TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos e formas de investimento. Importância dos investimentos para organizações

Projeto de pesquisa: Conceitos e formas de investimento. Importância dos investimentos para organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.618 Palavras (7 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 7

1.1 PASSO 1 - Resumo: Conceitos e formas de investimentos. A importância do investimento para as organizações

Investimento em seu sentido econômico significa utilizar recursos disponíveis em tempo presente, para criar recursos em tempo futuro, por exemplo: abrir uma empresa, você terá o investimento inicial, haverá o tempo de recuperação do mesmo e após essa será possível recuperar o capital investido e obter lucro, ou comprar um imóvel, você terá o desembolso inicial para aquisição, haverá o tempo de recuperação e depois haverá a valorização e a recuperação do valor investido, ou seja, investimento é uma ação que indique a renuncia de recursos no presente na expectativa de recuperá-los no futuro.

Formas de Investimento:

Investimentos Públicos: São recursos disponibilizados pelo governo ou entidades publicas a fim de gerar bem-estar social, esses por sua vez não tem objetivo de gerar retornos monetários, mas retornos sociais exemplos: escolas, postos de saúde, etc.

Investimentos Privados: São recursos disponibilizados por pessoas físicas de direito privado ou pessoas jurídicas, a fim de gerar retorno financeiro aos investidores, esses são os maiores geradores de empregos e tributos em qualquer município, cidade ou pais, exemplo: Empresas, lojas, shopping Center, etc.

Investimentos Mistos: São recursos disponibilizados tanto pelo governo quanto por empresas ou pessoas físicas, esse tem por objetivo tanto gerar bem-estar para a sociedade, quanto gerar retorno aos investidores, um belo exemplo a Petrobras.

Em uma organização, os investimentos tem papel fundamental para à sua sobrevivência à longo prazo, pois esta condicionada ao volume de investimentos realizados por ela, dois aspectos chamam à atenção:

Expansão das organizações: Toda organização principalmente as privadas, tem o objetivo de crescer e expandir seu mercado, pois assim poderá gerar retorno à seu investidor.

Reposição do Capital: É o fluxo de investimento mínimo para repor o desgaste e a obsolescência de suas maquinas, pois caso essa não seja feita a empresa utilizará maquinas e equipamentos desgastados o que impactara na qualidade de seus produtos e serviços, assim seu preço final será superior ao de seus concorrentes, em virtude de utilizar maquinas ultrapassadas.

A analise de cada investimento é essencial para o sucesso do mesmo, pois o administrador deve fazê-la de forma racional a fim tomar a melhor decisão na escolha de onde investir, o que influenciará diretamente a decisão a econômica, financeira e de meio empresarial.

As organizações no atual cenário econômico, estudam vários tipos de investimentos sempre visando um ganho com rentabilidade satisfatória. O profissional responsável por orientar uma organização de onde a mesma irá aplicar seu recurso disponível, necessita conhecer vários ambientes, pois o mercado não aceita falhas.

No Brasil as principais aplicações praticadas no mercado são:

• CDB

• Caderneta de poupança

• Debêntures

• Ações de empresas

• Fundos de Investimentos

• Títulos públicos

Cada modalidade apresentada acima é classificada de acordo com seu risco e natureza, estes podem ser de Renda fixa, ou seja, para estes não há perda do montante investido inicialmente, os juros nem sempre são fixos, podendo ser pré ou pós-fixados. Renda variável para estes pode haver perda do montante aplicado inicialmente, um bom exemplo seria aplicar em bolsa de valores.

1.1.2 PASSO 3 – Analise de Investimento em Administração de condomínios.

Administração de condomínios é um negócio que está relacionado à conveniência, comodidade e bem-estar. Com a crescente urbanização do Brasil, viver em condomínios horizontais e verticais passou a ser uma tendência natural para otimizar os espaços da malha urbana.

Tornou-se complexo administrar esses condomínios e a amplitude de problemas que fazem parte da sua rotina diária. A terceirização desses serviços passou a ser uma realidade para minimizar a quantidade de problemas de ordem legal, contábil e fiscal, o que exige maior profissionalização e melhoria na qualidade dos serviços prestados à comunidade. Afinal, para uma parcela importante da população, o imóvel se constitui no patrimônio de maior valor. E tudo o que o condomínio fizer terá reflexo, direta ou indiretamente, na valorização ou não deste patrimônio.

Uma empresa de administração de condomínios pode se dedicar à administração de condomínios residenciais, comerciais ou industriais.

Serviços envolvidos:

- Administração;

- Contabilidade;

- Assessoria jurídica;

- Auditoria;

- Consultoria administrativa e financeira;

- Consultoria tributária, fiscal, trabalhista e contábil;

- Gestão de conflitos;

Serviços específicos:

- Constituição do condomínio – assembleias, atas, registros, etc;

- Elaboração de previsão orçamentária;

- Cobrança de valores mensais dos condôminos – fixos e extras;

- Emissão de boletos de cobrança para pagamento na rede bancária;

- Manutenção de cadastros dos condôminos;

- Demonstrativo de receitas e despesas de cada unidade do condomínio;

- Administração de pessoal - funcionários e prestadores de serviços;

- Assessoria para manutenção, reformas e serviços em geral;

- Controle de vencimento de seguros e renovações de apólices;

- Elaboração de relatórios de inadimplentes;

- Representação do condomínio perante órgãos da administração pública e outras instituições;

- Elaboração da contabilidade do condomínio;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com