TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Empresarial

Artigos Científicos: Comunicação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

1- INTRODUÇÃO

Atualmente com o crescimento nas organizações, houve-se a necessidade de trabalhar melhor o fator das relações humanas, nesta área o fator principal é a comunicação que é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim.

Este processo apresenta uma infinidade de maneiras de se comunicar, por exemplo, pessoas tendo uma conversa face-a-face, através de olhares, de gestos com as mãos, e mensagens enviadas utilizando a internet, ou seja, a fala, a gesticulação e a escrita, as quais permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.

Ademais, no processo de comunicação no qual esteja envolvido algum tipo de aparato técnico que intermedeia os locutores, diz-se que há uma comunicação mediada.

De maneira bem simples podemos afirmar que no processo de comunicação existe um transmissor, um receptor e a informação a ser passada. Note-se que na verdade as pessoas interagindo são transceptores, ou seja, atuam ora como transmissores, ora como receptores, pois numa conversação a troca informacional se dá nos dois sentidos.

Para que o processo vingue é necessário que quem atue como transmissor deseje passar o máximo de informação, e quem atue como receptor esteja aberto à captação daquela. Entretanto, este modelo ideal é afetado por certos fatores, sendo o que veremos a seguir.

2- REFERENCIAL TEÓRICO

A comunicação é uma ferramenta de extrema importância em todos os setores da vida do ser humano, e para melhor entendermos veremos a definição de alguns autores.

Segundo Sandra, a comunicação é mesmo uma área estratégica e só terá alcance se os profissionais responsáveis por sua gestão- possuírem a noção exata da importância que tem. Trata também da questão do relacionamento, de compreender o comportamento-expectativas, necessárias tendências no mercado, o diálogo é a forma de estabelecer qualquer relação de conceito, de fazer e conhecer. Toda a comunicação existe por trás um conceito forte e estruturado que possibilita tratar uma essência do âmago, de forma planejada justamente com as demais áreas da organização. A comunicação é o alicerce do conhecimento, da evolução do ser, é fazer arte-enquanto forma de expressão.

“Em todo o comportamento interpessoal encontramos atitudes físicas e mentais cuja finalidade é evitar a ansiedade de um “não”! ao nosso Eu, ou de obter a segurança de um “sim”! concordando como somos. Existimos, afirmando nossa identidade, nossa existência e vivemos a vigiá-la inconscientemente (ou, mesmo consciente) ansiosos, quando em grupo” (Weil, Pierre- 1986 p. 72 e 73)

“A comunicação que ocorre e os padrões de intercomunicação subseqüentes definem e determinam a estrutura e o funcionamento de qualquer organização” (Thayer, Lee Osbone- 1972 p.36)

Enfim comunicação é a principal ferramenta dentro de qualquer organização, pois uma informação bem passada, com clareza, atingirá objetivos positivos, porém uma informação mal passada ocasionará sérios problemas, do qual estamos acostumados a vivenciar em nosso cotidiano.

3- PROBLEMA.

Comunicação é uma dificuldade explicita nas organizações, pois existem muitas falhas em ouvir e entender o que está sendo passado para o outro.

4- HIPÓTESE:

-Criar um mural contendo informações claras e precisas.

-Tentar ouvir e entender seus colegas e colaboradores.

5- OBJETIVOS

5.1 OBJETIVO GERAL

-Demonstrar que este é um fator necessário em se trabalhar nas empresas pois ocupa todas as informações entre os colaboradores, gerência e diretoria.

5.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

-Definir a importância da comunicação interna na empresa, pois isto fortaleça a troca de informações, idéia e sentimentos através de palavras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com