TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos e contribuições e premissas Imagens

Tese: Conceitos e contribuições e premissas Imagens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Tese  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 4

Conceitos e contribuições e pressupostos Imagens /ilustrações/fotografia

Ludicidade é

O lúdico tem sua origem na palavra "ludus" que quer dizer jogo, a palavra evoluiu levando em consideração as pesquisas em psicomotricidade, de modo que deixou de ser considerado apenas o sentido de jogo. O lúdico faz parte da atividade humana e caracteriza-se por ser espontâneo, funcional e satisfatorio

Na atividade lúdica não importa somente o resultado, mas a ação, o movimento vivenciado

Vygotsky

Breve biografia

Lev Vygotsky ( 1896 – 1934) foi um psicólogo bielo – russo, pioneiro intelectual da criança, que ele afirmava ocorrer em função das interações sociais e condições de vida. Contribuições teóricas

Vygotsky afirma que brincar leva a criança a tornar mais flexível e a buscar alternativas de ação. Enquanto brinca, a criança concentra sua atenção na atividade em si e não em seus resultados e efeitos.

A perspectiva de Vygotsky em relação à valorização do fator social mostra que, no jogo de papéis, a criança cria uma situação imaginária, incorporando elementos do contexto cultural adquiridos por meio da interação e da comunicação.

Defende que as necessidades e os motivos da criança podem ser levados em conta pelos teóricos do jogo.

O jogo é o elemento que irá estimular o desenvolvimento dentro da zona de desenvolvimento proximal.

Piaget

Breve biografia

Biografia: Jean Piaget ( 1898 – 1980 ) estudou biologia na suíça, e mais tarde dedicou – se a área de psicologia, Epistemologia e Educação. Escreveu mais 50 livros que são conhecidos mundialmente. contribuições teóricas

Destaca a construção do conhecimento, principalmente nos períodos sensório motor e pré - operatório.

- O jogo é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, pois, ao, representar situações imaginárias, a criança tem a possibilidade de desenvolver o pensamento abstrato.

- Pratica pedagógica do jogo, o professor pode conhecer as expressões da personalidade do educando, porque nessa atividade lúdica, a criança se liberta de situações difíceis, as situações e os objetos representados e as ações não são o que aparentam – ser.

Função educacional da ludicidade:

Os profissionais que buscam metodologia criativa para desenvolver seu trabalho na educação infantil vêm observando que as crianças aprendem quando brinca, a ludicidade envolve as habilidades de memória, atenção e concentração. Além de prazer da criança em participar de atividades pedagógica de maneira diferente e divertida.

Kishimoto (1996) contribuições: A ludicidade?

Está intrínseca no ser humano desde a pré-história. O ato de brincar é a mais pura forma da criança se expressar, é brincando que ela expressa o que está sentindo e também interioriza o mundo ao seu redor. Porém, o ato de brincar vai muito além, é neste momento que os jogos começam a apresentar-se, e será através deles que a criança desenvolverá boa parte de suas habilidades motoras e cognitivas.

Na infância, o ser humano desenvolve várias habilidades motoras que serão aperfeiçoadas ao longo de sua vida, mas para que isso ocorra, são necessários estímulos motores adequados a faixa etária. Tais estímulos podem ser alcançados com a utilização do brinquedo, das brincadeiras e principalmente dos jogos, que concretizam seu objetivo no desenvolvimento da criança.

Além disso, o jogo é uma forma lúdica de suprir a necessidade que a criança tem de conhecer, dominar e explorar possibilidades motoras que o seu meio proporciona.

Ao brincar, a criança simula a vida real, ela respeita as regras do jogo além de exercitar o seu cognitivo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com