TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Casos: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.632 Palavras (7 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

O mundo tem presenciado uma enorme mudança no cenário econômico nos últimos anos. As pequenas e médias empresas laçam no mercado de trabalho inovações de serviços, produtos diferenciados e tecnologia de ponta. Com o crescimento dessas empresas, também aumenta as dificuldades, sendo assim o presente trabalho trás uma abordagem de mecanismos que auxiliam nas soluções de problemas e ajudam a compreender esse novo cenário empresarial atual, proporcionando assim uma proposta de administração a fim que essas empresas possam se manter diante as dificuldades encontradas utilizando recursos viáveis a sua realidade.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

A administração se deu através de diversas abordagens, tendo como pioneiro o americano Frederick Winslow Taylor que desenvolveu uma teoria cientifica sobre a administração, sua teoria é descrita em seus livros de Administração de Oficinas publicado em 1903, e princípios da administração cientifica publicado em 1911, que se fundamenta em princípios como: Empregados devem ser treinados com base em métodos científicos, desenvolvido a partir da análise de cada tarefa e da melhor forma de realizá-la, e também da padronização das máquinas e ferramentas, da divisão do trabalho e especialização dos operários para execução de uma única tarefa, aplicada à linha de produção e no desenho de cargos e tarefas, possibilitando a contratação de empregados com qualificação adequada para a função da remuneração por produção com planos de incentivo salarial e prêmios de produção, necessidade de cooperação entre a administração e os operários. Hoje essas teorias são bem aceitas, e quase não houveram alterações a partir da administração precisamos também aprender a definição de patrimônio que é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculadas à entidade (empresas, organizações, poder publico), e constitui um meio (recursos) necessário para a realização dos objetivos das entidades. A administração da empresa pratica atos de natureza econômica e financeira, e produz mutações aumentativas e diminutivas na riqueza empresarial.

Para funcionar, as empresas precisam de dinheiro. O simples fato de uma empresa precisar de um imóvel para se instalar máquinas e equipamentos para produzir, pessoas para trabalhar, matérias-primas para processar, revela, na verdade, a necessidade de recursos financeiros que permitam alugar ou comprar o imóvel, adquirir as máquinas e equipamentos, pagar os salários do pessoal, comprar as matérias-primas, recolher os impostos, etc. Nenhuma empresa pode ser aberta sem um mínimo de capital inicial nem pode funcionar sem algum capital de giro. As fontes de recursos podem ser próprias ou provenientes de recursos de terceiros. O financiamento é uma operação por meio da qual a empresa obtém recursos financeiros de terceiros para o capital de giro, bem como para investimentos. Os recursos próprios (capital próprio) são representados pelo patrimônio líquido ou seja patrimônio líquido é igual a recursos próprios já o passivo exigível são os recursos de terceiros.

Para que uma funcione bem é preciso descobrir a maneira correta para que o seu projeto se concretize, e para que isso aconteça é preciso que a análise de mercado seja feita de forma correta é necessário analisar os consumidores, a concorrência e os fornecedores. Não se pode confundir análise de mercado com a análise de concorrência. A análise de mercado é algo distinto porque consiste em encontrar clientes potenciais que tenham a vontade de utilizar os produtos e serviços que a sua empresa pretende oferecer e satisfazê-lo na etapa final da ação.

Realizar pesquisas de mercado é uma dos meios mais comuns de se realizar a análise de mercado. Isso é um tipo de investimento que a empresa faz para que tenha bom desempenho em todo o processo do projeto. Deve estar claro que nem sempre a análise de mercado traz retorno em curto prazo. É preciso um tratamento especial para cada detalhe, desde as etapas do planejamento, procedimentos técnicos até a interpretação dos dados da sua pesquisa.

A análise de mercado precisa estar presente desde o início do planejamento do seu produto ou serviço, isso diminui o número de riscos. Ela faz com que o empreendedor conheça o seu próprio produto, serviço ou marca. Além do contato direto que a análise de mercado proporciona, colabora para a propaganda do ‘boca a boca’, ou seja, os clientes que gostam da sua empresa repassam a opinião positiva e reforçam a marca. O cliente hoje é mutável e é necessária uma análise de mercado constante do seu perfil, os gostos, atitudes, desejos, preferências. O consumidor está mais seletivo, racional. É preciso utilizar recursos para trazer benefícios e deixar a marca, produto ou serviço um passo a frente da concorrência.

A demanda hoje está muito grande e com isso a oferta também, e para que isso tome um certo equilíbrio é preciso estudar o comportamento usando a microeconomia que estuda o comportamento das famílias e das empresas e os mercados nos quais operam, a oferta e demanda, a formação dos preços no mercado de bens e serviços e fatores de produção. Dentro desta Teoria, temos ainda uma condição que analisa um mercado isoladamente, supondo que os demais mercados sejam constantes, não sendo afetado pelos demais. Para o raciocínio econômico, essa condição serve também para verificar o efeito de variáveis isoladas, independente dos efeitos de outras variáveis como, por exemplo, a procura, a renda do consumidor, gastos e preferências do consumidor, etc. Quanto a Demanda de Mercado, a mesma é definida pela quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, num dado período. É considerada como um fluxo, pois deve ser determinada em um certo período de tempo, a teoria da demanda tem alguns fundamentos sendo eles, a teoria do valor da utilidade que nada mais é o valor de um bem que se forma de acordo com a satisfação que o bem representa para a comunidade. A Teoria do Valor do Trabalho que considera que o valor de um bem se forma do lado da oferta, mediante os custos do trabalho incorporado ao bem, do tempo produtivo que é incorporado ao bem depende dos cursos, e com Utilidade Total que tende a aumentar quanto maior for a quantidade consumida do bem ou serviço. Com quantidade demandada considera variáveis diferentes em relação ao conceito de demanda, abrangendo o preço do próprio bem (efeito substituição e efeito renda) ou a relação de preços de outros bens e serviços (bem substitutos ou concorrentes, bens complementares). Já a Curva de Indiferença (CI) é um instrumental gráfico que serve para ilustrar as preferências do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com