TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos E Tendencias De Pesquisas

Trabalho Universitário: Conceitos E Tendencias De Pesquisas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.339 Palavras (6 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 6

Conceitos e Tendências em Pesquisa

Tipos de Pesquisa

Pesquisa Exploratória: pesquisa utilizada para "explorar", conhecer um pouco mais sobre um assunto. Aplicada no início dos projetos de pesquisa a fim de gerar idéias, hipóteses ou percepções. Métodos utilizados: dados secundários, discussão em grupo (focus group), entrevista em profundidade, análise de conteúdo, pesquisa etnográfica, técnicas projetivas. A pesquisa exploratória não é considerada conclusiva. A amostra, geralmente, é pequena, todavia propicia aprofundamento das questões. Paradigma fenomenológico.

Pesquisa Descritiva: Esta pesquisa visa descrever um assunto já parcialmente delineado, com problema e objetivos claramente definidos. Procurar apresentar: o que, como, quando, onde, quanto e o por que. Utiliza-se de forma ampla dados quantitativos e análise estatística, tanto da descritiva como da inferencial. Procura utilizar amostras representativas da população em estudo.

Paradigma positivista.

Pesquisa Causal/Experimental: A mais científica dos três tipos (exploratória, descritiva e causal), pois procura apresentar relação causa e efeito. Método de coleta de dados: experimentação. Nos teste de mercado é frequente o uso de pesquisa experimental. Testa-se uma hipótese e verifica-se a corroboração ou refutação. Paradigma positivista.

Abordagens

Qualitativa - procura analisar sentimentos, percepções das pessoas sobre determinado assunto. Métodos de coleta de dados: discussão em grupo (focus group), entrevista em profundidade, estudo de caso, pesquisa etnográfica, técnicas projetivas. É essencialmente exploratória, não-conclusiva.

Quantitativa - procura mensurar, utilizando-se de dados quantitativos. A análise estatística dos dados é o seu ponto de destaque. Sendo a amostra probabilística é possível realizar a inferência estatística, ou seja, descrever a população com base em uma amostra representativa. A experimentação também faz parte da abordagem quantitativa. A abordagem qualitativa tende a apresentar dados conclusivos, um dos motivos de ser a mais utilizada.

Qual das duas abordagens devo utilizar?

Preferencialmente, ambas. Pois a qualitativa propicia exploração e aprofundamento do assunto, esclarencendo pontos que uma análise quantitativa não possibilita, enquanto a quantitativa gera dados para análise estatística e, no caso da amostragem ser probabilística, é possível a inferência para a população em estudo.

Para obter informações sobre a realidade do mercado, uma das ferramentas mais efetivas é a pesquisa de mercado. Esse recurso ajuda a fundamentar com dados o chamado tino para negócios. Isso porque quanto mais informações o empreendedor tiver a respeito de clientes, concorrentes e fornecedores, mais preparado estará.

O ideal é que ela seja feita antes da abertura da empresa, para trazer subsídios para elaboração do plano de negócios. “Infelizmente, não é isso que vemos acontecer na maioria das empresas de pequeno e médio porte”, analisa William Horstmann, diretor da Quorum Brasil, empresa de pesquisa de mercado com atuação na América Latina. “As pessoas ainda abrem seus negócios com base no ‘achismo’ e podem perder muito dinheiro com isso”, explica.

Horstmann diz que são poucas as empresas de pequeno porte que procuram a consultoria para fazer análise de mercado. E, quando o fazem, acabam desistindo, assustadas com o preço. “Uma pesquisa simples custa por volta de R$ 15 mil e o pequeno empreendedor acha que é melhor gastar esse dinheiro na abertura da empresa, na compra de estoque, em qualquer coisa, menos na pesquisa porque não sabe o valor que isso tem”, afirma.

Há alternativas para quem acha inviável investir quantia semelhante para realizar pesquisa de mercado. Uma opção é procurar as empresas juniores dos cursos de administração e marketing das universidades, que oferecem serviços por preços mais em conta - até um terço do valor.

Se ainda assim não for possível bancar o gasto, a recomendação é investir tempo e fazer por conta própria. Para ajudar os empreendedores que querem realizar essa tarefa, o Sebrae-MG (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Minas Gerais) desenvolveu um manual com o passo a passo completo.

Luciana Cristine de Carvalho Lessa, consultora em gestão de marketing do Sebrae-MG diz que a pesquisa de mercado é a primeira orientação dada ao empreendedor que procura o serviço da entidade. “Mas a maioria ainda resiste a fazê-la antes de abrir a empresa. Nesse caso, acaba tendo de fazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com