TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conclusão e revisão

Projeto de pesquisa: Conclusão e revisão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

A Completação e Workover são denominações dadas às intervenções ocorridas num poço de petróleo após a sua perfuração sendo completação a primeira e workover as sequentes, englobando todas as alterações necessárias ao inicio/manutenção da produção/injeção de um poço de petróleo compreendidas entre a perfuração, e o abandono definitivo, por isso é de grande importância o conhecimento dessas intervenções. A completação marca a primeira intervenção após a perfuração e tem como finalidade deixar o poço pronto e produzindo, caso seja produtor de óleo ou gás, ou injetando fluidos, caso seja injetor de água ou vapor. Workover compreende a todas intervenções após a completação de um poço, cada intervenção com uma finalidade diferente, podendo ser Recompletação; Restauração; Limpeza; Mudança de Método de Elevação (MME); Estimulação; Avaliação e Abandono.

Palavras chave: Completação; Workover; Poço de Petróleo.

INTRODUÇÃO

Para a obtenção do petróleo algumas atividades são realizadas, tais como: perfuração, completação, instalação do sistema coletor de fluidos , construção e instalação de uma unidade de produção, monitoramento entre outros. Sabe-se que a tecnologia envolvida e métodos operacionais utilizados na indústria do petróleo acarretam em altos custos, e como estes fatores não podem ser dispensados, deve-se avaliar outros formas de se reduzir custos.

Gerenciar etapas do processo para que incertezas não possam vir a causar danos ou desperdícios é uma das saídas. A completação é uma das etapas mais importantes dentro do processo que pode vir a auxiliar em lucros futuros. A completação nada mais é que uma etapa que visa permitir que o poço tenha condições de iniciar sua produção de maneira mais eficiente possível.

Posteriormente a completação, outra etapa pode ser necessária, o workover, que é o conjunto de intervenções que podem ser exigidas tendo em vista anomalias ou baixa de produção ou injetividade do poço. Tanto a completação como o workover podem causar grande impacto nos ganhos das empresas. Daí surge-se a necessidade de aprofundamento nestas duas etapas, que apresenta o potencial de influenciar positiva ou negativamente. Deste modo, este trabalho tem por objetivo apresentar conceitos e definições a respeito de completação e workover.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com