TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Ensaios: Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  1.838 Visualizações

Página 1 de 4

1 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

1. Fazenda Serro Azul

O proprietário da Fazenda Serro Azul ficou decepcionado com o relatório apresentado pelo contador, pois a fazenda apresentou prejuízo no período.

O auditor contratado para averiguar as demonstrações contábeis constatou que havia uma série de defeitos na contabilidade. “O principal deles”, argumentou o auditor, “é que todos os gastos do proprietário e de sua família estavam contabilizados com se fossem gastos da Fazenda Serro Azul”.

No caso em questão, qual princípio contábil não foi observado pelo contador quando da escrituração das transações da Fazenda Serro Azul? Indique qual é esse princípio e como deverá ser feita a contabilidade.

NÃO FOI OBSERVADO O PRINCÍPIO DA ENTIDADE QUE DETERMINA QUE OS BENS DA ORGANIZAÇÃO “JAMAIS” SE CONFUNDEM COM OS BENS PESSOAIS DOS SÓCIOS.

A CONTABILIDADE DEVE OBSERVAR ESTRITAMENTE O REGISTRO DAS TRANSAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO. OS GASTOS DO PROPRIETÁRIO E DA FAMÍLIA, QUANDO NÃO DIGAM RESPEITO ÀS OPERAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO DEVERÃO SER REGISTRADOS EM NOME DO SÓCIO DEVEDOR OU CREDOR.

2. O empresário mal sucedido

O Clóvis da Rocha, proprietário de pequena indústria de máquinas de sorvete - a Bom Gelado Ltda, não está satisfeito com o seu negócio. O dinheiro é cada vez mais difícil. “Já houve épocas melhores”, diz ele.

Normalmente, O Sr. Clóvis critica o governo, a conjuntura econômica, os impostos elevados, a concorrência, etc.

No momento de pagar suas contas, o sócio da Bom Gelado Ltda. deixa por último o pagamento do escritório de contabilidade. Entende ele que a Contabilidade é um “mal necessário”, e ela só é feita para atender às exigências do governo.

O Sr. Clóvis faz questão absoluta de não olhar os relatórios contábeis preparados pelo escritório de contabilidade. Realmente, não se conforma em ter que pagar um escritório todos os meses.

A que poderíamos atribuir, objetivamente, o insucesso da Bom Gelado Ltda.?

A BOM GELADO NÃO ESTÁ FAZENDO USO DO SEU PRINCIPAL INSTRUMENTO DE GESTÃO –AS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS.

3. Um homem de negócios

Felizardo Montanaro realmente é um homem de negócios bem sucedido. Possui inúmeras casas de aluguel, aplica no mercado financeiro, compra ações e tem depósito em poupança; comprou recentemente duas propriedades agrícolas, onde pretende, com financiamento rural mais barato, produzir produtos hortifrutigranjeiros; está atualmente construindo um belo

prédio em Moema, que pretende alugar para uma padaria o andar térreo e para uma casa lotérica a sobreloja; participa de alguns negócios internacionais, envolvendo dólar e ouro; é sócio de algumas empresas, além de outros negócios particulares.

Dado o seu volume de negócios, resolve contratar um contador para melhor organizar suas finanças e, por meio de uma agência de empregos, foi indicado um contador de alto nível para elaborar sua contabilidade.

Todavia, o contador, ao saber que faria contabilidade para pessoa física, reagiu violentamente e recusou o emprego, alegando: "Como?! Contabilidade se faz para pessoa jurídica, para empresa, e não para pessoa física"

Na sua opinião, a reação do contador tem fundamento? Justifique sua resposta.

A REAÇÃO DO CONTADOR NÃO TEM O MENOR FUNDAMENTO, POIS A CONTABILIDADE SE APLICA TANTO ÀS PESSOAS JURÍDICAS, QUANTO ÀS PESSOAS FÍSICAS, VARIANDO SOMENTE O GRAU DE COMPLEXIDADE, DE ACORDO COM O PATRIMÔNIO A SER CONTROLADO.

4. Com relação aos princípios fundamentais de contabilidade, determine se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmações abaixo:

a) De acordo com o princípio da competência, as receitas são consideradas realizadas nas transações com terceiros quando estes efetuarem o pagamento ou assumirem compromisso firme de efetivá-lo, quer pela investidura na propriedade de bens anteriormente pertencentes à entidade, quer pela fruição de serviços por esta prestados. V

b) Pelo princípio da competência, consideram-se incorridas as despesas quando há o surgimento de um passivo, sem o correspondente ativo. F

c) O princípio da prudência impõe a escolha da hipótese de que resulte maior patrimônio líquido, quando se apresentarem opções igualmente aceitáveis diante dos demais princípios fundamentais de contabilidade.F

d) De acordo com o princípio do registro pelo valor original, a avaliação dos componentes patrimoniais deve ser feita com base nos valores de entrada, considerando-se como tais os resultantes do consenso com os agentes externos ou da imposição destes.V

e) A continuidade não influencia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com