TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Escolar: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

De acordo com a leitura feita das páginas 69 á 86 do PLT, pude compreender com mais exatidão o comportamento dos indivíduos perante a sociedade. Existem quatro tópicos que são relevantes na influência do comportamento humano, são eles, personalidade, percepção e concepção humana, motivação nas organizações e stress e auto controle. Esses tópicos estão relacionados uns aos outros, e cada um deles é essencial para nosso entendimento tratando-se de comportamento.

O comportamento é definido como um conjunto de reações dos indivíduos seja na vida pessoal ou na profissional. Existe um, longo debate sobre os fatores determinantes da personalidade com diversas origens, uma delas é a hereditariedade. Um exemplo citado no capítulo é a separação do casal de gêmeos logo após o nascimento, que anos depois ao se reencontrarem, apresentam as mesmas características pessoais, gostos e preferência idênticos, possuem também características pessoais que só podem ser definidas e atribuídas á uma herança genética.

Um outro fator determinante da personalidade é o ambiente em que o indivíduo se desenvolve, estão ligados á ele as influência familiares, culturais e educacionais, acompanhado de outros que o acompanham do seu nascimento até seu crescimento.

A formação da personalidade segue a seguinte sequência:

Aspectos Hereditários – Personalidade – Aspectos Ambientais

Existem vários tipos de teoria para a origem da personalidade, são elas:

Teoria dos traços: Essa teoria pode ser definida como padrões habituais de comportamento, pensamento e emoção, segundo essa teoria as características são relativamente estáveis ao longo do tempo, pois diferenciam-se entre os indivíduos, por exemplo, algumas pessoas são extrovertidas, outras tímidas, ambas influenciam no comportamento.

Recentemente foi concluído por um grupo de pesquisadores, que era possível reduzir os traços em apenas cinco fatores, que passaram a ser chamados de Big Five (Cinco Grandes). São eles :extroversão, agradabilidade, consciência, estabilidade emocional e abertura para a experiência. Abaixo especificações de cada traço:

Extroversão: A pessoa é assertiva, sociável.

Agradabilidade :Uma pessoa prestativa e agradável.

Consciência: A pessoa é batalhadora, organizada e transmite confiança.

Estabilidade Emocional: A pessoa é calma, tranquila e autoconfiante.

Abertura á experiência: A pessoa é criativa, curiosa e culta.

• Teoria Psicodinâmica: Essa teoria é inteiramente baseada no trabalho do psicanalista Sigmund Freud. A mesma trata especificamente do inconsciente humano. Essa teoria vê o comportamento como produto de forças psicológicas que interagem dentro do indivíduo, frequentemente fora do seu estado de consciência.

• Teoria Humanística :Teoria onde se acredita que o individuo deve ser capaz de construir seu próprio conhecimento, até mesmo de se auto – avaliar.

• Abordagem integrativa: Ela relata que a personalidade é resultado de emoções, atitudes, expectativas e fantasias.

O psiquiatra suíço Carl Jung tem como conceito que as pessoas são iguais e diferentes ao mesmo tempo, afirma também que a população em geral é formada por dois tipo básicos, os introvertidos e extrovertidos, e também identificou dois tipos de percepção (sentindo e intuindo ) e dois tipos de julgamento ( pensando e sentindo )

A percepção é como recebemos e absorvemos as informações e julgamento como tomamos decisões.

As pessoas são diferentes umas das outras, não há a certa ou a errada, a questão de preferência deve ser aceita e compreendida.

Há quatro preferências na teoria dos tipos e duas escolhas para cada uma das preferências. A combinação dessas preferências forma o tipo psicológico do indivíduo. São elas:

Extroversão – um indivíduo aberto, falador, tem uma boa comunicação, muitas vezes age e fala antes, pessoas focadas no trabalho que priorizam suas ideias.

Introversão – um indivíduo introvertido, é reservado, tímido que não tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com