TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Foi A Evolução Do Conhecimento Humano Ao Longo Do Tempo?

Por:   •  22/6/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 5

1ª Questão: Como foi a evolução do conhecimento humano ao longo do tempo?

Uma das principais ferramentas que utilizamos para a obtenção de meios para sua sobrevivência e interação com o seus semelhantes, é o nosso conhecimento. Ao longo da história, a humanidade foi evoluindo e desenvolvendo suas habilidades técnicas que foi sendo criada por meio da necessidade e por meio da dúvida, esses dois motivos principais fizeram o ser humano buscar soluções para seus problemas diários.

Começando com a utilização do pouco conhecimento de que possuía no início da pré-história, uma das conquistas que este animal racional obteve foi o domínio da técnica de instrumentos para a caça, logo descobriu meios para dominar o fogo, a criação da fala e o agrupamento desse em comunidades tribais e por fim a criação de grupos que formaram as primeiras civilizações que fez o homem evoluir mais rapidamente com suas técnicas e com o conhecimento acumulado por suas tentativas diárias. Com o surgimento dessas civilizações obtiveram o conhecimento técnico, através de duas principais premissas: o desenvolvimento de novas técnicas para a sobrevivência e para a conquista de povos, com o constante aperfeiçoamento de armas para a guerra.

A ciência aparece não como a conhecemos, mas como algo intimamente ligada às necessidades de cada civilização, com o fim da antiguidade. O humano volta-se para a ligação com o divino na era medieval, mas a busca para a canalização da vida faz com que os nobres busque motivos para a vida espiritual na conquista de Jerusalém, fazendo renascer uma nova concepção econômica para a Europa através desses e através dos que ficavam à margem da sociedade feudal surgindo aí a burguesia, o aparecimento do conhecimento econômico e do acúmulo de riquezas.

Com o fim da idade medieval, surge um movimento que permeia e influencia no conhecimento técnico científico que é o surgimento do renascimento em diversas áreas do saber humano, construindo uma nova concepção para a vida humana e para o conhecimento educacional.

A idade moderna trás consigo um avanço tecnológico nunca visto antes com o surgimento da revolução industrial do aumento da produtividade de bens materiais e de consumidores e com o aumento de uma nova perspectiva de mundo

Por fim chegamos a um mundo que encontra-se em um alto nível técnico porém com a perda de sua moralidade em vários setores da vida humana a velha tradicionalidade foi vencida após a segunda guerra mundial onde as tecnologias e o aumento do capitalismo sem escrúpulo dominou as relações sociais, levando os jovens e crianças a receber um conhecimento pronto e acabado sem motivos suficientes para um avanço de novos conhecimentos.

2ª Questão: Quais são os tipos de conhecimento que formam o conhecimento geral, e como são classificados?

Os conhecimentos podem ser pensados a partir de quatro dimensões principais: científico, filosófico, religioso e empírico.

O conhecimento científico é aquele que é passível de teste, racionalmente válido e justificável e que pode ser replicado através de estudos, observações e experimentações. Para ser científico, o conhecimento deve ser validado e demonstrado através de investigações e experimentações. A formação do conhecimento científico passa, de forma obrigatória, pela compreensão de que a ciência atende a um procedimento metódico cujo objetivo é conhecer, interpretar e intervir na realidade.

O conhecimento filosófico nasce a partir de reflexões que as pessoas fazem sobre questões subjetivas. Este surgiu da capacidade das pessoas de pensarem sobre questões imateriais, subjetivas e conceituais. Então, é um conhecimento racional. Caracteriza-se o conhecimento filosófico pelo esforço de questionar os problemas da vida humana, a partir da razão humana. Esse é o grande mérito da filosofia: desenvolver a capacidade de reflexão e o desenvolvimento do raciocínio nos seres humanos. Não são teorias que podem ser testadas. Por esse motivo, não é um conhecimento verificável.

O conhecimento religioso compartilha como os outros tipos de conhecimentos o objetivo de explicar o universo em sua formação e em sua totalidade. No entanto, a particularidade do conhecimento religioso é se embasar na fé e na crença nos textos sagrados e nas revelações divinas. Ou seja: fundamenta-se na fé. Em outras palavras, acredita-se que a religião é a verdade absoluta, que explica todos os mistérios que rondam a mente humana. Em geral, os dogmas religiosos estão nos textos sagrados, como a Bíblia, o Alcorão, etc. Parte-se, portanto, da compreensão e da aceitação de que existe um Deus – ou deuses – que constitui a razão de ser de todas as coisas. A verdade que Deus revela não é algo discutível, nem questionável às pessoas que acreditam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com