TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  3.747 Palavras (15 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 15

Sumário

INTRODUÇÃO 2

1. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANACIONAL 3

1.1 Comparação de Comportamento Organizacional 3

1.2 Tabela de Comparação entre Sistema Fechado e Aberto 3

2. CONCEITO DE INOVAÇÃO 4

3. TRABALHO EM EQUIPE: VANTAGEM COMPETITIVA .......5

4. CONCEITO DE PERCEPÇÃO 7

4.1 Comunicação 8

4. 2 Percepção à arte de Administrar 9

4.3 Comunicação à arte de Administrar 10

CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

ANEXO-I............................................................................................................13

INTRODUÇÃO

O comportamento organizacional é um estudo muito importante para as instituições, pois busca a melhorias na gestão, e a evolução dos conhecimentos das pessoas, gerando contudo a produtividade , reduzindo o absenteísmo e a rotatividade de das organizações .

Diante, de tal definição devem ser considerado o sistema, atuante nos dias atuais o aberto , que visam o inter-relacionamento dos ambientes internos e externo, bastante requerida na atuações profissionais. O outro método que era usado nas organizações , o fechado sua principal característica é a não sofrerem influencias .

A inovação são ferramentas necessárias para que as empresas possam sobreviver ás tendências oriundas do mercado globalizado. Como inovar a cada dia, seus processos e os procedimentos não é tarefas simples, mas tal concepção ajudam os empresários e os possíveis investidores ver onde podem evoluir aplicando novidades continuas. Isso mostra porque o sistema mais utilizado atualmente.

Isso está incluso essa mudança na gestão de pessoas . Portanto o papel do líder dever ser primeiramente motivador, ter carisma, ser compreensivo, comprometido preocupado com os participantes de sua equipe espirando motivação confiança de que o trabalho do grupo terá um bom resultado.

O administrador do mundo moderno além de ter a necessidade de estarem atentas às mudanças no ambiente externo (políticas publicas, responsabilidade social, bolsas de valores, índices financeiros, leis trabalhistas, crises financeiras e etc.), não pode esquecer a gestão interna, onde as transformações são constantes.

Concluir que o estudo do comportamento organizacional é de suma importância para uma gestão bem sucedida, sendo observadas as características e ações sofrida dentro de seu ambiente. O fator mão de obra no mundo atual é a diferença nas administrações empresariais.

Estudar o comportamento e uma ferramenta chave para os gestores e os empresários monte suas estratégias e possam chegar de maneira mais fácil o resultado planejados em todas as áreas administrativas e operacionais de uma organização.

1. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO DE ORGANIZACIONAL

É o estudo metódico na área da administração, voltado para o comportamento dos seres Humanos nos Ambientes Organizacionais, seu foco são as ações do indivíduo ou grupo. O seu intuito é a busca de melhorias na gestão, e a evolução dos conhecimentos das pessoas, gerando contudo a produtividade , reduzindo o absenteísmo e a rotatividade .

1.1 Comparação de Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional, é o estudo dos comportamentos do ser humano, tendo como foco principal acompanhar a influência dos indivíduos e grupos dentro das organizações referentes seus comportamentos com objetivos de utilizar os conhecimentos adquiridos em prol das melhorias das eficácias nas organizações.

É o campo em estudo do comportamento das atitudes e do desempenho dos indivíduos no ambiente das organizações, e o efeito causado sobre os indivíduos em relação seus sentimentos e ações dentro do ambiente de trabalho; tanto quanto sua eficiência, eficácia e efetividade.

1.2 Tabela de Comparação entre Sistema Fechado e Aberto

Autor Sistema Aberto Sistema Fechado

Chiavenato, Idalberto ¹ As organizações são sistemas abertos, pois não podem ser adequadamente compreendidas de forma isolada, mas sim pelo inter - relacionamento entre diversas variáveis internas e externas, que fetam ambiente. São sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circundam, pois são herméticos a qualquer influencia ambiental

Caravantes , Geraldo ² As organizações estão em constante interação dual com o ambiente , dual no sentido de que o influencia e é portanto influenciado.Tem capacidade de crescimento , mudança adaptação ao seu meio . Sistema fechado não sofre influência do ambiente externo e interno, é sistema rígido e não tem capacidade para sobreviver as mudanças dos mercados.

fonte:¹ Chiavenato, Idalberto – Administração Geral e Pública: Rio de Janeiro ,Elsivear -2006

² Caravantes , Geraldo -- Teoria Geral da Administração :Porto Alegre , Age – 1998

2. CONCEITO DE INOVAÇÃO

Inovar é ter uma ideia que muitos não tiveram, e os que tiveram não conseguiram mudar ou melhorar, um dos principais fatores das organizações atuais são , desenvolvimento de produtos e serviços , os tangíveis e os não tangível para acompanhar os modernos meios de transformações. Portanto as evoluções nos seus processos de fábrica e de prestações de serviços.

O conceito de inovação tem um grande propósito é de inova-se para ser um grande diferencial no mercado, gerando assim riqueza contínua, a inovação tem de ser encarada com a mesma importância que a qualidade de cada produto. Independente da fase em que se encontra a sua organização, seja o seu objetivo crescer, perpetuar-se, ou mesmo, em tempos de altíssima competição, isto não significa, é claro, que a tradição venha ser abandonada. O bom convívio entre o novo e o tradicional é o que leva as companhias ao sucesso.

Base no conhecimento é uma barreira difícil de ser ultrapassada, mas imprescindível para as empresas que desejam alcançar competitividade e desenvolvimento sustentado. Analisamos que está mais do que provado que os investimentos assertivos em inovação refletem na produtividade da equipe, na maneira como os colaboradores pensam e, consequentemente, na criação de mais oportunidades de negócios.

De acordo com (Ryan à Agencia FAPESP ) O cenário encorajador no quais as empresas invistam cada vez mais em pesquisas e desenvolvimento , precisam mudar os aspectos , contudo abrir uma empresa no Brasil não é fácil , há vários entraves como capital e risco e o sistema de patente , dentre outros fatores.

Levando em consideração a inovação são ferramentas necessárias para que as empresas possam sobreviver ás tendências oriundas do mercado globalizado. Como inovar a cada dia, seus processos e os procedimentos não é tarefas simples, mas tal concepção ajudam os empresários e os possíveis investidores ver onde podem evoluir aplicando novidades continuas .

3. TRABALHO EM EQUIPE: VANTAGEM COMPETITIVA

Fazendo a relação entre a figura abaixo ,com o texto: Uma Vantagem Competitiva. Há um contraste muito grande, onde podemos perceber que o dois lider de equipe, ao construir uma linha de trem não chegam ao denominador comum. Deixando os seus trabalhadores sem ação para a realização da construção, devido o desentendimento, ou a falta de organização e planejamento entre eles.

Figura: 01

O texto retrata de uma realidade completamente diferente da imagem, onde comenta que trabalhar em equipe requer escuta, organização, planejamentos discussão das ideias sobre determinado trabalho, necessitando de liderança para que possam direcionar orientar, mostrar caminhos que gere resultados positivos.

Uma equipe mal organizada sem direcionamento, motivação e incentivo não produz com êxito o trabalho que lhe é exposto. Portanto o papel do líder dever ser primeiramente motivador, ter carisma, ser compreensivo, comprometido preocupado com os participantes de sua equipe espirando motivação confiança de que o trabalho do grupo terá um bom resultado.

Cabe ao líder observar as características e habilidades de cada membro que compõem sua equipe incentivando o potencial de cada um, resgatando o respeito e promovendo a união para um trabalho de Cooper atividade. Dessa maneira não permitirá que o individualismo possa atrapalhar o trabalho do grupo.

A união faz a força, um grupo unido realiza resultados satisfatórios. Tendo como meta ser campeão, vencedor, almejando vitórias, buscando renovações, criatividades, formações e meios que possam fazer o grupo crescer e qualificar se no trabalho.

Portanto não podemos ser indecisos em nossas atividades, ao competirmos com outros grupos temos que traçar estratégia, meta, objetivos para alcançar o ideal que é a nossa vitória. Nossa determinação e a união do grupo quebram qual quer dificuldade que possam impedir a realização de um trabalho. Sermos persistente nos levará a vitoria é não a derrota.

Um dos grandes fatores que enfraquecer um grupo ou uma liderança é quando a equipe não fica atenta nas mudanças ocorrida na empresa ou no ambiente de trabalho. Faz-se necessário está atualizado nos setores e no próprio local que atua. Para que não ocorra nenhum em previsto.

4. CONCEITOS DE PERCEPÇÃO

É em psicologia, neurociência e ciências cognitivas, a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos. A percepção pode ser estudada do ponto de vista estritamente biológico ou fisiológico, envolvendo estímulos elétricos evocados pelos estímulos nos órgãos dos sentidos. Do ponto de vista psicológico ou cognitivo, a percepção envolve também os processos mentais, a memória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos.

Na psicologia, o estudo da percepção é de extrema importância porque o comportamento das pessoas é baseado na interpretação que fazem da realidade e não na realidade em si. Por este motivo, a percepção do mundo é diferente para cada um de nós, cada pessoa percebe um objeto ou uma situação de acordo com os aspectos que têm especial importância para si própria.

Muitos psicólogos cognitivos e filósofos de diversas escolas sustentam a tese de que, ao transitar pelo mundo, as pessoas criam um modelo mental de como o mundo funciona (paradigma). Ou seja, elas sentem o mundo real, mas o mapa sensorial que isso provoca na mente é provisório, da mesma forma que uma hipótese científica é provisória até ser comprovada ou refutada ou novas informações serem acrescentadas ao modelo (v. Método científico).

À medida que adquirimos novas informações, nossa percepção se altera. Diversos experimentos com percepção visual demonstram que é possível notar a mudança na percepção ao adquirir novas informações. As ilusões de óptica e alguns jogos, como o dos sete erros se baseiam nesse fato. Algumas imagens ambíguas são exemplares ao permitir ver objetos diferentes de acordo com a interpretação que se faz. Em uma "imagem mutável", não é o estímulo visual que muda, mas apenas a interpretação que se faz desse estímulo.

As percepções são normais se realmente correspondem àquilo que o observando vê, ouve e sente. Contudo, podem ser deficientes, se houver ilusões dos sentidos ou mesmo alucinações. Esta ambiguidade da percepção é explorada em tecnologias humanas como a camuflagem, mas também no mimetismo apresentado em diversas espécies animais e vegetais, como algumas borboletas que apresentam desenhos que se assemelham a olhos de pássaros, que assustam os predadores potenciais. Algumas flores também possuem seus órgãos sexuais em formatos atraentes para os insetos polinizadores.

Teorias cognitivas da percepção assumem que há uma pobreza de estímulos. Isto significa (em referência à percepção) que as sensações, sozinhas, não são capazes de prover uma descrição única do mundo. As sensações necessitam de enriquecimento, que é papel do modelo mental. Um tipo diferente de teoria é a ecologia perceptual, abordagem de James J. Gibson. Gibson rejeita a tese da pobreza de estímulos ao mesmo tempo em que rejeita que a percepção seja o resultado das sensações. Ao invés disso, ele investigou quais informações são efetivamente apresentadas aos sistemas perceptivos. Ele e outros psicólogos que trabalham com esse paradigma explicam como o mundo pode ser explicado como um organismo móvel através de leis de projeção da informação sobre o mundo em matrizes de energia. A especificação é um mapeamento de alguns aspectos do mundo em uma matriz de percepção; dado um mapa deste tipo, nenhum enriquecimento é necessário e a percepção é direta.

4.1 Comunicação

É um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana. Entre as subdisciplinas da comunicação, incluem-se a teoria da informação, comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, marketing, publicidade, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e Jornalismo.

Também se entende a comunicação como o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos. Deste ponto de vista, a comunicação inclui temas técnicos (por exemplo, a telecomunicação), biológicos (por exemplo, fisiologia, função e evolução) e sociais (por exemplo, jornalismo, relações públicas, publicidade, audiovisual e meio de comunicação de massa).

A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Está envolvida neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando à rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.

O estudo da Comunicação é amplo e sua aplicação é ainda maior. Para a Semiótica, o ato de comunicar é a materialização do pensamento/sentimento em signos conhecidos pelas partes envolvidas. O termo comunicação também é usado no sentido de transportes (por exemplo, a comunicação entre duas cidades através de trens).

4. 2 Percepção à arte de Administrar

A qualidade das nossas relações com as pessoas depende em grande medida da nossa capacidade de perceber adequadamente o comportamento e a experiência do outro. Quando vemos, tocamos, ouvimos, nós o fazemos pela emoção e pela inteligência, que resultam em ideias, o que nos possibilita compreender e distinguir os estímulos. Contudo, a capacidade do ser humano de apreender o mundo exterior é limitada, em decorrência da dinamicidade do mundo, da complexidade do nosso sistema perceptivo e das limitações dos nossos sentidos.

Na Administração que possui essa habilidade da percepção está sempre a frente dos demais e conseguirá avançar em seus objetivos, todo administrar, todo líder, todo professor, todo chefe, todo pai de família deve buscar essa qualidade em sua vida, pois conseguirá administrar melhor o que gira em torno dele.

4.3 Comunicação à arte de Administrar

Hoje, a Comunicação Empresarial já desempenha papel fundamental, definindo-se como estratégica para as organizações, superada a fase anterior, em que suas ações, produtos e profissionais eram vistos como acessórios descartáveis ao primeiro sinal de crise.

É muito importante entender que a comunicação é uma valiosa ferramenta na construção de relacionamentos sólidos com seus clientes e colaboradores. A sua capacidade de argumentar e persuadir depende sempre de uma comunicação clara e bem organizada. Diretores, supervisores e colaboradores conscientemente envolvidos com o gerenciamento de relações podem manter um clima permanente de motivação e interação nos seus relacionamentos.

O administrador do mundo moderno além de ter a necessidade de estarem atentas às mudanças no ambiente externo (políticas publicas, responsabilidade social, bolsas de valores, índices financeiros, leis trabalhistas, crises financeiras e etc.), não pode esquecer a gestão interna, onde as transformações são constantes.

A liderança é um ponto fortíssimo a favor do gestor que por sua vez deve ser praticada diariamente, principalmente a habilidade de liderança servidora para que ela se torne um habito, basta se engajar em um processo de melhoria continua, aceitar feedback de seus subordinados e estiver disposto a assumir os riscos para eliminar a distancia entre o que você é e o que você precisa mudar para se tornar um líder realmente eficaz. Nas organizações, o gestor soluciona problemas, é responsável em captar recursos planejando sua aplicação, desenvolvendo estratégias para novas ações em um mercado altamente competitivo.

CONCLUSÃO

Pode se concluir que o estudo do comportamento organizacional é de suma importância para uma gestão bem sucedida, sendo observadas as características e ações sofrida dentro de seu ambiente. O fator mão de obra no mundo atual é a diferença nas administrações empresariais.

Visto que o sistema fechado é obsoleto para o mundo cotidiano, todavia as empresas vem evoluindo a cada dia , e mudando a forma de agir , ações de inovações quebrando certos paradigmas.

A liderança era apenas o meio de produzir e transforma produtos ou serviços , no entanto na gestão atual as habilidades e competência deste profissionais são ferramentas importantes para mundo global. O estudo organizacional mostra que executar determinada atividade quer efetividade e comprometimento dentre outros requesitos.

Os atributos destes profissionais como , percepção ,comunicação , capacidade de trabalhar em equipe. Ajudam as instituições a chegar ao resultado de forma mais rápida, e ser diferencial diante de seus concorrentes, portanto administrar as pessoas pode ser considerar uma arte.

Estudar o comportamento organizacional é de extrema importância como é uma ferramenta chave para os gestores e os empresários monte suas estratégias e possam chegar de maneira mais fácil o resultado planejados em todas as áreas administrativas e operacionais de uma organização.

REFERÊNCIAS

SAMPAIO,Karla .Comportamento Organizacional:Princípios. Versão on-line, disponível em <www.administradores.com.br> Acesso em 02 set 2013.

CARAVANTES , Geraldo -- Teoria Geral da Administração :Porto Alegre , Age – 1998 .

CARLOS,Juan. Lara Canizares. A Liderança no Ambiente de Trabalho: Por que Fracassam os Planos de Mudança.Versão on-line disponível em< www.rh.com.br>Acesso em 30 Março 2013.

CARDOSO,Onésimo. Comunicação Empresarial Versus Comunicação Organizacional:Novos Desafios Teóricos. Versão on-line, disponível em <www.scielo.br > Acesso em 15 Março 2013.

CASTRO, Fábio. Faltam Condições para Inovação Tecnológica nas Empresas Brasileiras.Versão on-line, disponível em: <www.inovacaotecnologica.com.br>, Acesso em: 15 Março 2013.

CHIAVENATO, Idalberto – Administração Geral e Pública: Rio de Janeiro Elsivear -2006.

LEAL,Cáudia .Leis da Percepção . versão on-line , disponível em: <www.notapositiva.com> Acesso em 20 Março 2013.

LUTZKY, Alan. Eficiência e Eficácia Conceitos Distintos, Porém Interligados. Versão on-line, disponível em:<www.administradores.com.br> Acesso em 17 Março de 2013.

SOUZA, Kleber. Comportamento Organizacional .Versão on-line, disponível em :<www.webartigos.com> Acesso em 28 Março 2013.

SIMANTOB, Moysés. Roberto Lippi. Guia Valor de Inovação nas Empresas

1ª Edição: São Paulo – Globo,2003.

TELLES, Luiz . Elementos da Comunicação e Suas Formas de Planejamento.Versão on-line disponível em:<sare.unianhanguera.edu.br> Acesso em 12 Março de 2013.

Anexo-I

Pesquisa: Realizada no Periodo 02.03.2013 a 30.03.13 - Local : Polo Industrial de Manaus -Am

Objetivo : Coletar dados de diferentes faixas etárias de 20 pessoas ,sobre o conceito de Inovação

Dados dos Voluntários Participante: 1°

Empresa: Universal Eletroncis Função: Assistente Financeiro

Nome: Jose Roberto Pedrosa Idade: 27 Anos

Pergunta me dê um conceito de inovação ?

Resposta: Atuar com máxima de produtividade sempre alcançando os resultados com a qualidade sempre chegando aos resultados com maior rapidez

Dados dos Voluntário Participante: 2°

Empresa: LVM da Amazonia Função: Auxiliar de produção

Nome: Jessica Oliveira da Silva Idade: 35 Anos

Pergunta me dê um conceito de inovação ?

Resposta: Alcançar resultados que não esperamos obter, quer dizer, alcancer o que não se espera ou seja inovar para melhorar.

Dados dos Voluntários Participante: 3°

Empresa: BIC da Amazonia Função: Analista de Compras

Nome: Leticia Gomes Pereira Idade: 22 Anos

Pergunta me dê um conceito de inovação ?

Resposta: Quando penso em inovação sempre vejo a melhoria em processos que foram criados ou serão criados, penso em melhoria

Dados dos Voluntários Participante: 4°

Empresa: JG Moveis Função: Supervisor Administrativo

Nome: Claudio Fernandes Tino Idade: 32 Anos

Pergunta me dê um conceito de inovação ?

Desenvolver o maximo da sua capacidade para melhorar o que já foi criado

Dados dos Voluntários Participante: 5°

Empresa: Grupo SB Função: Auxiliar de compras

Nome: Cleyton Alves Nogueira Idade: 21 Anos

Pergunta me dê um conceito de inovação ?

Resposta: Acredito que com a inovação vem a melhoria profissional procuro sempre elaborar relatorios diferentes do que customo fazer com a inovaçãovem a falta de acomodação.

Dados dos Voluntários Participante: 6°

Empresa: Norte Distribuidora Função: Assistente Financeiro

Nome: Haiane Araujo Nascimento Idade: 20 Anos

Pergunta me dê um conceito de inovação ?

Resposta: A procura por soluções para facilitar ou melhorar a qualidade de nossas atividades.

Dados dos Voluntários Participante: 7°

Empresa: Visteon Função: Assistente Engenharia

Nome: Rodrigo Teixeira Oliveira Dias Idade: 29 Anos

Pergunta me dê um conceito de inovação ?

Resposta: Melhorar,qualificar-se,construir,perseverar,ser empreendedor.

Dados dos Voluntários Participante: 8°

Empresa: Grupo Simoes Função: Assistente Financeira

Nome: Helena Araujo dos Santos Idade: 34 Anos

Pergunta me dê um conceito de inovação ?

Resposta: A busca de soluções para aumento da qualidade em nossas atividades.

Dados dos Voluntários Participante: 9°

Empresa: Dumont Função: Auxiliar de produção

Nome: Jean Augusto Pereira Idade: 38 Anos

Pergunta me dê um conceito de inovação ?

Resposta: Inovar significa expandir , transformar , melhorar

Dados dos Voluntários Participante: 10°

Empresa: Whirpool (Brastemp da Amazonia) Função: Líder de produção

Nome: Lazaro Pedrosa Leitão Idade: 33 Anos

Pergunta me dê um conceito de inovação ?

Resposta: A melhora através de novas ideias, iniciativa para procura do melhor

Dados dos Voluntários Participante: 11°

Empresa: Sumidenso Função: Auxiliar de produção

Nome: Rodrigo Alberto da Silva Idade: 23 Anos

Pergunta me dê um conceito de inovação ?

Resposta: A melhora continua dos processos já existentes

Dados dos Voluntários Participante: 12°

Empresa: Sumidenso Função: Auxiliar de produção

Nome: Indrig dos Santos Ferreis Idade: 21 Anos

Pergunta me dê um conceito de inovação ?

Resposta: Fazer coisas diferentes do normal

Dados dos Voluntários Participante: 13°

Empresa: Sumidenso Função: Assistente Administrativo

Nome: Julio Cesar Santos Idade: 27 Anos

Pergunta me dê um conceito de inovação ?

A busca pelo melhor fazendo coisas fora da rotina

Dados dos Voluntários Participante: 14°

Empresa: Sumidenso Função: Auxiliar de produção

Nome: Fernando Oliveira Lima Idade: 25 Anos

Pergunta me dê um conceito de inovação ?

Realizar tarefas que não estavam determinadas e buscar formas diferentes de realiza-las.

Dados dos Voluntários Participante: 15°

Empresa: Sumidenso Função: Líder de produção

Nome: Ocimar de Lima Idade: 29 Anos

Pergunta me dê um conceito de inovação ?

A procura da melhora continua.

Dados dos Voluntários Participante: 16°

Empresa: Samsung Eletronica Ltda Função: Analista de Materiais PL

Nome: Thiago Esteves Idade: 34 Anos

Pergunta me dê um conceito de inovação ?

Acompanhar a evoluções tecnologicas existente nas organizações

Dados dos Voluntários Participante: 17°

Empresa: Samsung Eletronica Ltda Função: Líder de Materiais

Nome: Warlley Azevedo Idade: 32 Anos

Pergunta me dê um conceito de inovação ?

Criar processos ou procedimento novos

Dados dos Voluntários Participante: 18°

Empresa: Samsung Eletronica Ltda Função: Líder de Materiais

Nome: Marcos Vinicius Idade: 48 Anos

Pergunta me dê um conceito de inovação ?

È a transformação de uma atividade ou processo em resultado

Dados dos Voluntários Participante: 19°

Empresa: Moto Honda Função: Compradora Internacional

Nome: Audemia Pereira Idade: 30 Anos

Pergunta me dê um conceito de inovação ?

São varios os esforço em prol a melhoria de serviços ou de um produto

Dados dos Voluntários Participante: 20°

Empresa: Calcomp Função: Auxiliar de produção

Nome: Alan Klinger Barroso Idade: 26 Anos

Pergunta me dê um conceito de inovação ?

Melhoria a cada dia nos processo imposto pelas empresas

...

Baixar como  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »