TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreensão da diversidade cultural

Projeto de pesquisa: Compreensão da diversidade cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.558 Palavras (11 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 JUSTIFICATIVA 5

3 OBJETIVOS 6

3.1 GERAL 6

3.2 ESPECÍFICOS 6

5 DESENVOLVIMENTO 8

6 CRONOGRAMA 9

7 CONCLUSÃO 10

8 REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Desde muito cedo é inevitável controlar comportamentos de preconceito, discriminação, rótulos, etc.. Basta ser “diferente” para ser motivos de comentários, olhares, insinuações, seja nas ruas, nas lojas, no cinema, no mercado, e principalmente na escola, como se existisse um ser “perfeito” e que qualquer irregularidade ou diferença deste seria motivo de inferioridade.

O preconceito está mais presente em nosso dia-a-dia do que imaginamos, portanto esse plano de ação visa para os alunos lá de educação infantil explorar a diversidade cultural existente em nosso meio, proporcionando a eles o conhecimento do novo, trazendo o desenvolvimento da tolerância, da compreensão, fazendo com que reforce a autoestima e a identidade deles.

2 JUSTIFICATIVA

Tem-se na escola a oportunidade de sensibilizar e orientar os alunos para uma melhor convivência entre as pessoas. Como os pequenos aprendem com o exemplo dos adultos, é preciso desde cedo abordar esse assunto. A diversidade cultural traz a abordagem de valores essenciais ao convívio das pessoas.

3 OBJETIVOS

Este estudo pretende fazer com que os alunos reconheçam a diversidade cultural que existe em todo o lugar e trabalhar regras de convivência e respeito entre todos.

3.1 GERAL

*Compreender a diversidade cultural e respeitá-la.

3.2 ESPECÍFICOS

*Desenvolver raciocínio lógico, a expressão oral e a corporal;

*Estimular a coordenação motora fina e ampla;

*Estimular a autoestima;

*Organizar ideias, pensamentos e ações;

*Integrar a família à escola;

*Evidenciar os direitos das pessoas

*participar de atividades em grupo;

*Conscientizar os alunos sobre valores éticos, como: respeito, compreensão, admiração e colaboração.

4 DESENVOLVIMENTO

1º Dia: Apresentação do Tema

Com os aluno em círculo será feita a Dinâmica das Flores. Em um varal exposto na sala haverá diversa gravuras de flores, de várias espécies, cores e tamanhos diferentes, então cada aluno deverá escolher a sua. Assim que todos escolherem será aberto uma roda de conversa.

-Por que você escolheu essa flor?

Depois que todos responderem deixasse claro para eles que todas as flores embora diferentes em tamanhos, cores, perfumes, belezas são flores assim como as pessoas. Assim observam-se os colegas ao redor são todos diferentes uns mais altos, mais magro, mais moreno, mais engraçado, com cabelos mais curtos, mais lisos, enfim e assim segue-se o debate.

2° Dia: Desenhando meu colega

Lembrando que somos todos diferentes em duplas os alunos deverão “fotografar” o seu colega. Um desenha o outro cuidando os detalhes deles, como cabelo, cor do olho e da pele, altura, cabelo liso ou crespo... Logo as “fotografias” serão expostas na sala.

3° Dia: Será apresentado aos alunos dois bonecos exatamente iguais, com roupas e acessórios, o que diferencia é a cor deles que um é branca e outro negro. Na roda de conversa os alunos irão conversando sobre os bonecos que embora tenham a cor da pele diferente são iguais e podem brincar da mesma maneira, assim vão sendo instigados a perceber que em nosso País tem pessoas de várias cores de pele, assim irão conhecer um pouco da cultura do negro aqui no Brasil, como chegaram, o que fizeram, suas lutas de uma maneira simples e clara para que possam entender, os alunos irão acompanhando com perguntas e opiniões. Para finalizar esse dia escutarão algumas músicas da cultura afro: o samba, o marakatu e a capoeira. Poderão dançar livremente.

4º Dia: Posso ajudar?

Neste dia iniciaremos com uma brincadeira dirigida. Os alunos serão colocados em duplas e um deles terá os olhos vendados e não enxergará nada, o outro colega irá conduzi-lo pela sala cuidando para que ele não bata nos móveis da sala e não o deixe cair. Ambos têm que ter confiança entre si, principalmente o que está com os olhos fechados. Essa é uma maneira lúdica de introduzir as dificuldades que as pessoas com deficiência encontram no dia-a-dia, neste caso o deficiente visual.

Na roda de conversa debaterão sobre as pessoas com deficiência que eles conhecem ou já viram e o que podemos fazer para ajudá-las e principalmente sem esquecer-se de respeitá-los em primeiro lugar.

5º Dia: Hora do Conto

Será apresentada aos alunos a história do livro: Uma Joaninha Diferente, da autora Regina Célia Melo, que conta a história de uma Joaninha que nasceu diferente dos seus familiares, nasceu sem bolinhas, mas nem por isso deixava de ser uma joaninha e com a ajuda de outros amigos conseguiu provar que realmente era uma deles e tinha todos os direitos que eles tinham.

Assim como as pessoas que às vezes nascem diferentes, mas devem ser amadas, respeitadas e ajudadas por nós.

Logo pesquisando em jornais, revistas, será feita a construção de cartazes (recote e colagem) em pequenos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com