TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Artigo: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  2.432 Palavras (10 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

O contexto empresarial é formado por diversos aspectos. A organização de uma empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos. A estrutura organizacional deve ser delineada de acordo com os objetivos e as estratégias estabelecidas, ou seja, a estrutura organizacional é uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa. As rotinas e os procedimentos administrativos representam os métodos, as funções administrativas exercidas pelos executivos das empresas são apresentadas de forma interligada: planejamento, organização, direção e controle. Nessa produção textual vamos conhecer um pouco mais sobre as Funções Administrativas, o que é o Patrimônio de uma empresa, as origens, um pouco sobre análise de mercado, demanda, oferta e equilíbrio de mercado e ainda a estrutura de mercado e a importância da contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social.

2 DESENVOLVIMENTO

As funções administrativas são os cinco elementos básicos do processo administrativo, são eles: planejamento, organização, direção, coordenação e controle.

Fayol foi o primeiro que conceituou sobre as funções administrativas. Para ele, a função administrativa não se concentra exclusivamente no topo da empresa, nem é privilégio dos diretores, mas é distribuída proporcionalmente entre todos os níveis hierárquicos. À medida que se desce na escala hierárquica, mais aumenta a proporção das outras funções da empresa e, à medida que se sobe na escala hierárquica mais aumenta a extensão e o volume das funções administrativas. Isto é a capacidade principal de um operário é a capacidade técnica. À medida que se eleva na escala hierárquica, a importância relativa da capacidade administrativa aumenta, enquanto a capacidade técnica diminui. Quanto mais elevado o nível hierárquico, maior a necessidade de dominar a capacidade administrativa.

Foi a partir de 1776 após a invenção da Máquina a vapor por James Watt e com sua aplicação a produção que surgiu uma nova concepção de trabalho, o qual veio modificar completamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas e rápidas mudanças de ordem econômica, política e social.

Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados às entidades econômico-administrativas. Em contabilidade o Patrimônio se apresenta de três formas: Ativo, Passivo Exigível e Patrimônio líquido. O ativo representa todos os bens e direitos de uma entidade, o passivo exigível representa todas as obrigações financeiras que uma entidade tem para terceiros e tudo aquilo que a empresa deve, as dívidas que ela contraiu. O Patrimônio Líquido é o registro do valor aplicado pelos detentores do patrimônio na entidade. É representado pela diferença entre o valor do Ativo e do Passivo Exigível de uma entidade em um determinado momento.

Através da obra de Vicenzo Masi, foi criada a escola Patrimonialista, que tinha como objetivo destacar o patrimônio da entidade como aspecto mais importante ao seu desenvolvimento. Hendriksen, da escola Norte -americana trata a contabilidade como um processo de informação, objetivando padronizar e qualificar a contabilidade surge em 1887 a escola Norte - americana.

Capital é o conjunto de recursos aplicados numa empresa visando a produção de outros bens. Os bens e direitos, são os capitais aplicados e estão no ativo. As obrigações e o patrimônio líquido do passivo representam os capitais obtidos. A palavra Capital é utilizada também, na contabilidade, para representar a importância entregue pelos sócios à sociedade para a aplicação efetiva nas suas atividades.

Capital Social é o investimento inicial dos sócios ou acionistas de uma empresa. É a partir deste investimento que é montado o caixa da empresa e a aquisição de todos os seus ativos. O valor do capital inicial deve ser estipulado baseado num plano de negócios elaborado pelos interessados previamente. Quando definido o valor do capital social necessário para a constituição da nova empresa, os futuros sócios deverão estipular qual a parcela dele que caberá a cada um subscrever. Subscrever o capital nada mais é do que estipular no contrato social qual a porcentagem do capital social que caberá a cada um dos sócios.

Após a subscrição do capital será necessário sua integralização. Integralização é o ingresso físico, real, da parcela do capital de cada um dos sócios. A integralização do capital social pode se dar em moeda e em bens tais como: equipamentos, veículos e imóveis.

Capital de Terceiros representa os recursos originários de terceiros utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao passivo exigível.

O objetivo da análise de mercado é descobrir a maneira correta para que o seu projeto se concretize. E para que a análise de mercado seja feita de forma correta é necessário analisar os consumidores, a concorrência e os fornecedores. A análise de mercado consiste em encontrar clientes potenciais que tenham a vontade de utilizar os produtos e serviços que a sua empresa pretende oferecer e satisfazê-lo na etapa final da ação. Realizar pesquisas de mercado é dos meios mais comuns de se realizar a análise de mercado. Isso é um tipo de investimento que a empresa faz para que tenha um bom desempenho em todo o processo do projeto. Deve estar claro que nem sempre a análise de mercado traz retorno em curto prazo. É preciso um tratamento especial para cada detalhe, desde as etapas do planejamento, procedimentos técnicos até a interpretação dos dados da sua pesquisa.

A análise de mercado precisa estar presente desde o início do planejamento do seu produto ou serviço, isso diminui o numero de riscos. Ela faz com que o empreendedor conheça o seu próprio produto, serviço ou marca. Além do contado direto que a análise de mercado proporciona, colabora para a propaganda do “boca a boca”, ou seja os clientes que gostam da sua empresa repassam a opinião positiva e reforçam a marca.

Há diversos tipos da análise de mercado que ajudam a conhecer o perfil do cliente, as necessidades e assim, encontrar a direção que seu projeto deve seguir. O cliente hoje é mutável e é necessária uma análise de mercado constante do seu perfil, os gostos, atitudes, desejos, preferências.

A demanda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com