TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conjuntos Relações E Funções Aplicadas à Administração Do Negócio

Trabalho Universitário: Conjuntos Relações E Funções Aplicadas à Administração Do Negócio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  1.024 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA INTERATIVA

ELZA MARIA DO NASCIMENTO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM

São Miguel do Oeste – SC

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...........................

2 OBJETIVO GERAL.......................................

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS.......................................

4 (DESENVOLVIMENTO)

4.1 Interpretação e Produção de Texto

4.2 Matemática Aplicada

4.3 Primeiros Socorros

4.4 Biossegurança

5 CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO

Sobre o que o trabalho vai falar.

2 OBJETIVO GERAL

Relacionar os conteúdos abordados com o dia-a-dia na gestão hospitalar.

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Pesquisar sobre interpretação e produção de texto especificando os elementos da comunicação;

• Apontar e descrever os benefícios da Matemática Aplicada para uma administração de qualidade;

• Identificar as principais situações de emergência salientando a importância dos Primeiros Socorros como meio de garantir a sobrevivência humana;

4 (DESENVOLVIMENTO)

4.1 Interpretação e Produção de Texto

Elementos de interpretação auxiliam o intérprete, pois estabelecem quais as prioridades que deve ser observadas quando for desenvolver uma atividade de interpretação. São eles: elemento gramatical, lógico, sistemático, histórico, teleológico.

O elemento gramatical determina que o interprete avalie em sua atividade o texto da lei, analisando as palavras e seus significados, para assim conseguir determinar o que se expressa.

Por meio da linguagem nos comunicamos com os próximos e através dela somos entendidos por eles. Necessitamos da linguagem, sejam uma linguagem verbal ou não verbal. Para citar um exemplo de linguagem não verbal pode-se citar a língua Brasileira de sinais – libras, além de outros tipos de linguagem, como da música, sinais de trânsitos, que não são expressos por palavras faladas-ditas.

O significado de Linguagem conforme o dicionário Priberam significa: “Expressão do pensamento pela palavra, pela escrita ou por meio de sinais. 2. O que as coisas significam.” ( http://www.priberam.pt/dlpo/linguagem) Ainda pode ser dito que são sinais convencionais que permite a comunicação.

Através da fala nos comunicamos e nos fazemos entender a partir das ferramentas e elementos de comunicação. Entre eles podemos citar

Emissor ou destinador: alguém que emite a mensagem; Receptor ou destinatário: a quem se destina a mensagem; Código: a maneira pela qual a mensagem se organiza. O código é formado por um conjunto de sinais, organizados de acordo com determinadas regras, em que cada um dos elementos tem significado em relação com os demais. Pode ser a língua, oral ou escrita, gestos, código Morse, sons etc. O código deve ser de conhecimento de ambos os envolvidos: emissor e destinatário; [...] Mensagem: é o objeto da comunicação, é constituída pelo conteúdo das informações transmitidas; Referente: o contexto, a situação aos quais a mensagem se refere. O contexto pode se constituir na situação, nas circunstâncias de espaço e tempo em que se encontra o destinador da mensagem. Pode também dizer respeito aos aspectos do mundo textual da mensagem. (AMARAL, 2005)

Esses elementos são necessários para haver a comunicação e nos ajudam a nos relacionar com outros e a nos entender, pois no mundo em que estamos inseridos é um mundo comunicativo e informativo. São atos já condicionados no ser humano.

Para simplificar cada passo descrito por Amaral podemos dizer que o Emissor é o escritor ou autor do escrito. O Receptor é quem le. Podemos dizer que quem escreve, escreve para alguém ler, por isso é necessário que se escreva legível e coerente para o texto ser compreendido.

Código depende do conhecimento que se pretende passar para o leitor, o conhecimento que se tem para construir o texto.

Quando há compreensão a mensagem foi entendida, e para que se tenha maio compreendimento é necessário uma bagagem de conhecimento sobre ele, sobre o assunto. Porém existe informações que mesmo sem conhecimento prévio ocorre compreensão, por exemplos textos informativos, explicativos.

O Referente se compreende num conjunto, vem com o texto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com