TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compressores

Seminário: Compressores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Seminário  •  1.682 Palavras (7 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 7

A seguir, três tipos de compressores seguidos de uma breve consideração:

Compressor de parafuso

Esse tipo de compressor possui dois rotore em forma de parafusos que giram em sentido contrário, mantendo entre si uma condição de engrenamento. A conexão do compressor com o sistema se faz através das aberturas de sucção e descarga, diametralmente opostas. O ar penetra pela abertura de sucção e ocupa os intervalos entre os filetes dos rotores. A partir do momento em que há o engrenamento de um determinado filete, o ar nele contido fica gechado entre o rotor e as paredes da carcaça. A rotação faz então com que o ponto de engrenamento vá se deslocando para a frente, reduzindo o espaço disponível para o ar e provocando a sua compressão. Finalmente, é alcançada a abertura de descarga, e o ar é liberado. A relação de compressão interna do compressor de parafuso depende da geometria da máquina e da natureza do ar, podendo ser diferente da relação entre as pressões do sistema. As características de um compressor de parafuso são:

*Unidade de dimensões reduzidas

*Fluxo contínuo

*Baixa temperatura de compressão (no caso de resfriamento po óleo)

Compressor de Pistões

O compressor de pistões é um dos mais antigos modelos de compressores, mas continua a ser o mais versátil e ainda é um compressor muito eficiente. O compressor de pistões desloca um pistão no interior de um cilindro através de uma biela e uma cambota. Se apenas um lado do pistão é utilizado para a compressão, é descrito como de ação simples. Se ambos os lados do pistão, o superior e o inferior, são utilizados, é de ação dupla.

A versatilidade dos compressores de pistões virtualmente não conhece limites. Comprime tanto ar como gases, com alterações muito pequenas. O compressor de pistões é o único modelo com capacidade para comprimir ar e gases a altas pressões, tal como em aplicações de ar de respiração.

A configuração de um compressor de pistões pode ir de um único cilindro de baixa pressão/baixo volume a uma configuração de fases múltiplas com capacidade de comprimir a uma pressão muito alta. Nestes compressores, a ar é comprimido por fases, aumentando a pressão antes de passar para a fase seguinte, para comprimir o ar a uma pressão ainda mais alta.

Tipos de aplicações típicas:

Compressão de Gás (GNC, Nitrogênio, Gás Inerte, Gás de Aterro Sanitário), Alta Pressão (Ar de respiração para mergulho com garrafa, cilindros SCBA, Vigilância sísmica, Circuito de sopro de ar), engarrafamento P.E.T, Ignição de motor, Industrial.

Palhetas rotativas

Baseado em tecnologia tradicional comprovada, o compressor de palhetas é acionado diretamente a uma velocidade muito baixa (1450 rpm), proporcionando uma fiabilidade sem rival. O rotor, a única peça em movimento contínuo, possui várias ranhuras ao longo do seu comprimento, nas quais se encaixam as palhetas que deslizam numa película de óleo.

O rotor roda dentro do estator cilíndrico. Durante a rotação, a força centrífuga prolonga as palhetas a partir das ranhuras, formando células de compressão individuais. A rotação reduz o volume das células, aumentando a pressão do ar.

O calor gerado pela compressão é controlado por injeção de óleo pressurizado.

O ar comprimido a alta pressão é libertado pela porta de saída, sendo os resíduos restantes de óleo removidos pelo separador final do óleo.

Aplicações Comuns:

OEM, Impressão, Pneumática, Laboratórios, Odontologia, Instrumentos, Máquinas ferramentas, Embalamento, Robótica.

Descrição Quant Cons.Ar efetivo Pressão trab.lb/pol2

Equip

Furadeira pneumática 2 34,8 90

Lixadeira pneumática 2 22,0 100

Pistola pintura 3 20,0 60

Parafusadeira de impacto 2 32,4 125

Bicos de limpeza 5 6,0

Primeiramente devemos calcular o consumo de ar efetivo considerando a intermitência de cada equipamento.

• Furadeira = 2 x34,8 = 69,6 pcm

• Lixadeira pneumática = 2 x 22 = 44 pcm

• Pistola de pintura = 3 x 20 = 60 pcm

• Parafusadeira de impacto = 2x 32,4 = 64,8 pcm

• Bico de limpeza = 5 x 6 = 30 pcm

Total = 268,4pcm

pressão 125 psi

Porém, somente o consumo total de ar comprimido desses equipamentos não é suficiente para o dimensionamento do compressor e da rede de fornecimento, pois outras considerações adicionais devem ser levadas em conta. Para calcular e obter o consumo total de vários equipamentos e determinar o volume de fornecimento realmente necessário de um compressor, o profissional tem que considerar os seguintes fatores adicionais, como:

Perdas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com