TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conclusão De Ensaio De Permeabilidade

Exames: Conclusão De Ensaio De Permeabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  1.993 Visualizações

Página 1 de 2

Os experimentos realizados despertaram a atenção para o efeito do fluxo de água no solo, confirmando a necessidade da realização do ensaio de permeabilidade para a execução de uma obra de Engenharia Civil no tocante à execução da parte Geotécnica.

Vale ressaltar que os ensaios realizados foram de suma importância para os alunos aplicarem na prática um pouco do que fora aprendido em sala de aula. Além disso, as práticas em laboratório proporcionaram aos alunos o conhecimento dos equipamentos e procedimentos utilizados para quantificar essa característica do solo, familiarizando-nos com os procedimentos descritos e regulamentados pelas normas.

O permeâmetro de carga constante é indicado para solos permeáveis ou arenosos, onde o coeficiente de permeabilidade é determinado medindo-se a quantidade de água, mantida a nível constante, que atravessa em um determinado tempo uma amostra de solo (CP) em altura conhecida.

O conhecimento do valor da permeabilidade é muito importante em algumas obras de engenharia, principalmente, na estimativa da vazão que percolará através do maciço e da fundação de barragens de terra, em obras de drenagem, rebaixamento do nível d’água, adensamento, etc.

O ensaio de permeabilidade com carga constante é muito utilizado para solos de granulação grossa (solos arenosos). A amostra foi submetida a uma carga hidráulica constante durante o ensaio. O coeficiente de permeabilidade foi determinado pela quantidade de água que percola a amostra para um dado intervalo de tempo. A quantidade de água foi medida por uma proveta graduada, determinando-se assim a vazão (Q).

Para materiais granulares de alta permeabilidade é utilizado do ensaio de permeabilidade de carga constante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com