TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conclusão Do Planejamento

Casos: Conclusão Do Planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  4.617 Palavras (19 Páginas)  •  879 Visualizações

Página 1 de 19

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem a visão que planejamento estratégico deve estar incorporado as decisões e atividades administrativas, n a fase inicial de uma empresa sendo assim parte de um processo continuo, sistemático e inerente à própria organização da empresa moderna e é um componente decisório para compreender a própria natureza da vida organizacional desta empresa.

Objetivo: tem objetivo descrever estratégia empresarial, juntando informações a serem analisados como: finanças, tecnologia, produção, recursos humanos, venda/marketing.

1.5. METODOLOGIA.

O Conteúdo do projeto consiste em material extraído de pesquisa de campo bibliográfica, cientifica ou fontes através de livros e internet.

Metodologia consiste no detalhamento dos passos a serem seguidos e a linhagem de desenvolvimento desse projeto.

metodologia é um a preocupação instrumental. Trata-se das formas de se fazer ciência. Cuida dos procedimentos, das ferramentas, dos caminhos. A Finalidade da ciência A é tratar a realidade teórica e praticamente. Para atingirmos tal finalidade, colocam-se vários caminhos. Disto trata a metodologia. (LIVRO INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DA CIÊNCIA (PEDRO DEMOS, - 2. ED. 2010.P.19)

“A Metodologia deve ajudar a explicar não apenas os produtos de investigação cientifica, mas principalmente seu próprio processo, pois suas exigências não são de submissão estrita a procedimentos rígidos, mas antes fecundidade na produção de resultados.” (BRUYNE, DE KEVIN 1991, P.29).

‘’A Metodologia deve ajudar não apenas os produtos científica, mas principalmente seu próprio processo, pois sua exigências não são d submissão estrita a procedimentos rígidos, mas antes fecundidade na produção de resultados” (BRUYNE, DE KEVIN 1991, P.29).

Conforme Pedro Demos e Bruyne de Kevin Metodologia é a ferramenta para fazer uma boa pesquisa de coleta de dados ,para fazer trabalhos escolares, projetos e monografias, consiste no estudo dos processos, sendo uma forma mais ágil de alcançar o resultado. Pode-se dizer que metodologia são os recursos usados para um determinado plano estratégico.

Segundo (REIS, 2008) o termo metodologia é composto por três palavras de origem grega: meta: que significa amplo (lato): ados , quer dizer caminho; e logo se traduz por estudos.

1.5.1. Pesquisa/Tipos

Pesquisa é o ato de busca pelo desconhecimento, investigação de algo obscuro.

“Pesquisar é descobrir algo que ainda não foi dito” (ECO, Umberto).

Para fazer um trabalho monografia, projeto, depende muito do tipo de pesquisa a ser feito que é um conjunto de ações que visam a descoberta de novos conhecimentos em uma determinada área, produto ou pessoa.

No meio acadêmico, a pesquisa é um dos pilares da atividade universitária, em que os pesquisadores têm como objetivo produzir conhecimento para uma disciplina acadêmica, contribuindo para o avanço da ciência e para o desenvolvimento social.

“A ciência se faz quando o pesquisador aborda os fenômenos aplicando recursos técnicos, seguindo um método e apoiando-se em fundamentos epistemológicos” (SEVERINO,2007)

É o processo de construção do conhecimento, podendo gerar uma nova ciência ou aprimorar uma pré-existente, sendo a aprendizagem do indivíduo que a realiza e da sociedade na qual está se desenvolve.

Segundo (LUDKE E ANDRÉ, 1986 P.11). O papel de pesquisador é o dever de servir como “veiculo inteligente e ativo entre os conhecimento acumulado na área e as novas evidências que serão estabelecidas a partir da pesquisa

1.5.1.1. Pesquisa bibliográfica

Tem como intuito de pesquisar as questões propostas a partir de leituras, análises e interpretações de fontes de informações. É necessário buscar respostas às questões propostas procurando através de fontes já publicadas e investigando métodos que possam ser aplicados. Essa investigação acontece por meio de fontes documentos, textuais, digitais e audiovisuais. Todavia a pesquisa tem o objetivo de levantar dados sobre as formas de organização grupal social de famílias em áreas geográficas e sociais da área urbana e rural.

“A Pesquisa bibliográfica é o passo inicial na construção efetiva de um protocolo de investigação, quer dizer, após a escolha de um assunto é necessário fazer uma revisão bibliográfica do tema apontado. Essa pesquisa auxilia na escolha de um método mais apropriado, assim como num conhecimento das variáveis e na autenticidade da pesquisa. (CARVALHO, SARTORATO, FERNANDA, E CARNEIRO, 2004).

Pode-se dizer que nas pesquisas bibliográficas nos é de grande eficácia porque nos permite obter conhecimento já catalogados em bibliotecas, editoras, internet, videotecas etc. dos autores que colhemos os matérias de pesquisas.

Segundo Lakatos e Marconi (1987, p.66) a pesquisa bibliográfica trata-se do levantamento, seleção e documentação de toda a bibliografia já publicada sobre o assunto que está sendo pesquisado em livros, enciclopédias , revistas, jornais, folhetos, boletins, monografias, teses, dissertação e material cartográfico.

1.5.1.2. Pesquisa de Campo

Pesquisa de campo consiste na análise e interpretação de dados teóricos em uma função prática. São desenvolvidas, principalmente, nas Ciências Sociais, como: sociologia, política, econômica e antropologia. Não se caracteriza por ser experimental, pois seus objetivos não são produzir e/ou reproduzir fenômenos estados, embora seja possível realizá-la experimentalmente. É denominada dessa forma, pois a coleta de dados é efetuada no campo, ou seja, no local estudado, onde ocorrem os fenômenos não havendo interferência do pesquisador sobra a mesma.

“Pesquisa de campo é aquela utilizada com o objetivo de seguir informações e/ou conhecimento acerca de um problema, para o qual se procura uma resposta, ou de uma hipótese, que se queira comprovar ou, ainda descobrir novos fenômenos ou as relações entre eles “(Marconi.1990.75)

O desenvolvimento de uma pesquisa de campo exige um planejamento geral específico para a coleta de dados, bem como um relatório escrito das várias etapas da pesquisa, incluindo os resultados obtidos. A pesquisa de campo propriamente dita “não deve ser confundida com a simples coleta de dados. É algo mais que isso, pois exige contar com controles adequados e com objetivos preestabelecidos que discriminam suficientemente o que ser coletado”. (Trujillo, 1982)

De Marconi e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com