TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Trabalho Universitário: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  2.116 Palavras (9 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Conceitos de funções administrativas 4

2.2 Conceito de patrimônio 6

2.3 Fontes (origens) de recursos 7

2.4 Análise de mercado 8

2.5 Demanda, oferta e equilibrio de mercado 9

2.6 Estrutura de mercado 10

2.7 Contabilidade social 11

3 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje temos presenciado uma enorme mudanças no contexto empresarial. Cada vez mais pequenas e médias empresas surgem, trazendo para o mercado novos produtos , serviços e tecnologia. Na media em que a um crescimento dessa empresas, dificuldades também surgem, sendo assim o presente trabalho trás uma abordagem de mecanismos que auxiliam na soluções de problemas, e ajuda compreender o contexto empresarial atual proporcionando assim uma proposta administrativa e contábil afim que essas empresas possam-se manter diante das dificuldades encontradas utilizando recursos viáveis a sua realidade.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Administrar define como: prever, organizar,comandar, coordenar e controlar. Esses elementos da administração que constituem o chamado processo administrativo: São localizáveis no trabalho do administrador em qualquer nível ou área de atividades da empresa, em outro termos, tanto diretor, o gerente,o chefe, como supervisor cada qual em seu respectivo nível, desempenham atividade de previsão, organização, comando, coordenação e controle, como atividades administrativas essenciais.

No século xx, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da administração. Um era o americano, Frederick Winslow Taylor, e iniciou a chamada escola da administração cientifica, preocupada em aumentar a eficiência da industria por meio da racionalização do trabalho operário. O outro era europeu, Henri Fayol, e desenvolveu a chamada teoria clássica, preocupada em aumentar a eficiência da empresa pó meio de sua organização e da aplicação de principio gerais da administração em bases cientificas.Muito embora ambos não tenham se comunicado entre si e tenham partido de pontos de vista diferentes e mesmo opostos, o certo é que suas ideias constituem as bases de chamada abordagem clássica da administração, cujos postulados dominaram as quatro primeiras décadas do século xx no panorama administrativo das organizações.

De um lado, a escola da administração cientifica desenvolvida nos Estado Unidos, a partir dos trabalhos de Taylor. Essa escolas era formada pricipalmente por engenheiros, como Frederick Winslon Taylor (1856-1915), Henry Lawrence Gant (1861-1919), Frank Bunker Gilbreth (1868-1924), Harrington Emerson (1853-1931) e outros.

Henry Ford (1863-1947) costuma se incluído entre eles pela aplicação desses princípios em seus negócios. A preocupação básica era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento de eficiência no nível operacional, isto é, no nível dos operários. Daí a ênfase na análise e na divisão do trabalho operário, uma vez que as tarefas do cargo ocupante constituem a unidade fundamental da organização.

De outro lado, a corrente dos anatomistas e fisiologista da organização, desenvolvida na França, com trabalhos pioneiros de Fayol. Essa escola teve como expoentes, Henri Fayol (1841-1925), James D.Mooney (1884-1957) Lyndall F.Urwick (1891-1979), Luther Gulick (1992-1993) e outros.

A essa corrente chamaremos teoria clássica, a preocupação básica era aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização (departamentos) e sua inter-reações estruturais. Daí a Ênfase na anatomia (estrutura) e na fisiologia (funcionamento) da organização.

Nesse sentido, a abordagem da corrente anatômica e fisiologista é a abordagem inversa á da administração cientifica; de cima para baixo (da direção para execução) e do todo (organização) para as suas partes componentes ( departamentos). Predominava a atenção para estrutura organizacional, para os elementos da administração, os princípios gerais da administração e a departamentalização.

.

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

A contabilidade é um instrumento de grande importância, Pode–se definir a contabilidade como ciência social que estuda e pratica as funções de controle e de registro relativas aos atos e fatos da administração e da economia. Mas especificamente, trata-se do estudo e do controle do patrimônio das entidades (empresas). Isso é feito por meio dos registros contábeis dos fatos e das respectivas demonstrações dos resultados produzidos.

Vamos ver alguns autores para nos ajudar a definir a contabilidade, para D´áuria , a contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos ao atos e fatos da administração econômica.

Para Hendriksen, a contabilidade e um processo de comunicação de informação econômica para propósito de tomadas de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos.

Afirmamos que D´Áuria enfatiza a contabilidade como ciência, enquanto Hendriksen, trata como um processo de informação; enquanto o primeiro evidencia o controle do patrimonial, o segundo evidencia a informação.

De uma forma pratica podemos dizer que a contabilidade estuda registra e interpreta os fenômenos que afetam o patrimônio das entidades de forma que passa a ser um sistema de informação em si, fazendo parte de um sistema de informação gerenciais dentro da gestão empresarial.

2.3 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS

No desempenho de suas atividades, as pessoas jurídicas podem contar com recursos provenientes de deus origens ou fonte:

1- Recursos próprios;

2- Recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com