TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Exames: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  2.255 Palavras (10 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

As pessoas tomam decisões a todo o momento, que por sua vez podem ter diferentes graus de importância, porém as decisões no contexto empresarial possuem um impacto imediato nas ações da organização, mas, uma vez que uma decisão errada pode trazer conseqüências gravíssimas para as organizações e não ser possível reverter determinadas situações. Entretanto é onde entram o papel da contabilidade, para dirimir, mensurar, as atividades da empresa. Sendo assim, a tomada de decisão pode fazer toda a diferença para a obtenção de bons resultados para a organização. Partindo-se dessa problemática pretende-se observar se um decisor que tem acesso a esse tipo de informação de forma adequada terá condições de desenvolver o processo decisório de maneira mais efetiva, bem como verificar se o resultado será diretamente proporcional ao cumprimento da missão, visão, objetivos e metas organizacionais.

De uma forma bem sintetizada, pode-se afirmar que o patrimônio das entidades é o objeto da contabilidade e o controle do mesmo é o fornecimento de informações sobre estes aos usuários é o seu objetivo.

1 DESENVOLVIMENTO

1.1 Funções Administrativas

1.1.1 Planejamento

Segundo Idalberto Chiavenato p.168, PLANEJAMENTO, é usado para definir missão, formular objetivos, definir os planos. Podemos dizer que consiste na tomada antecipada de decisões sobre o que fazer, antes da ação ser necessária. Sobre o aspecto formal, planejar consiste simular o futuro desejado e estabelecer previamente os cursos de ação necessários e os meios adequados para atingir os objetivos. Para alcançá-los: Programar as atividades.

1.1.2 Organização

É usado para, dividir o trabalho, designar as atividades, agrupar as atividades em órgãos e cargos, alocar recursos, definir autoridade e responsabilidade. Podemos dizer que consiste em:

1. Determinar as atividades específicas necessárias ao alcance dos objetivos planejados (especialização).

2. Agrupar as atividades em uma estrutura lógica (departamentalização)

3. Designar as atividades às específicas posições e pessoas (cargos e tarefas).

1.1.3 Direção

É usada para, designar as pessoas, coordenar os esforços, comunicar, motivar, liderar. Podemos dizer que consiste em: interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como executá-los em direção aos objetivos a atingir. Os diretores dirigem os gerentes, os gerentes dirigem os supervisores e os supervisores dirigem os funcionários ou operários. A direção pode se dar em:

1. Direção no nível global. É a direção que abrange a organização como uma totalidade. É a direção propriamente dita. Cabe ao presidente da empresa e a cada diretor em sua respectiva área. Corresponde ao nível estratégico da organização.

2. Direção no nível departamental. É a direção que abrange cada departamento ou unidade da organização. É a chamada gerência. Envolve o pessoal do meio do campo, isto é, do meio do organograma. Corresponde ao nível tático da organização.

3. Direção no nível operacional. É a direção que abrange cada grupo de pessoas ou de tarefas.

1.1.4 Controle

É usado para, definir padrões, monitorar o desempenho, avaliar o desempenho, ação corretiva. Podemos dizer que: ele faz parte do processo administrativo, como planejamento, organização e direção .É um processo cíclico composto de quatro fases, a saber:

1. Estabelecimento de padrões ou critérios. Os padrões representam o desempenho desejado. Os critérios representam as normas que guiam as decisões. São balizamentos que proporcionam meios para se estabelecer o que se deverá fazer e qual o desempenho ou resultado a ser aceito como normal ou desejável. Constituem os objetivos que o controle deverá assegurar ou manter. Os padrões podem ser expressos em tempo, dinheiro, qualidade, unidades físicas, custos ou por meio de índices. A Administração Científica preocupou-se em desenvolver técnicas capazes de proporcionar bons padrões, como o tempo-padrão no estudo dos tempos e movimentos. O custo-padrão, os padrões de qualidade, os padrões de volume de produção são exemplos de padrões ou critérios.

2. Observação do desempenho. Para controlar um desempenho deve-se pelo menos conhecer algo a respeito dele. O processo de controle atua no sentido de ajustar as operações a determinados padrões previamente estabelecidos e funciona de acordo com a informação que recebe. A observação ou verificação do desempenho ou do resultado busca obter informação precisa a respeito daquilo que está sendo controlado.

3. Comparação do desempenho com o padrão estabelecido. Toda atividade proporciona algum tipo de variação, erro ou desvio. É importante determinar os limites dentro dos quais essa variação poderá ser aceita como normal ou desejável. Nem toda variação exige correções, mas apenas aquelas que ultrapassam os limites da normalidade. O controle separa o que é excepcional para que a correção se concentre unicamente nas exceções ou desvios. Para tanto, o desempenho deve ser comparado com o padrão para verificar eventuais desvios ou variações. A comparação do desempenho com o padrão estabelecido geralmente é feita por meio de gráficos, relatórios, índices, porcentagens, medidas estatísticas etc. Esses meios de apresentação supõem técnicas à disposição do controle para que esse tenha maior informação sobre aquilo que deve ser controlado.

4. Ação corretiva. O objetivo do controle é manter as operações dentro dos padrões estabelecidos para que os objetivos sejam alcançados da melhor maneira. Assim, as variações, erros ou desvios devem ser corrigidos para que as operações sejam normalizadas. A ação corretiva visa fazer com que aquilo que é feito seja feito exatamente de acordo com o que se pretendia fazer.

Frederick Winslow Taylor, conhecido como “Pai da Administração Científica”, publicou cinco livros, dois dos quais – Princípios da administração científica e Gerencia de fábrica – tornaram-se conhecidos, granjeando-lhe espaço como um dos importantes contribuidores do pensamento-administrativo.

Assim propõem Taylor quatro princípios que caracterizam a Administração Científica:

1º Princípio: reunir a grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com