TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ......................................................................................................3

2 CONTEXTO EMPRESARIAL.................................................................................4

2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS...........................................................................4

2.1.1 Planejamento.....................................................................................................4

2.1.2 Organização......................................................................................................5

2.1.3 Direção..............................................................................................................6

2.1.4 Controle.............................................................................................................6

2.2 PATRIMÔNIO.......................................................................................................8

2.3 ORIGENS DE RECURSOS..................................................................................9

2.3.1 Capital Social.....................................................................................................9

2.3.2 Capital de terceiros............................................................................................9

2.4 ANÁLISE DE MERCADO......................................................................................8

2.5 OFERTA, DEMANDA E EQUILIBRIO DE MERCADO.........................................8

2.6 ESTRUTURA DE MERCADO...............................................................................8

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

No contexto empresarial atual, a Administração, a Economia, e a Contabilidade estão intimamente interligadas. Veremos no texto a seguir como este contexto é constituído, conheceremos conceitos e teóricos de cada título, e teremos exemplos de como usar a favor da empresa as diversas ferramentas e informações vindas de ambas as áreas.

2 CONTEXTO EMPRESARIAL

2.1 – FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

As funções administrativas são as atividades básicas que devem ser desempenhadas por administradores para alcançar os resultados determinados e/ou esperados pelas organizações. Estas funções constituem o processo administrativo e são:

2.1.1 Planejamento

É tanto uma necessidade organizacional como uma responsabilidade administrativa. Através do planejamento a organização escolhe metas baseadas em estimativas e previsões futuras, dando forma e direção aos esforços de administradores e trabalhadores dos demais níveis organizacionais. Os objetivos do planejamento podem ser englobados em dois: determinar objetivos adequados e preparar para mudanças adaptadas e inovativas.

Planejamento é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado.

O planejamento deve ser dividido nos seguintes níveis: estratégico, tático ou operacional.

O planejamento estratégico refere-se ao planejamento sistêmico das metas de longo prazo e dos meios disponíveis para alcançá-las , ou seja, aos elementos estruturais mais importantes da empresa e à sua área de atuação, e considera não só os aspectos internos da empresa, mas também, e principalmente, o ambiente externo no qual a empresa está inserida. O planejamento estratégico deve definir os rumos do negócio e, portanto, responder à pergunta: qual é o nosso negócio e como deveria sê-lo? Seu propósito geral é influenciar os ambientes interno e externo, a fim de assegurar o desenvolvimento ótimo de longo prazo da empresa de acordo com um cenário aprovado.

O planejamento tático ou operacional deriva sempre do planejamento estratégico, é uma função gerencial, de acordo com a concepção de Fayol, que especifica que recursos devem estar disponíveis para cada produto e fornece os cronogramas, e as principais decisões a seu respeito são inerentes à atividade de administrar de cada um dos chefes de unidades organizacionais. O termo original empregado por Fayol foi prévoyance, que significa literalmente a capacidade de prever o que deve ocorrer. Fayol incluía nessa função gerencial não só a capacidade de prever, como a de agir no sentido de influenciar estas previsões.

Há cinco atividades fundamentais básicas ao processo de planejamento:

a) Avaliação das condições

b) Fator tempo

c) Os problemas de previsão

d) A coleta e a analise dos dados

e) A coordenação dos planos.

2.1.2 Organização

É o processo de designação de tarefas, de agrupamento de tarefas em departamentos e de alocação de recursos para os departamentos.

De acordo com Fayol, organizar é dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura ou seja, organização é a função administrativa que:

• Distribui as tarefas e os recursos pelos membros da empresa;

• Determina quem tem autoridade sobre quem; e

• Estabelece quando e onde se devem tomar decisões.

Em outras palavras, a organização agrupa e estrutura os recursos organizacionais, sejam eles pessoas, sejam tecnologia ou informação. É ela também que estabelece os mecanismos de comunicação e coordenação entre os membro da empresa, para permitir que os objetivos sejam alcançados de modo eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com