TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade DESENVOLVIMENTO

Tese: Contabilidade DESENVOLVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Tese  •  1.968 Palavras (8 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Estamos vivenciando uma metamorfose com a atual estrutura econômica, onde cada vez mais o amadorismo e o improviso estão desaparecendo. No mundo de negócios atual onde inovações no processo de gestão empresarial são de suma importância, informações são interligadas instantaneamente, oportunidades de negócios surgem. Assim, de modo geral, a empresa que deseja permanecer e ampliar seu mercado tem que estar preparada para estes desafios. Nesse contexto de uma economia global surge um dos fatores responsáveis para a obtenção do sucesso empresarial, o processo de planejamento financeiro, e por meio dele, as metas estabelecidas para o crescimento de uma empresa atingem resultados satisfatórios.

A presente pesquisa tem por objetivo descrever pontos relevantes em um contexto empresarial, tendo como conclusão, além do relato do resultado de conhecimento adquirido na pesquisa, uma pequena análise comparativa entre duas empresas brasileiras. Uma aberta com investimento próprio (Anexo I) aqui chamada de A e outra sem, onde o empresário recorre à terceiro (Banco) para abrir o negócio (Anexo II) chamada de B.

2 DESENVOLVIMENTO

Ter ou abrir o próprio talvez seja o objetivo profissional de muitas pessoas. Mas, abrir uma empresa não é tão simples como parece, é preciso ter um espírito empreendedor, saber passo a passo das fases que envolvem a abertura de um negócio, obter toda a documentação necessária, agir de acordo com a legislação, e principalmente, estar ciente do capital a ser investido.

Em um mundo globalizado e moderno, faz-se necessário ter uma base de conhecimentos sólidos para que a organização continue competitiva no mercado, nesse sentido uma análise organizacional é de muita importância. Conforme Chiavenato (2000), a análise organizacional é o processo pelo qual se examinam os recursos financeiros, mercadológicos, produtivos e humanos da empresa como fatores conjuntos, verificando quais são as forças e as fraquezas e como podem ser exploradas e defrontadas as oportunidades com as ameaças que o ambiente oferece. Nesse sentido, faz-se necessário que o gestor tenha em mente as funções administrativas de planejar, organizar, dirigir e controlar, compreendendo quanto uma organização como um todo pode levar a obter resultados eficazes.

A empresa obtém resultados eficazes também, quando o empresário fica por dentro do assunto economia no mundo, visto que as questões econômicas dominam o panorama do noticiário nacional e internacional. As constantes mudanças neste cenário afetam o resultado empresarial, bem como a gestão contábil das empresas.

No mercado competitivo atual, as organizações devem estar atentas para toda e qualquer ferramenta que possibilite a busca pela otimização do funcionamento do seu processo produtivo.

As organizações deverão estar atentas também, aos diversos fatores afetam o desempenho das organizações, e dentre eles podemos citar as variáveis externas.

As variáveis externas são mudanças que acontecem no ambiente externo ao da organização e que podem representar ameaças ao desenvolvimento do plano estratégico ou oportunidade de melhoramento. Essas mudanças podem ser percebidas principalmente nos campos da economia, política, social, cultural, demográficas, tecnológicas e outras. É através das variáveis externas que é possível estabelecer uma análise externa e medir o impacto de cada uma destas na vida saudável de uma empresa. O administrador ou o empresário deve saber identificar tais variáveis, de onde surgirão as oportunidades e as ameaças. Um estudo ainda mais profundo permitirá à empresa, estabelecer uma posição estratégica diante das variáveis externas analisadas, “polir suas armas” ou “fortalecer seus escudos”. Dentre algumas variáveis citemos:

• A taxa de juros - Expressa o preço do dinheiro no tempo. Ela representa a rentabilidade para os aplicadores e o custo dos empréstimos para os tomadores. Ela tem um papel estratégico nas decisões dos mais variados agentes econômicos. Quando se analisam as empresas, a taxa de juros influencia as decisões dos produtores para investimentos, ampliação de capacidade produtiva, compra de matérias-primas, compra de máquinas e equipamentos, definição do volume de estoques, entre outras. As taxas de juros são, portanto, um instrumento importante para fomentar os investimentos e ampliar o nível de atividade econômica.

• Taxa de câmbio - Quando dois países mantêm relações econômicas entre si, é preciso deixar-se a relação de troca entre suas moedas, já que nessas relações entram necessariamente em jogo duas moedas diferentes.

A taxa de câmbio é o preço de uma moeda expressa em outra. É uma variável econômica muito importante porque intermedia todas as transações entre residentes e não-residentes de um país; todas as contas do balanço de pagamentos são influenciadas pela taxa de câmbio.

• O produto interno bruto (PIB) - representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer seja, países, estados, cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.

Segundo o SEBRAE (Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa), a falta de planejamento prévio e gestão deficiente dos negócios estão entre os principais motivos de mortalidade das empresas, ou seja, a falta de controle dos negócios aliada a falta de informação resulta na falta de planejamento e gestão deficiente. Por isso, a importância do controle patrimonial, na qual consiste nas ações que assegurem, por meio de registros e relatórios, a coleta de dados relativos à identificação, existência, quantidade, localização, condições de uso e histórico dos bens patrimoniais. Segundo Padoveze (1998, p.121) “(...) devemos ter como linha norteadora a concepção da ciência contábil como controle patrimonial e que toda a informação contábil deve ser útil à administração”.

Para uma empresa manter-se no mercado, ter um certo grau de qualidade, os empresários, empreendedores devem estar atentos ao que se pede no mercado, as novidades, entre outros. O sucesso dessas empresas, depende essencialmente da qualidade de seus produtos e no atendimento dos serviços prestados ao consumidor, pois isso se constitui num grande diferencial de competitividade. Uma pesquisa feita com exclusividade pelo IBRC - Instituto Brasileiro de Relações para a revista Consumidor Moderno e publicado no número 76 da revista - Dezembro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com