TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conservadores práticos

Tese: Conservadores práticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Tese  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Sistemas de Produção de Matérias-Primas Vegetais

Data: 24/06/2014

Pesquisar o que são ‘’Praticas Conservacionistas’’ e como são realizadas.

-Adubação Verde;

-Rotação de Cultura;

-Revolvimento Mínimo;

-Calagem;

-Adubação Morta;

-Consorciação de Culturas;

-Terraceamento;

-Plantio Direto;

Práticas Conservacionistas:

As práticas conservacionistas visam o controle das perdas de solo e de água em terras utilizadas para fins agrícolas, São definidos como procedimentos realizados com o objetivo de manter o solo produtivo ou recuperar a sua produtividade, dando-lhe melhores condições químicas, físicas e biológicas, outras visam controlar a erosão.

Adubação Verde:

Adubação Verde é uma prática agrícola que consiste na utilização de determinadas espécies de plantas em sistema de rotação, sucessão ou consórcio com a cultura de interesse econômico. Estas plantas são geralmente chamadas de adubos verdes. No entanto, os termos plantas condicionadoras e plantas recicladoras também são muito utilizados para designá-las. Isto ocorre porque, ao adicionarem matéria orgânica ao solo, os adubos verdes atuam como condicionadores. Ao mesmo tempo, por apresentarem um sistema radicular profundo e ramificado, capaz de explorar camadas sub-supeficiais do solo, promovem a reciclagem dos nutrientes.

Essas Plantas denominadas ‘’Adubos Verdes’’ tem características recicladoras, recuperadoras, protetoras, melhoradoras e condicionadoras de solo, diversas espécies são utilizadas na adubação verde preferencialmente as leguminosas, por possuírem a capacidade de fixar nitrogênio.

Rotação de Cultura:

A rotação de culturas consiste em alternar espécies vegetais, no correr do tempo, numa mesma área agrícola. As espécies escolhidas devem ter propósito comercial e de manutenção ou recuperação do meio-ambiente.

Como funciona: A rotação de culturas consiste no plantio de culturas diferentes em períodos diferentes, não sendo permitido se plantar a mesma cultura na mesma área por períodos consecutivos, devido a todas as culturas deixarem resíduos na terra, e não absorverem toda matéria orgânica presente no solo.

Revolvimento Mínimo:

Sistema de preparo intermediário Consiste no uso de implementos sobre os resíduos da cultura anterior, com o revolvimento mínimo necessário para o cultivo seguinte.

Como Funciona: Ele consiste do preparo do solo e plantio ao mesmo tempo em um menor numero de operações possíveis. Dessa maneira, há o revolvimento mínimo do solo.

Calagem:

É definido como uma correção do solo feita com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com