TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como é Feito O Perfume

Monografias: Como é Feito O Perfume. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  1.441 Palavras (6 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 6

O PERFUME

Talvez você, como eu, um dia se perguntou como é feito um perfume. Como são arranjados os elementos que , combinados, tornam o conteúdo destes frascos maravilhosos tão sedutores, e tão particulares? Por que mesmas matérias primas conseguem criar fragrâncias tão diferentes entre si? Por que alguns perfumes são mais suaves que outros? Existem livros sobre o assunto, e também sites que podem esclarecer um pouco mais, entretanto, aqui você encontrará algumas respostas.

CRIAÇÃO

A extração dos aromas das flores, frutas, plantas, madeiras e outras matérias primas, é a primeira etapa na longa trajetória de um perfume, desde os elementos de sua essência, até a prateleira da perfumaria. As matérias primas mais exóticas e as mais populares vêm de diversos lugares, e não é preciso dizer, quanto mais rara, maior é seu preço. Por exemplo, o oud, um tipo de madeira mofada dificílima de extrair das florestas do oriente, produz um óleo que é quase duas vezes o preço do grama de ouro!

Campo de lavanda em Quinta do Rosarinho, Portugal

CAMPO DE LAVANDA EM QUINTA DO ROSARINHO, PORTUGAL

Existe uma série de maneiras de extração das essências: destilação, enfleurage, maceração, filtragem, etc. Atualmente, devido à grande demanda de perfumes no mundo, a produção de muitas matérias primas naturais tornou-se insuficiente, aumentando o preço mesmo das matérias primas mais populares (sabia que para obter um quilo de essência de rosas, utilizam-se cerca de duas toneladas das pétalas da flor?) e muitas são compostos sintéticos, criados em laboratório, mas que apresentam os mesmos resultados das essências naturais.

Mas não basta termos as essências, é preciso um profisssional que saiba mesclar estes elementos com maestria: o Nariz ou Nez. Para ser um Nez, é preciso uma memória olfativa qualificada e sensibilidade para aromas. Seu trabalho é como o de um alquimista, ou cozinheiro, juntando essências para produzir o mais perfeito perfume possível. Assim, chega-se a uma fragrância.

Entenda Mais

um perfumista, ou Nez, em seu estúdio de criação

UM PERFUMISTA, OU NEZ, EM SEU ESTÚDIO DE CRIAÇÃO.

A elaboração da fórmula de um perfume pode levar de 6 meses até 2 anos. Portanto, a criação de um perfume inicia com a busca das matérias primas utilizadas, que são harmonizadas por um especialista, o Nez; e ainda, do talento dos designer do frasco e dos criadores do nome do perfume, que devem, ambos, refletir a essência do aroma daquela fragrância.

MATÉRIAS PRIMAS

O Nez deve , numa fragrância, administrar os aromas de cerca de 300 substâncias diferentes, que é a média das essências e aromaquímicos (aromachemicals) de um perfume, hoje em dia. Para isso, tem à sua disposição, para escolha do aroma, aproximadamente 300 essências naturais e quase 2000 sintéticas, sendo que cada uma dessas essências tem seu próprio teor de evaporação e reação.

Um perfume, do gênero mais comercial, como o que comumente encontramos nas perfumarias, é composto por:

ÁGUA: ESTA DEVE SER SUBMETIDAS A DEIONIZAÇÃO, PARA ASSEGURAR A AUSÊNCIA DE PARTÍCULAS OU ÍONS QUE PODEM VIR A INTERFERIR NO AROMA.

ÁLCOOL: DEVE SER ÁLCOOL ETÍLICO, DE MÁXIMA PUREZA E TRANSPARÊNCIA TOTAL E SUBMETIDO A FILTROS QUE ASSEGURAM A AUSÊNCIA DE QUALQUER PARTÍCULA. CONSTITUI O SUPORTE DO PERFUME, DEVIDO A SUA NEUTRALIDADE, É O VEÍCULO CONDUTOR DA FRAGRÂNCIA.

ABSOLUTO (OU ESSÊNCIA): É A CONCENTRAÇÃO MAIS PURA DA MATÉRIA PRIMA, OU SEJA, DA FLOR, DA MADEIRA, DE FRUTAS, ETC. DENTRO DA ESSÊNCIA, HÁ UMA GRANDE VARIEDADE DE MATÉRIAS PRIMAS NATURAIS QUE PODEM SER USADAS, TAIS COMO:

Flores: rosa, jasmim, gardênia, gerânio, violeta, lírio, ylang ylang, etc.

Ervas aromáticas: tomilho, alecrim, menta, basílico, coriandro, etc.

Frutas cítricas: cascas de limão, laranja, bergamota, tangerina, etc.

Madeiras: cascas de árvores, raízes ou ramos, cedro, sândalo, canela, bétula, etc.

Folhas: patchouli, vetiver, etc.

Resinas: gálbano, benjoin, opoponax, mirra, incenso.

Além dessas principais, existem muitas outras. Temos também, como já foi dito, as matérias primas sintéticas, que são criadas em laboratório.

Obviamente, hoje em dia o uso de matéria prima natural em perfumaria não artesanal é muito reduzida, devido a alta volatilidade da qualidade destes elementos e de uma série de regulações. Você sabia que Thierry Mugler Angel, o famoso perfume, tem somente um óleo essencial natural em sua composição, o patchouli?

ESTRUTURA

A ideia é que um perfume evole os aromas em sequência, e não de uma vez só. Ou seja, durante o processo de evaporação, seja na pele ou no próprio frasco, a fragrância deve passar por uma série de mudanças sutis e, de preferência, harmoniosas. É este processo que a perfumaria trata com a denominação de “notas olfativas”.

São três:

NOTAS DE CABEÇA

É volátil, dura alguns minutos apenas, é a primeira impressão da fragrância, sua alma. Normalmente, aromas mais frescos, como os citricos, que por natureza são mais voláteis, desprendem-se primeiro, no conjunto de um aroma.

NOTAS DE CORAÇÃO

É liberado em seguida e denota sua personalidade, é onde se encontram as principais essências, é o corpo da fragrância. Este é o cheiro que as pessoas vão sentir mais, quando se aproximam de quem usa o perfume, por isso, para muitos, é considerado o mais importante.

NOTAS DE FUNDO

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com