com ações que incluem a conscientização sobre os seus 5 Sensos. Além destas ações, existem outras como as campanhas de prevenção contra doenças como hipertensão, enfermidades relacionadas ao aparelho respiratório, verminoses, câncer de próstata, AIDS, colesterol e diabetes. Além disso, é recomendável que todos os colaboradores da organização também possam participam de aulas de ginástica laboral que poderão ser coordenadas por pessoas devidamente preparadas.

• A ergonomia também contribui para a redução do absenteísmo através da adequação de esteiras, bancadas e cadeiras ergonômicas na área de produção, montagens e manuseio de produtos e equipamentos. Na administração, por exemplo, é recomendável o uso de apoio de punho para utilização de micros, evitando a DORT – Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. As cadeiras também deverão ser ajustáveis com descansador de pés. Nas áreas de carregamento manual de peso, deverá existir a orientação quanto à postura correta da coluna.

• Faça Gestão à Vista informando o índice corporativo, os resultados do Programa 5S, e os números de falta por setor.

• Premie a Assiduidade. Outra ação de incentivo que combate o absenteísmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com