TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Trabalho Escolar: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  3.215 Palavras (13 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 13

Conteúdo

1 INTRODUÇÃO 3

2 PATRIMÔNIO 5

2.1 Vicenzo Masi 5

2.2 Frederico Herrmann Júnior 6

2.3 Francisco D’ Auria 10

3 CAPITAL SOCIAL 13

4 O EMPREENDEDOR E A CONTABILIDADE 14

5 conclusão 16

6 Referências 17

1 INTRODUÇÃO

Henri Fayol foi contrapartida francesa para o Taylor norte-americano. Ele nasceu em 1841, de família abastada, e ainda jovem empregou-se na empresa mineradora S.A. Commentry-Fourchambault e em pouco tempo alcançou a posição de diretor-geral. Diferentemente de Taylor, cuja perspectiva era o chão de fábrica, Fayol encarava os problemas organizacionais a partir da ótica do nível diretivo. Seus conceitos gerenciais, testados no correr dos anos, foram estruturados em uma teoria gerencial de caráter abrangente, publicada na França em 1916, chamada Administração industrial e geral. A publicação do livro foi um marco na historia do pensamento gerencial. Fayol foi o primeiro a salientar a necessidade de que o pensamento gerencial passasse a ser objeto do sistema de ensino. Foi um precursor de parte substancial dos ensinamentos gerenciais hoje vigentes em nossas universidades. Morreu em Paris, em 1925.

Fayol teve parte substancial de sua vida profissional vinculada à empresa Commentry-Fourchambault, pois se graduou muito cedo, aos 19 anos de idade e lá começou a trabalhar quase de imediato, em 1860. Ficou no grupo diretivo até 1925, ano de sua morte. Portanto, 65 anos dedicados a uma empresa de porte.

Sua contribuição, apesar de sua graduação em engenharia, não tinha nada a ver com o lado técnico e “de engenharia” de sua formação, mas sim com os aspectos diretivos de grandes organizações.

Para ele, administrar e prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Prever é perscrutar o futuro e traçar o programa de ação; organizar e constituir o duplo organismo, material e social, da empresa comandar é dirigir o pessoal;coordenar é ligar, unir e harmonizar todos os atos e esforços;controlar é velar para que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.

Suas idéias foram consolidadas no livro Administração Industrial e Geral, publicado, em francês, em 1916. Seus conceitos sobre as funções básicas da administração perduram até os dias de hoje, com uma contribuição altamente positiva ao desempenho das organizações. Mais do que isso: demonstram longevidade a toda prova, pois seus ensinamentos continuam a fazer parte do currículo de todos os cursos de administração.

2 PATRIMÔNIO

Ao recorrer ao dicionário (FERREIRA, 1994, pag. 488) as primeiras definições para patrimônio são: “Herança paterna. Bens de família.” Mais adiante define com direito: “Complexo de bens, materiais ou não, direito, ações, posse e tudo o mais que pertença a uma pessoa ou empresa e seja suscetível de apreciação econômica” E como contabilidade: “A parte jurídica e material da azienda.”

O Conselho Federal de Contabilidade – CFC (2006, p.19) no apêndice à resolução sobre os princípios fundamentais de contabilidade refere-se a dois aspectos do patrimônio: o qualitativo e o quantitativo. No aspecto qualitativo

entende-se a natureza dos elementos que o compõem como dinheiro, valores a receber ou a pagar expressos em moeda, maquinas, estoques de materiais ou de mercadorias, etc. (Por outro lado, o aspecto quantitativo) refere-se à expressão dos componentes patrimoniais em valores, o que demanda que a contabilidade assuma posição sobre o que seja valor.

2.1 VICENZO MASI

Professor de contabilidade nascido em Rimini, Itália, em 6 de fevereiro de 1893. Foi aluno de Fabio Besta. É o principal nome da escola patrimonialista da contabilidade, que defende que o objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio. Lecionou na Faculdade de Economia e Comércio da Universidade de Bolonha e no Instituto Técnico Comercial Pier Crescenzi de Bolonha. Suas principais obras são La Ragioneria come scienza del patrimonio, Statica Patrimoniale e Dinamica Patrimoniale. Morreu em 19 de dezembro de 1977

2.2 FREDERICO HERRMANN JÚNIOR

Frederico Herrmann Júnior nasceu em São Paulo, em 3 de setembro de 1896,tendo sido registrado com o nome de Frederico Herrmann. O complemento de seu sobrenome (Júnior) apareceu muitos anos depois. Herrmann Júnior iniciou sua vida profissional na antiga Casa Bronberg, trabalhando ao lado de seu pai, João 9 Frederico Herrmann. Foi nessa empresa que passaram a chamá-lo de Herrmann Júnior, como uma forma de não confundi-lo com seu pai. No ano de 1917, Herrmann Júnior se diplomou no curso de perito-contador da renomada Escola de Comércio Álvares Penteado. No ano seguinte, 1918, iniciou suas atividades docentes, na própria Álvares Penteado, em função de um convite do Prof. Horácio Berlinck, onde atuou por quase 30 anos. Em 1919, participou da fundação do Instituto Paulista de Contabilidade, hoje Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, integrando a primeira diretoria dessa entidade, presidida pelo Prof. Francisco D'Auria. Posteriormente, viria a ser Presidente do Sindicato, por três vezes, em 1924, 1928 e 1932.

Em 1931 fundou, com os colegas Pedro Pedreschi e Iris Miguel Rotundo, a primeira finna de serviços contábeis de que se tem notícia em nosso País, sob a razão social de "Herrmann, Pedreschi & Cia.", que foi dissolvida alguns anos após, para que os três sócios formassem suas próprias firmas, a "Soteca – Sociedade Técnica de Contabilidade e Auditoria", a "Organização Nacional de Auditores" e a "Revisora Nacional - Peritos em Contabilidade", todas com grandes serviços prestados, durante mais de meio século, ao prestígio e bom conceito da profissão.

Além disso, no campo profissional, Herrmann Júnior trabalhou na organização e reorganização de Contabilidades de várias empresas, como por exemplo: Mappin Stores, Companhia Brasileira de Material Ferroviário, Indústrias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com