TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Aplicada

Pesquisas Acadêmicas: Contabilidade Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  4.035 Palavras (17 Páginas)  •  3.565 Visualizações

Página 1 de 17

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL

CIÊNCIAS CONTÁBEIS 6º SEMESTRE

FÁBIO CARLOS SILVA OLIVEIRA

CONTABILIDADE APLICADA

Teixeira de Freitas

2015

FÁBIO CARLOS SILVA OLIVEIRA

CONTABILIDADE APLICADA

Trabalho apresentado ao Curso Ciências contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Contabilidade de Áreas Diversas, Contabilidade do Setor Público, Contabilidade Social e Ambiental e Seminario VI.

Prof. Valdeci da Silva Araujo, Carla Patricia Rodrigues Ramos, Regiane Aline Brignoli Moraes, Debora Cristiane Barbosa Kirnev.

Teixeira de Freitas

2015

Sumário

1 INTRODUÇÃO 4

2 BALANÇO SOCIAL 5

2.1 CONTEXTO HISTORICO DA CONAB 5

2.1.1 CONTRATAÇÃO DO PESSOAL 7

2.1.2 OBJETIVOS E FINALIDADES DA CONAB 9

3 COOPERATIVA FINANCEIRA 12

3.1 VISÃO 12

3.2 MISSÃO 12

3.3 VALORES 12

4 EMPRESAS RURAIS 14

5 BALANÇO SOCIAL 2013 CONAB 15

5.1 INDICADORES INTERNOS 15

5.1.1 ALIMENTAÇÃO: 15

5.1.2 ENCARGOS SOCIAIS COMPUSÓRIOS 15

5.1.3 PREVIDÊNCIA PRIVADA 15

5.1.4 SAÚDE 16

5.1.5 SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 16

5.1.6 CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 17

5.2 INDICADORES SOCIAIS EXTERNOS 17

5.2.1 COMBATE A FOME E SEGURANÇA ALIMENTAR 17

6 CONCLUSÃO 19

7 REFERÊNCIAS 20

1 INTRODUÇÃO

A produção textual interdisciplinar individual, com o tema, contabilidade aplicada, tem como objetivo maior, entender e interpretar um Balanço Social, que seguindo a orientação do trabalho, a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), disponibilizou o seu Balanço Social do ano de 2012 e 2013, para assim, poder, fazer – se as comparações devidas e interpreta os seus indicadores sociais internos e seus indicadores socias externos.

A produção também, trará informações sobre o cooperativismo em nossa região, destacando a que mais se sobresai nos dias de hoje, levando em conta as suas vantagens para a sociedade.

2 BALANÇO SOCIAL

2.1 CONTEXTO HISTORICO DA CONAB

Empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa, criada por Decreto Presidencial e autorizada pela Lei nº 8.029, de 12 de abril de 1990, tendo iniciado suas atividades em 1º de janeiro de 1991.

A Companhia Nacional de Abastecimento possui uma estrutura convencional, contando com Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Diretoria Colegiada. Atua em todo território nacional, por meio de suas Superintendências Regionais localizadas nos estados do Amazonas, Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Vinculadas a elas, existem 96 Unidades Armazenadoras (UA).

A Conab está presente em todo o processo pelo qual passa o alimento, desde antes do cultivo até chegar à mesa do brasileiro. A atuação da Companhia antecede a própria decisão de plantar e se estende até depois da comercialização, na fase do abastecimento e da segurança alimentar. O trabalho realizado abrange levantamentos para prever safras, acompanhamento do comportamento da produção e dos preços, participação na administração do escoamento da safra agrícola nacional e formulação de estudos que balizam as políticas agrícola e de abastecimento.

Estudos e estatística sobre preços da agropecuária também são elaborados pela Conab, assim como sobre custos de produção, expectativa de plantio e de colheita de grãos, volume e localização de estoques públicos e privados de diversos produtos. A empresa estima também a safra de café e de cana-de-açúcar, informando a produção dos principais derivados deste: o açúcar e o álcool.

A Companhia contribui na definição das políticas públicas para o abastecimento alimentar no país com a responsabilidade de executá-las. Na prática, isso significa comprar produtos agrícolas, formar estoques e vendê-los na hora certa para regular o mercado.

Nas economias em que a agricultura tem um papel relevante, existe a preocupação dos governos em estabelecer políticas de sustentação de renda para o setor. O Brasil conta com mecanismos para corrigir as distorções próprias da atividade. Isso ocorre ao se reduzir eventual excesso de oferta, num período crítico para o produtor, ou devolvendo esse excedente ao mercado na entressafra, atenuando assim o impacto da elevação dos preços ao consumidor. (Esse conjunto de ações tem o nome de Política de Garantia de Preços Mínimos, a PGPM, que é uma importante ferramenta para impulsionar a agricultura brasileira, além de regularizar o abastecimento alimentar do País. Ela é coordenada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com