TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Pesquisas Acadêmicas: Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  1.881 Palavras (8 Páginas)  •  2.191 Visualizações

Página 1 de 8

1) Selecione um parágrafo do texto que sintetize o argumento de que o conhecimento é uma característica essencialmente humana.

R:“O homem, portanto, distingue-se das demais espécies existentes porque grande parte de seu comportamento não se desenvolve naturalmente em sua relação com o mundo, nem se transmite à sua descendência pelos genes. Ele é um animal que necessita de aprendizado para adquirir a maior parte de suas formas de comportamento.”

2) Faça um informe comparando os vários aspectos do processo de desenvolvimento dos seres humanos com os dos animais.

R: Humanos: O homem tem que aprender com seus semelhantes uma série de atitudes que jamais poderia desenvolver no isolamento. Ele transmite suas experiências e visões do mundo utilizando a comunicação, estabelecendo-se uma íntima identidade entre a linguagem, experiência e a realidade que é base do conhecimento humano. Comparado aos outros animais, o homem não vive apenas em uma realidade mais ampla, vive, pode- se dizer, em um nova dimensão da realidade... o homem vive em um universo simbólico. Também é capaz de abstrair situações e emoções e transformá-las em imagens.

Animais: Mesmos separados do seu grupo de origem, apresentará com o tempo, as mesmas atitudes de seus semelhantes, na medida em que essas decorrem, sobretudo, de sua bagagem genética e se desenvolve de forma espontânea.

3) Qual o principal argumento usado para justificar a importância da linguagem e da comunicação para os seres humanos?

A necessidade da transmissão de conhecimento para o desenvolvimento da espécie.

4) O texto deixa claro que sem o desenvolvimento da ciência não teria sido possível chegar à sociologia. Enuncie as características que o texto atribui à ciência.

R. • Uma atividade com objetivos próprios, eminentemente cognitivos;

• Atividade de abstração comandada pela razão;

• Uma reflexão laica e independente do espírito especulativo;

• Ruptora com o mundo mítico;

• Obtetora do saber por meio de abstração e comandada pela razão.

5) Como o texto analisa diferentes momentos da história da humanidade no que diz respeito ao desenvolvimento do conhecimento humano? Faça uma síntese localizando as principais etapas numa linha do tempo.

R. Desde os primórdios predominou o pensamento mítico e religioso que concebia o mundo com, tudo que o rodeia como obra divina submetida aos desígnios do Criador e devido a isso não se dava importância as reflexões metafísica da natureza. No tempo dos faraós, no Egito antigo desenvolveu-se a geometria como forma de “medição de terras” nas áreas alagadas ao redor do rio Nilo, esse conhecimento já mais desenvolvido foi usado nas construções arquitetônicas e tornou-se mais tarde a base do pensamento geométrico pitagórico. Todo esse conhecimento era limitado ao pragmatismo tanto pelos egipicios quanto pelos babilônicos, o pensar como um exercício voltado para si mesmo sem uma aplicabilidade imediata e independente das crenças religiosas e do pensamento mítico, tiveram suas raízes históricas na civilização grega. 2 Os gregos foram os precursores de uma forma de pensa a qual deram o nome de CIÊNCIA, uma atividade com recursos próprios, eminentes e cognitivos, foram eles que romperam o senso comum, tradicionalismo e misticismo e desenvolveram uma reflexão laica e independente do espírito especulativo. O rompimento desse sistema filosófico mítico e coletivista provocou abandono de uma mentalidade religiosa e transcendental. Que parecia ser a maneira privilegiada de encarar o mundo, em favor da busca por explicações cientificas para a vida humana. Durante a idade média com o apogeu da Igreja Romana a racionalidade passou a ser mero instrumento auxiliar da fé, o conhecimento fechou-se aos monastérios e a população laica conhecedora ficou de fora desse saber. No Renascimento, ou melhor, no inicio do século XVII, o homem redescobre em textos o prazer de explorar o mundo, daí traz à luz do conhecimento técnicas e utensílios de medição, criam universidades e demais instituições cientificas, com o surgimento da imprensa e outros meios de comunicação solidificam de vez a propagação do conhecimento a cada vez mais pessoas. Já no século XIX em meio ao movimento de idéias que surgiu, nasce a nova ciência chamada de SOCIOLOGIA, a ciência da sociedade. Daí em diante o conhecimento humano não parou mais de crescer.

6) Dissemos neste capítulo que as características de cada espécie animal são transmitidas a seus descendentes por meio da bagagem genética. Procure exemplos em notícias publicadas em jornais e revistas que comprovem ou não essa hipótese.

Físicas sim (pode haver o caso de o animal nascer com alguma mutação),mas nem todos os animais são desta forma se tratando de comportamento. Há o fator cultural envolvido em determinadas espécies de animais. Como por exemplo, um grupo de chimpanzés, que aprende a usar gravetos para pegar cupins em cupinzeiros, o de outros chimpanzés, que usam pedras para quebrar cocos e nozes, em ambos os casos os chimpanzés aprendem a usar ferramentas que não sabiam utilizar. É a característica que estes grupos distintos tem e que são aprendidos por longos anos e muita observação dos membros mais velhos do grupo. O homem ao nascer entra numa história construída por seus antepassados e recebe uma bagagem composta de valores, expectativas, comportamentos, etc. No decorrer do seu desenvolvimento aprende a se relacionar com diversos grupos. Este aprendizado se converte em marcas que se levam para todas as diversas áreas como amizades, vida profissional, sentimental, etc.

7) Além das reações instintivas típicas de sua espécie, como dormir, alimentar-se quando tem fome, reproduzir-se, que outras características o homem desenvolveu?

Aprendizado, adaptação da vida em sociedade, sexualidade e amor, espiritualidade e religião, arte e música.

8) O aprendizado é uma das formas que o homem desenvolveu para transmitir a cultura de uma geração a outra. Faça um relato baseado em sua experiência pessoal que ilustre essa afirmação.

O aprendizado acontece em nossas vidas no primeiro minuto de vida, pois os pais querem ensinar seus filhos afalar, a torcer para o mesmo time deles, a serem da mesma religião, mas aquela criança ainda não tem autonomia na sua vida, e esses laços que são ensinados desde pequeno, na maioria das vezes se refletem quando a criança atingir a idade adulta, como por exemplo um pai que leva seu filho desde pequeno para a igreja católica, ensina orações, o coloca no catecismo, etc. E depois este mesmo indivíduo fará a mesma coisa com seus filhos, e assim sucessivamente.

9) O que você entendeu pela frase: “O que caracteriza o homem é a riqueza e sutileza, a variedade e a versatilidade de sua natureza”, de Ernst Cassirer, citada no texto? Procure ilustrar suas ideias com uma pesquisa a respeito da variedade de culturas existentes.

Sim, pois um ser humano apesar de seu contexto familiar pode receber influência da sociedade, vai chegar a hora de ele optar o que vai ser melhor para ele, apesar de seus aprendizados culturais. Até porque não há cultura certa ou errada, o indivíduo que decide a que grupo irá pertencer. Como por exemplo, o comportamento espartano na Grécia antiga. Todos os homens que nasciam eram preparados para a guerra e começavam seus treinamentos desde pequenos. As crianças que nasciam deficientes eram crucificadas, pois não poderiam ser preparados para guerrear. Isso para muitos pode ser um crime bárbaro, porém para aquele povo, em sua cultura, era a coisa certa a fazer.

10) Afirmamos que, apesar de o comportamento humano tender à ritualização e àpadronização, existe sempre a possibilidade de mudança. Você concorda com essa afirmação? Argumente.

Sim. Pois a história nos mostra, que o dogmatismo sempre tem sido rompido por novas teses e teorias, como na medicina por exemplo, sempre há mudanças nas normas e procedimentos assim com nas demais ciências.

11) Faça uma pesquisa procurando identificar nos acontecimentos do século XIX aqueles que teriam levado à organização do pensamento sociológico como consequência da necessidade de se conhecer melhor as bases da vida social.

O século XVIII foi marcado por transformações, fazendo o homem analisar a sociedade, um novo "objeto" de estudo. Essa situação foi gerada pelas revoluções industrial e francesa, que mudaram completamente o curso que a sociedade estava tomando na época. A Revolução Industrial, por exemplo, representou a consolidação do capitalismo, uma nova forma de viver, a destruição de costumes e instituições, a automação, o aumento de suicídios, prostituição e violência, a formação do proletariado, etc. Essas novas existências vão, paulatinamente, modificando o pensamento moderno, que vai 3 se tornando racional e científico, substituindo as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum. Na Revolução Francesa, encontra-se filósofos a fim de transformar a sociedade, os iluministas, que também objetivavam demonstrar a irracionalidade e as injustiças de algumas instituições, pregando a liberdade e a igualdade dos indivíduos que, na verdade, descobriu-se mais tarde que esses eram falsos dogmas. Esse cenário leva à constituição de um estudo científico da sociedade. Contra a revolução, pensadores tentam reorganizar a sociedade, estabelecendo ordem, conhecendo as leis que regem os fatos sociais. Era o positivismo surgindo e, com ele, a instituição da ciência da sociedade. Tal movimento revalorizou certas instituições que a revolução francesa tentou destruir e criou uma "física social", criada por Comte, "pai da sociologia". Outro pensador positivista, Durkheim, tornou-se um grande teórico desta nova ciência, se esforçando para emancipa-la como disciplina científica. Foi dentro desse contexto que surgiu a sociologia, ciência que, mesmo antes de ser considerada como tal, estimulou a reflexão da sociedade moderna colocando como "objeto de estudo" a própria sociedade, tendo como principais articuladores Auguste Conte e Émile Durkheim.

12) Qual a importância da sociologia no mundo de hoje?

Nos dias de hoje a sociologia é importante porque através de estudos do comportamento dos seres humanos como a vida social, sentimentos, vontades e outros fatores onde homem pode evoluir, desse modo entendemos que importância da sociologia em que o homem sempre volta para a sua especialização.

Hoje vivemos na era da informação em tempo real, acompanhamos por links através de Rádios, TVs e internet os fatos no momento em que acontecem, vivemos na era em que a única coisa que é constante é a própria mudança, uma era de conflitos entre manter padrões e valores antigos em uma sociedade cada vez mais moderna, a sociologia como as demais ciências se reinventa a cada dia, sempre focada no comportamento humano. Não é a toa que o estudo da sociologia está em quase todos os cursos de nível superior, os estudiosos já perceberam que precisam entender, e até prever, o comportamento das massas consumidoras, para suprir, ou até mesmo criar tendências de mercado. Atender as necessidades das massas humanas, criar planejamentos de investimentos ou de manutenções no aspecto social, ao qual a sociologia domina esse campo de estudo. É através de pesquisas e estudos sociais que percebemos como problemas antigos perduram no romper dos séculos, como a escravidão moderna disfarçada de desigualdade social, onde os afortunados continuam a explorar os pobres e necessitados, onde políticos mantêm um povo alienado para acumular divisas no exterior. Através de técnicas e métodos de investigação da vida social que a sociologia apresenta-se como a ciência de suma importância no século XXI.

13) Discuta problemas da vida em sociedade no mundo atual que na sua opinião poderiam ser objeto de estudos sociológicos.

Um problema dos dias atuas que pode ser discutido é o problema da violência, que está cada vez mais frequente no mundo, e evoluindo cada vez mais rápido. Esse assunto pode ser estudado por vários fatores. Pelo fator principal que o ser humano possui que é o seu sentimento e o seu controle emocional a mente do ser humano e

...

Baixar como  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »